dc.creator |
FAGUNDES, Liliane Dolores |
|
dc.date.issued |
2005-04-04 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3761 |
|
dc.description.abstract |
electricity, that is to say, the development of maps of the faults ways that illustrate the
architecture of faults formation processes in the related firm. To achieve the faults mapping
was created a methodology that permitted a more effective development of the mapping
process, basically divided in three great stages.
The first stage of the methodology consisted of a diagnosis to know the firm in the
aspects connected with the fault management. During the diagnosis was possible to achieve
an understanding of the main faults that happened in the firm.
The second stage consisted in the choice of techniques that would be adequate to the
research purposes. Accordingly, the tools chosen was the Affinity Diagram and the Tree
Diagram or Systematic Diagram, both pertaining to the group of the Seven New Quality
Tools.
Finally, the third stage consisted in the mapping process, that is to say, in the standard,
diagram and parameterization of the selected main faults. In this phase, a team called “Group
of Faults Analysis”, consisted by academics and process practitioners of the firm that
contributed with their knowledge for the construction of the diagrams.
During the mapping process the Knowledge Management approach was quite relevant
to organize and generate data, information and knowledge of electricity utility companies.
The intention is that these maps is to be useful as tools for the faults management
process, since the detail of the faults will help to avoid the reincidence of the same, or in case
of reincidence, will provide details that will help to achieve quick solution of the problem. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão do conhecimento |
pt_BR |
dc.subject |
Análise de falhas |
pt_BR |
dc.subject |
Falhas no setor de energia elétrica |
pt_BR |
dc.title |
Mapeamento de falhas em concessionária do setor elétrico: gestão do conhecimento auxiliando a gestão da manutenção |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2023-06-19 |
|
dc.date.available |
2023-06-19T19:42:40Z |
|
dc.date.accessioned |
2023-06-19T19:42:40Z |
|
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3977869901040751 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ALMEIDA, Dagoberto Alves de |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6443290239075662 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
GUIMARÃES, Carlos Alberto Mohallem |
|
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9860521528319063 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho mostra o mapeamento de falhas da concessionária Bandeirante
Energia S.A., ou seja, o desenvolvimento de mapas dos modos de falhas que ilustram a
arquitetura de formação das falhas da referida empresa. Para realizar o mapeamento destas
falhas foi criada uma metodologia que permitiu um desenvolvimento mais eficaz do
mapeamento, dividida basicamente em três grandes etapas.
A primeira etapa desta metodologia consistiu de um diagnóstico onde foi conhecida a
empresa principalmente nos aspectos relacionados à gestão de falhas. Durante o diagnóstico
foi possível realizar um levantamento das principais falhas ocorridas na empresa.
A segunda fase consistiu na escolha das técnicas que melhor se adequariam ao
propósito do trabalho. Desta forma as ferramentas escolhidas foram o Diagrama de
Afinidades e o Diagrama de Árvore ou Diagrama Sistemático, ambas pertencentes ao grupo
das Sete Novas Ferramentas da Qualidade.
Finalmente a terceira etapa consistiu no mapeamento, ou seja, na padronização,
diagramação e parametrização das principais falhas levantadas. Nesta fase, uma equipe
denominada de “Grupo de Análise de Falhas”, formada por acadêmicos da Engenharia
Elétrica e da Engenharia de Produção bem como por funcionários da empresa, contribuíram
com seus conhecimentos para a construção dos mapas dos modos de falhas.
Durante o processo de mapeamento de falhas ficou claro o papel relevante da Gestão
do Conhecimento na organização e geração de dados, informações e conhecimentos das
empresas, notadamente do setor elétrico.
A intenção é que estes mapas construídos sirvam como ferramentas na gestão de
falhas da empresa, uma vez que o detalhamento das falhas ajudará a evitar a reincidência das
mesmas, ou no caso de reincidência, proporcionará detalhes que auxiliem em uma rápida
resolução do problema. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
pt_BR |
dc.relation.references |
DUARTE, Roberto Nunes. Simulação computacional: análise de uma célula de manufatura em lotes do setor de auto-peças. 2003. 235 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2003. |
pt_BR |