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Análise teórica do escoamento em rotores centrífugos com pás auxiliares

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dc.creator VIOLATO, Marcelo Oliveira
dc.date.issued 2004-07-30
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3819
dc.description.abstract Este trabalho apresenta uma formulação para o escoamento potencial e incompressível em rotores centrífugos de turbomáquinas contendo um conjunto de pás auxiliares consideradas de espessura infinitamente fina. A formulação é baseada no método das singularidades e é feita diretamente no plano da grade radial que representa o rotor centrífugo, evitando-se transformações intermediárias. Uma aproximação é efetuada para se levar em consideração a variação radial de largura das pás, possibilitando uma formulação integral, linear e exclusivamente de contorno. A solução numérica da equação integral de Fredholm de primeira espécie, resultante da formulação apresentada, é obtida pelo método dos painéis. Uma distribuição linear de densidade de vórtices é admitida em cada painel plano das pás discretizadas, com isso a condição de Kutta e a condição de entrada sem choque do escoamento no rotor são impostas diretamente. Todas as grandezas de interesse, tanto locais como globais, podem ser calculadas. Uma dessas grandezas é o número de Richardson que fornece importantes informações sobre as características do escoamento através de rotores centrífugos. Os resultados numéricos obtidos neste trabalho são apresentados para diversos rotores centrífugos com pás principais e auxiliares em formato de arco de círculo tendo uma geometria fixa de seção meridional. Três posições circunferenciais para o conjunto de pás auxiliares em relação às pás principais e três comprimentos de pás auxiliares são considerados para efeito de análise e comparação dos resultados. ii Ao contrário da técnica geralmente utilizada, onde as pás auxiliares são originadas de suas correspondentes pás principais através de usinagem, é proposta neste trabalho uma modificação na geometria de entrada das pás auxiliares, a fim de se evitar o choque de entrada, porém mantendo-se o mesmo formato pré-estabelecido. Conclui-se que o critério do número de Richardson máximo pode indicar não só o número ótimo de pás principais e auxiliares como também a posição circunferencial e o comprimento das pás auxiliares. Essa afirmação precisa ser avaliada por meio de estudos experimentais posteriores. Palavras-chave Rotores centrífugos, pás auxiliares, escoamento potencial, método dos painéis iii Abstract VIOLATO, M. O. (2004), Theoretical Analysis of the Flow in Centrifugal Rotors with Splitter Blades, Itajubá, 163 p., MSc. Dissertation - Instituto de Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Itajubá. This work presents a formulation for the potential and incompressible flow in centrifugal rotors of turbomachines owning a set of splitter blades considered of infinitely thin thickness. The formulation is based on singularities method and is made directly in the plan of the radial cascade that represents the centrifugal rotor, avoiding intermediary transformations. An approximation is done to consider the width radial variation of the blades, enabling an integral, linear formulation and exclusively of boundary. The numerical solution of the first kind Fredholm integral equation, resultant of the presented formulation, is obtained by the panels method. A linear vortex distribution is admitted on each flat panel of the discretizated blades, with this the Kutta condition as well as the null incidence condition at the incoming flow in the rotor are directly imposed. All the interesting quantities, both locals and global, can be calculated. One of these quantities is the number of Richardson that gives important information on the characteristics of flow through centrifugal rotors. The numerical results obtained in this work are presented for several centrifugal rotors with main and splitter blades in format of arc of circle with fixed geometry of meridional section. Three circumferential positions for the splitter blades in relation to the main blades and three lengths of splitter blades are considered for analysis and comparison of the results. Instead of the generally used technique, where the splitter blades are originated from the main blades by machining, in this work it is proposed a modification on the entrance iv geometry of the splitter blades to avoid flow incidence, however keeping the same format preestablished. It’s concluded that the criterion of the maximum number of Richardson can indicate not only the optimum number of main and splitter blades, as well as the circumferential position and the length of the splitter blades. This affirmation needs to be evaluated by means of posterior experimental studies. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Rotores centrífugos pt_BR
dc.subject Pás auxiliares pt_BR
dc.subject Escoamento potencial pt_BR
dc.subject Método dos painéis pt_BR
dc.title Análise teórica do escoamento em rotores centrífugos com pás auxiliares pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2023-06-29
dc.date.available 2023-06-29T18:51:25Z
dc.date.accessioned 2023-06-29T18:51:25Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3515559809712518 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Waldir de
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7226409561260413 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 MANZANARES FILHO, Nelson
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/3703215687960139 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho apresenta uma formulação para o escoamento potencial e incompressível em rotores centrífugos de turbomáquinas contendo um conjunto de pás auxiliares consideradas de espessura infinitamente fina. A formulação é baseada no método das singularidades e é feita diretamente no plano da grade radial que representa o rotor centrífugo, evitando-se transformações intermediárias. Uma aproximação é efetuada para se levar em consideração a variação radial de largura das pás, possibilitando uma formulação integral, linear e exclusivamente de contorno. A solução numérica da equação integral de Fredholm de primeira espécie, resultante da formulação apresentada, é obtida pelo método dos painéis. Uma distribuição linear de densidade de vórtices é admitida em cada painel plano das pás discretizadas, com isso a condição de Kutta e a condição de entrada sem choque do escoamento no rotor são impostas diretamente. Todas as grandezas de interesse, tanto locais como globais, podem ser calculadas. Uma dessas grandezas é o número de Richardson que fornece importantes informações sobre as características do escoamento através de rotores centrífugos. Os resultados numéricos obtidos neste trabalho são apresentados para diversos rotores centrífugos com pás principais e auxiliares em formato de arco de círculo tendo uma geometria fixa de seção meridional. Três posições circunferenciais para o conjunto de pás auxiliares em relação às pás principais e três comprimentos de pás auxiliares são considerados para efeito de análise e comparação dos resultados. ii Ao contrário da técnica geralmente utilizada, onde as pás auxiliares são originadas de suas correspondentes pás principais através de usinagem, é proposta neste trabalho uma modificação na geometria de entrada das pás auxiliares, a fim de se evitar o choque de entrada, porém mantendo-se o mesmo formato pré-estabelecido. Conclui-se que o critério do número de Richardson máximo pode indicar não só o número ótimo de pás principais e auxiliares como também a posição circunferencial e o comprimento das pás auxiliares. Essa afirmação precisa ser avaliada por meio de estudos experimentais posteriores. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IEM - Instituto de Engenharia Mecânica pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECÂNICA pt_BR
dc.relation.references VIOLATO, Marcelo Oliveira. Análise teórica do escoamento em rotores centrífugos com pás auxiliares. 2004. 167 f. Dissertação. (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2004. pt_BR


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