DSpace/Manakin Repository

Gestão do conhecimento com ênfase na aprendizagem organizacional: um estudo multicaso no contexto bancário

Mostrar registro simples

dc.creator SILVEIRA, Antônio Augusto
dc.date.issued 2004-08-13
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3780
dc.description.abstract This study intends to analyze the participation, dissemination and the sharing of knowledge within a banking institution, focusing on the organizational learning processes caused by knowledge management. The theoretical basis used the knowledge management and the organizational learning approaches as references and the emphasis was placed on the types, interrelations, and ways of managing knowledge. In order to make the understanding of the theme possible, five disciplines and the strategies for learning development were described. A connection between both subjects was observed after the completion of the research. The methodology used was a qualitative multi-case study that was carried out in two agencies of a banking. Aiming at collecting the necessary information to verify the similarities and differences between the two agencies, questionnaires and interviews were prepared and a document analysis was carried out. This way, based on the attained results, the research shows that although both agencies presented satisfactory levels regarding the several categories, they also showed that they need to: a) establish strategies in order to improve working processes; b) develop specific training aiming for the researched area; c) encourage the use of tool that are available in the institution to generate, systematize and transfer knowledge. The use of this research in other agencies and regions as well as the use of the several approached categories in companies that have similar activities is recommended. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Aprendizagem organizacional pt_BR
dc.title Gestão do conhecimento com ênfase na aprendizagem organizacional: um estudo multicaso no contexto bancário pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2023-06-23
dc.date.available 2023-06-23T18:07:38Z
dc.date.accessioned 2023-06-23T18:07:38Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0825368074556283 pt_BR
dc.contributor.advisor1 STANO, Rita de Cássia Magalhães Trindade
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1790648079240427 pt_BR
dc.description.resumo Esta dissertação tem por objetivo analisar a participação, distribuição e compartilhamento dos conhecimentos dentro de uma instituição bancária enfocando os processos de aprendizagem organizacional provocados pela gestão do conhecimento. A fundamentação teórica teve como referência as abordagens da gestão do conhecimento e da aprendizagem organizacional em que se deu ênfase aos tipos, às inter-relações e às formas de gerenciar os conhecimentos. Foram descritas as cinco disciplinas e as estratégias de desenvolvimento da aprendizagem dentro das organizações, de maneira a possibilitar a compreensão dos temas. Dentro da pesquisa observou-se uma inter-relação entre os dois assuntos. Como procedimento metodológico utilizou-se um estudo multicaso de natureza qualitativa dentro de duas agências de uma instituição bancária. Foram preparados questionário, entrevistas e efetuada uma análise documental com o intuito de se possuir as informações necessárias para se verificar dentro das duas agências, as semelhanças e diferenças. Assim, a pesquisa aponta, com base nos resultados obtidos, que, apesar das duas agências apresentarem níveis satisfatórios nas diversas categorias, demonstram também que necessitam: a) estabelecer estratégias para a melhoria de processos de trabalho; b) desenvolver treinamentos específicos na área pesquisada; c) e incentivar o emprego de ferramentas disponíveis na instituição para gerar, codificar e transferir conhecimentos. Recomenda-se, a partir desta dissertação a ampliação da pesquisa em outras agências e regiões, bem como o emprego das diversas categorias abordadas em empresas com ramo de atividade similar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃO pt_BR
dc.relation.references SILVEIRA, Antônio Augusto. Gestão do conhecimento com ênfase na aprendizagem organizacional: um estudo multicaso no contexto bancário. 2004. 187 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2004. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples