DSpace/Manakin Repository

Conhecimentos matemáticos para o ensino mobilizados por licenciandos no estudo de tópicos da história da matemática

Mostrar registro simples

dc.creator MOTA, Hednan Guimarães
dc.date.issued 2023-04-12
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3753
dc.description.abstract The contributions in the studies of the History of Mathematics (HM) for the formation of teachers has been the subject of various academic works in our country in the last years. In this context, considering that we can identify in the mathematics Degree courses in Brazil, different approaches on HM, such as History of Mathematics, History of Mathematics in Teaching and History of Mathematics Education (HME), on this investigation we focus, specially, in investigating the contributions on the study of theme "History of Mathematics in Teaching" for the training of teachers. For such, we start from the model "Mathematical Knowledge for Teaching" (MKT). In this sense, the present investigation was guided by the following question: Which Mathematical Knowledges for Teaching are mobilized by undergraduates when studying aspects of the History of Mathematics in teaching in a subject of the Mathematics Degree course? Therefore, we collected data throughout the development of a Teaching Practice subject at a federal university in the state of Minas Gerais, whose syllabus provided for the approach of the theme "History of Mathematics in teaching". The classes of this subject were recorded and transcribed, in which we tried to search and identify, in the words of the participants, knowledge referent in the Mathematical Knowledges for Teaching that were mobilized by the undergraduates. Throughout the investigation, an adaptation of the MKT model was realized, in which we divided the knowledges of mathematics teachers in three domains: Subject Matter Knowledge, Pedagogical Content Knowledge and Curriculum Knowledge. The results indicated that when studying the theme “HM in Teaching” and when developing activities on the theme, the undergraduates mobilized the knowledge in all three domains, especially in the Pedagogical Content Knowledge. The undergraduates mainly manifested this domain, due to the discipline giving more focus to the pedagogical issues of teaching. Curriculum Knowledge was also well mobilized, with the students referring to official documents such as the BNCC. However, the Subject Matter Knowledge was the least mobilized since mathematical questions were not the focus of the discipline. Thus, it can be perceived that the study of “HM in teaching” can contribute to the formation of future Mathematics teachers. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject História da matemática no ensino pt_BR
dc.subject Conhecimento matemático para o ensino (MKT) pt_BR
dc.subject Formação inicial de professores de matemática pt_BR
dc.title Conhecimentos matemáticos para o ensino mobilizados por licenciandos no estudo de tópicos da história da matemática pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2023-06-16
dc.date.available 2023-06-16T11:42:47Z
dc.date.accessioned 2023-06-16T11:42:47Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0176860453567985 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAVALARI, Mariana Feiteiro
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5615760553062573 pt_BR
dc.description.resumo As contribuições do estudo da História da Matemática (HM) para a formação de professores têm sido objeto de variados trabalhos acadêmicos em nosso país nos últimos anos. Neste contexto, e considerando que podemos identificar nos cursos de licenciatura em Matemática no Brasil, diferentes enfoques da HM, tais como: História da Matemática, História da Matemática no Ensino e História da Educação Matemática (HEM), nesta investigação nos focamos, especificamente, em investigar as contribuições do estudo da temática “História da Matemática no ensino” para à formação de docentes. Para tanto, partimos do modelo “Conhecimentos Matemáticos para o Ensino”, amplamente conhecido pela sua sigla em inglês, MKT. Nesse sentido, a presente investigação se norteou pela seguinte questão: Que Conhecimentos Matemáticos para o Ensino são mobilizados por licenciandos ao estudarem aspectos da História da Matemática no ensino em uma disciplina do curso de Licenciatura em Matemática? Para tanto, os dados foram construídos ao longo do desenvolvimento de uma disciplina de Prática de Ensino de uma universidade federal do estado de Minas Gerais, cuja ementa previa a abordagem de tópicos da “História da Matemática no ensino”. As aulas desta disciplina foram gravadas e transcritas, nas quais buscamos identificar e analisar, nas falas dos participantes, conhecimentos referentes aos Conhecimentos Matemáticos para o Ensino que foram mobilizados pelos licenciandos. Destaca-se que ao longo da investigação foi realizada uma adaptação do modelo MKT, na qual dividimos os conhecimentos de professores de Matemática em três domínios: o Conhecimento do Conteúdo, o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo e o Conhecimento do Currículo. Os resultados indicaram que ao estudarem a temática “HM no Ensino” e ao desenvolverem atividades sobre esta, os licenciandos mobilizaram conhecimentos em todos os três domínios, especialmente o Conhecimento Pedagógico de Conteúdo. Os licenciandos manifestaram principalmente esse domínio, em virtude da disciplina dar mais enfoque as questões pedagógicas do ensino. O Conhecimento do Currículo também foi bem mobilizado, com os licenciandos buscando os documentos oficiais, como a BNCC. Por outro lado, o Conhecimento do Conteúdo foi o menos mobilizado, uma vez que as questões matemáticas não eram o foco principal da disciplina. Assim, pode-se perceber que o estudo da “HM no ensino” pode trazer contribuições para a formação do futuro professor de Matemática. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM pt_BR
dc.relation.references MOTA, Hednan Guimarães. Conhecimentos matemáticos para o ensino mobilizados por licenciandos no estudo de tópicos da história da matemática. 2023. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples