dc.creator |
PEREIRA, Luís Carlos da Silva |
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dc.date.issued |
2007-02-26 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3779 |
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dc.description.abstract |
Voltage stability problems have been a focus of special attention in the last
years. Many papers have shown the importance of the study and many occurrences
around the world show it may have serious consequences. Since power systems have
been working under severe operating conditions, the ability of keeping a power system
stable under the voltage collapse point of view has become a point of concern and
effective measures to improve the reactive power and voltage control must be taken. If
there measures are not taken, successive load increase may drive a system to instability.
In this scenario, analyzing the operating points of interest must include the
diagnosis regarding its stability, as well as the load margin calculation and control
actions determination. Because this is a vast area of study, this work focuses on the
effects of reactive power in the load margin. For this sake, some methodological tools
already shown as effective are employed.
Therefore, an association between the pieces of information obtained from the
continuation method and QV curve is developed. This is obtained by using some
programs already available in the literature. The objective is to extract and discuss
some relevant aspects about the study. For this sake, four test systems (IEEE-14, IEEE 30, IEEE-57 and IEEE-118 buses) are used.
In a first stage, critical buses, buses candidate for reactive power compensation
with the meaning of reducing losses and buses subject to reactive power monopoly are
identified; in a second stage the load margin is calculated by the continuation method.
Finally, the QV curve is executed for the base case and for an operating point close to
the voltage collapse point, with and without reactive power compensation.
The results obtained show that the proposed methodology may be useful to
determine a reactive power compensation strategy aiming to avoid voltage collapse
problems |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Estabilidade de tensão |
pt_BR |
dc.subject |
Sistemas de potência |
pt_BR |
dc.subject |
Curva QV |
pt_BR |
dc.title |
Política de controle de tensão com a utilização da curva QV |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2023-06-23 |
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dc.date.available |
2023-06-23T17:40:25Z |
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dc.date.accessioned |
2023-06-23T17:40:25Z |
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dc.contributor.advisor1 |
ZAMBRONI, Antônio Carlos |
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dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4860175234818683 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Problemas de estabilidade de tensão têm recebido enfoque especial nos últimos
anos. Muitos trabalhos publicados têm mostrado a importância do estudo e diversas
ocorrências ao redor do mundo mostram que o problema pode ter sérias conseqüências.
Como os sistemas de potência têm operado sob diversas condições severas, a
capacidade de manter um sistema estável sob o ponto de vista de tensão tem-se tornado
objeto de interesse de pesquisadores, e medidas eficazes para melhorar o controle de
potência reativa e tensão devem ser tomadas; se ações efetivas de controle não são
implementadas, por exemplo, sucessivos aumentos de carga podem levar um sistema à
instabilidade e possivelmente ao colapso.
Neste contexto, a análise de pontos operativos do sistema deve conter o
diagnóstico quanto sua estabilidade, margem de carga e determinação de ações de
controle. Por se tratar de um campo muito vasto de estudo, este trabalho se concentra
nos efeitos de compensação de potência reativa no cálculo de margem de carga. Para
isso, algumas ferramentas de comprovada eficiência são empregadas.
Portanto, uma associação entre as informações obtidas pelo método da
continuação e pela curva QV é desenvolvida. Para este fim, programas já conhecidos e
desenvolvidos na literatura são empregados. O objetivo é extrair informações relevantes
e discutir seus efeitos em sistemas elétricos de potência. Para este fim, quatro sistemas
testes (IEEE-14, IEEE-30, IEEE-57 e IEEE-118 barras) serão estudados.
Numa primeira etapa, as barras críticas, as barras para compensação de perda
ativa e as barras sujeitas ao monopólio de potência reativa são identificadas; numa
segunda etapa a margem de carga é calculada através do método da continuação.
Finalmente, a curva QV é levantada para o caso base, para um ponto de operação
próximo ao colapso com e sem compensação de potência reativa.
Os resultados obtidos mostram que a metodologia proposta pode ser útil na
determinação de uma política de compensação de potência reativa visando evitar
problemas de colapso de tensão. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELÉTRICA |
pt_BR |
dc.relation.references |
PEREIRA, Luís Carlos da Silva. Política de controle de tensão com a utilização da curva QV. 2007. 75 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2007. |
pt_BR |