DSpace/Manakin Repository

Trabalho Colaborativo baseado em Recursos Educacionais Abertos: uma experiência no Ensino de Ciências.

Mostrar registro simples

dc.creator TORRES, Flávia Maria Carneiro
dc.date.issued 2014-02-26
dc.identifier.citation TORRES, Flávia Maria Carneiro. Trabalho Colaborativo baseado em Recursos Educacionais Abertos: uma experiência no Ensino de Ciências. 2014. 121 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/383
dc.description.abstract Este trabalho busca compreender, por meio de uma oficina pedagógica, as relações existentes entre os estudantes de ciências de uma turma de oitavo ano e os recursos de TIC que permeiam o contexto educacional da atualidade. Sabe-se que um processo educativo, centrado no aluno, significa não apenas a introdução de novas tecnologias na sala de aula, mas, principalmente, uma reorganização de todo o processo de ensino. Diante deste fato, este trabalho tem como objetivo investigar as percepções dos alunos em relação a uma experiência colaborativa baseada em recursos educacionais abertos. Para isto, foi utilizada uma abordagem qualitativa e proposta uma pesquisa empírica com 34 alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola da rede estadual de educação de Minas Gerais, situada em Itajubá, MG. Como ponto de partida, foi investigado o perfil tecnológico dos estudantes, usando-se um questionário. O conhecimento sobre os hábitos e habilidades dos alunos auxiliou no planejamento da oficina pedagógica, que proporcionou aos estudantes uma experiência de atividade colaborativa baseada em Recursos Educacionais Abertos e gerou como produto educacional, uma aplicação de hipermídia que apresenta conteúdos de autoria dos alunos. A fim de investigar os resultados da experiência proposta, foram-se aplicadas entrevistas semiestruturadas. Com os resultados das análises, espera-se que este estudo possa contribuir para o conhecimento das percepções dos alunos em relação a uma intervenção pedagógica inovadora e agregar informações para assuntos de interesse para a comunidade escolar, como uso de TIC, REA e trabalho colaborativo no ensino de ciências, que ainda precisam ser muito discutidos no contexto do ensino fundamental. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Trabalho Colaborativo baseado em Recursos Educacionais Abertos: uma experiência no Ensino de Ciências. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 121 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Ensino de Ciências pt_BR
dc.keywords.portuguese Recursos Educacionais Abertos (REA) pt_BR
dc.keywords.portuguese Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) pt_BR
dc.keywords.portuguese Trabalhos colaborativos pt_BR
dc.keywords.portuguese Oficinas Pedagógicas pt_BR
dc.keywords.english Science Education pt_BR
dc.keywords.english Open Educational Resources (OER) pt_BR
dc.keywords.english Information and Communication Technologies (ICT) pt_BR
dc.keywords.english Collaborative work pt_BR
dc.keywords.english Educational workshop pt_BR
dc.orientador.principal KIRNER, Tereza Gonçalves
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Ensino de Ciências – Mestrado Profissional pt_BR
dc.pg.area Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências pt_BR
dc.date.available 2016-03-11T13:18:30Z
dc.date.accessioned 2016-03-11T13:18:30Z
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples