dc.creator |
SOUZA, Helder José Celani de |
|
dc.date.issued |
2003-04-24 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3798 |
|
dc.description.abstract |
The magnetic levitation, also known as magnetic suspension and abreviated by
Maglev, is a result of the magnetic attraction, repulsion and forces equilibrium physical
principles apllied to a determined object in the space under magnetic forces action. The
magnetic levitation has several applications like high speed trains moving without friction on
a trail, wind tunnels, induction ovens, mechanical bearings and motors.
This work presents the design and implementation of a didatic control system for
surveys and researches purposes in the area of analog and digital control engineering
considering a non linear system and the magnetic levitation concepts.
The main target of the didatic control system is to levitate a steel ball under a magnetic
field action supplied by a coil which current is controlled by an electronic regulator in a
closed loop control system. The steel ball displaces up and down under the coil until weight
and magnetic forces equilibrium is reached. The distance between the coil and the ball is
measured electronically by an optical sensor an the coil current is driven by an electronic
regulator connected to a power amplifier.
This work will cover the magnetic levitation system analysis focusing on two distinct
control engineering approaches: Analog and Digital Closed Loop Control System. To reach
these targets the system will be modeled and simulated through Matlab and Simulink
programs usage and then implemented as a practical prototype.
To conclude it the prototype results will be compared with the theoretically calculated
system. In addition a system identification technique will be used to estimate the transfer
function of the practical system and also use it for comparisons. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Suspensão magnética |
pt_BR |
dc.subject |
Maglev |
pt_BR |
dc.subject |
Levitação magnética |
pt_BR |
dc.subject |
Engenharia de controle |
pt_BR |
dc.title |
Implementação de um sistema didático de controle para levitação magnética |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2023-06-26 |
|
dc.date.available |
2023-06-26T18:25:28Z |
|
dc.date.accessioned |
2023-06-26T18:25:28Z |
|
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Luiz Eduardo Borges da |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8514450520201861 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
PINHEIRO, Carlos Alberto Murari |
|
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3500660445763630 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A levitação magnética, também conhecida por suspensão magnética, do inglês
Magnetic Levitation ou Magnetic Suspension, abreviada por Maglev, é uma aplicação do
princípio físico da atração e repulsão magnética e do equilíbrio de forças atuando sobre um
determinado corpo no espaço, ou seja, uma força de origem magnética contrapondo-se a força
peso. A levitação magnética possui várias aplicações práticas, tais como em trens ou veículos
de alta velocidade movendo-se sem atrito sob trilhos, em túneis de vento, em fornos de
indução, rolamentos mecânicos, motores e outras que estão por vir.
Este trabalho visa o projeto e a implementação de um sistema didático para estudos de
engenharia de controle utilizando um controle não linear e os conceitos da levitação
magnética. O objetivo principal do sistema é levitar uma esfera de aço sob ação de um campo
magnético gerado por uma bobina ou eletromagneto, cuja corrente é controlada por um
regulador eletrônico incluso em um sistema de controle em malha fechada. A esfera de aço
deverá deslocar-se à posição abaixo da bobina e levitar quando o equilíbrio de forças sobre
ela for atingido. A distância entre a esfera e a bobina é medida eletronicamente através de
sensoriamento óptico e a bobina é excitada por uma corrente elétrica proveniente de um
regulador eletrônico conectado a um amplificador de potência.
O trabalho utiliza dois enfoques distintos para análise de sistemas de engenharia de
controle: Sistema em Malha fechada Analógico e Digital. Para atingir estas metas o sistema
será modelado e simulado utilizando-se os programas Matlab e Simulink, e posteriormente
implementado na prática através da montagem de um protótipo.
Para concluir o trabalho, os resultados do protótipo serão comparados com o
resultados da simulação do sistema calculado teoricamente. Além disto será utilizada uma
técnica de identificação de sistemas para estimar a função de transferência do sistema prático
e igualmente utilizar os resultados obtidos para fins de comparação. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELÉTRICA |
pt_BR |
dc.relation.references |
SOUZA, Helder José Celani de. Implementação de um sistema didático de controle para levitação magnética. 2003. 221 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2003. |
pt_BR |