dc.creator |
BARROS, João Ricardo Paes de |
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dc.date.issued |
2005-08-25 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3757 |
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dc.description.abstract |
The main objective of the transmission expansion planning is to define where, when and what reinforcements should be placed int he electrical net work to ensure an adequate level of energy supply to
consumers, taking into account the load growth and new generator capacities. Usually, the expansion planning horizon is divided into short ,medium and long-term periods in accordance with the type of decisions to be made and with the quality of the available data and information involved in the planning process, eg., uncertainties and network modeling (AC and DC). In t he practical point of view, the major it y of techniques used to solve this problem are based on
deterministic methods. The main difficulty related to the application of probabilistic methods is dueto the need of pre-defining adequate reliability levels. One alternative to over come this difficulty, which is
being proposed in this work, is the inclusion of reliability worth in the planning process. This thesis proposes an approach t o solve expansion planning problems associated to transmission net work, inter connections and shuntreactive power devices. This methodology is based on mathematical heuristic, probabilistic evaluations and multi-criterion decisions comprising, besides the investment and real power loss costs, the reliabilit y worth, reliabilit y marginal costs, the congestion costs and penalties associated to equipment unavailability.
The expected Reliabilit y Marginal Costs are calculated from the Lagrangian Multipliers associated to the solution of non-linear optimal power flows in the reliability analyses carried out . They are utilized
inside an interactive planning scheme to choose, from the reliability view point the most adequate busbars to connect new transmission reinforcement (circuits and shunt devices) as well as to identify new
transmission corridors and associated voltage shunt reactive power levels. The efficiency of the proposed approach is verified from it s applicat ion in sever al case-studies with configurations of the transmission system of the CHESF Companhia Hidrelétrica do São Francisco and with the Brasilian Norther/Northeast network. |
pt_BR |
dc.language |
por |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
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dc.subject |
Planejamento da transmissão |
pt_BR |
dc.subject |
Custo marginal de confiabilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Interligações |
pt_BR |
dc.subject |
Heurística matemática |
pt_BR |
dc.title |
Planejamento da expansão da transmissão baseado em custos marginais de confiabilidade |
pt_BR |
dc.type |
Tese |
pt_BR |
dc.date.available |
2023-06-19 |
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dc.date.available |
2023-06-19T13:37:00Z |
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dc.date.accessioned |
2023-06-19T13:37:00Z |
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dc.creator.Lattes |
999 999 999 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Armando Martins Leite da |
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dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6871556145533245 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
MELO, Albert Cordeiro Geber de |
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dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4264644277347723 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O principal objetivo do planejamento da expansão do sistema de transmissão é definir, onde, quando
e quais circuitos devem ser adicionados à rede elétrica para propiciar um suprimento adequado de energia em função do crescimento do mercado consumidor e da entrada de novas capacidades de geração. Usualmente o horizonte de planejamento é dividido em curto, médio e longo prazo, em função das decisões a serem tomadas e dos diferentes graus de precisão das informações disponíveis, e. g., incertezas consideradas
e nível de detalhamento do sistema (rede CA e CC).
Do ponto de vista prático, a maioria das técnicas utilizadas na solução deste problema é baseada em
métodos determinísticos. A aplicação de métodos probabilísticos t em sido limitada pela dificuldade de se pré-fixar níveis de confiabilidade adequados. Uma forma de contornar esta dificuldade, apresentada nesta tese, é a consideração do valor econômico da confiabilidade no processo de planejamento. Esta tese propõe uma Metodologia Econômico-Probabilística par a solução dos problemas de planejamento da expansão de redes de transmissão, de inter ligações entre subsistemas energéticos e de suporte
de reativos em derivação. A metodologia se baseia em heurísticas matemáticas, análises probabilísticas e decisões múltiplos critérios, englobando, além dos custos de investimentos e de perdas ativas, o valor econômico da confiabilidade e os custos associados às penalidades por indisponibilidades de equipamentos. Os valores esperados dos Custos Marginais de Confiabilidade são obtidos a partir dos Multiplicadores de Lagrange associados às soluções dos problemas de Fluxo de Potência Ótimo não linear , presentes nas análises de confiabilidade efetuadas. Eles são utilizados, dentro de um esquema de Planejamento Interativo, para definir os circuitos mais estressados e os barramentos mais atrativos, do ponto de vista de confiabilidade, par a conexão das adições dos reforços de transmissão (circuitos e reativos em derivação) bem como: as rotas preferenciais, os níveis de tensão de operação dos circuitos e dos suportes de reativos em derivação e as adições de relação benefício/custo mais atrativas.
A eficiência da abordagem metodológica proposta é comprovada a partir de sua aplicação em vários
estudos de casos práticos, envolvendo configurações do sistema de transmissão da CHESF Companhia
Hidrelétrica do São Francisco e da rede de Interligação Norte/Nordeste do Brasil. |
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dc.publisher.country |
Brasil |
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dc.publisher.department |
IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Elétrica |
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dc.publisher.initials |
UNIFEI |
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dc.subject.cnpq |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELÉTRICA |
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dc.relation.references |
BARROS, João Ricardo Paes de. Planejamento da expansão da transmissão baseado em custos marginais de confiabilidade. 2005. 333 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2005. |
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