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Técnicas de análise preditiva para falhas elétricas em motores de indução trifásicos

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dc.creator ASSUNÇÃO, Frederico de Oliveira
dc.date.issued 2006-03-17
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3847
dc.description.abstract Não consta pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Motores de indução trifásicos pt_BR
dc.subject Técnicas de análise preditiva pt_BR
dc.subject Falhas elétricas pt_BR
dc.title Técnicas de análise preditiva para falhas elétricas em motores de indução trifásicos pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2023-07-07
dc.date.available 2023-07-07T12:45:27Z
dc.date.accessioned 2023-07-07T12:45:27Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8073512877324742 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Luiz Eduardo Borges da
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8514450520201861 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 LAMBERT-TORRES, Germano
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/1173620785883814 pt_BR
dc.description.resumo Cresce cada vez mais o interesse em se alcançar maior confiabilidade nos processos produtivos. Os motores de indução têm papel importantíssimo em muitos desses processos. Em vista desse crescimento muito tem sido discutido acerca da manutenção preditiva, como solução de garantia de maior vida útil desses motores como também paradas programadas efetivas. Vê-se muito o desenvolvimento de técnicas de manutenção preditiva de motores quanto às falhas mecânicas no ambiente industrial, porém apesar de grande segurança das partes mecânicas, na maioria das vezes tem-se o motor parando de forma não programada por uma falha elétrica. Na tentativa de oferecer soluções para esses problemas, muitas técnicas de análise preditiva de falhas elétricas foram desenvolvidas e publicadas em muitos artigos e revistas. Todas essas técnicas baseiam-se na análise de dados dos motores como tensão, corrente, fluxos axiais dentre outros, que são medidos constantemente e processados de forma a gerar um indicador da presença ou não de falha, sem a necessidade da parada do motor apresentando também o tipo de falha existente e ainda seu grau de severidade. O presente trabalho consiste no estudo, aplicação e comparação de três dessas técnicas que são Extend Park´s Vector Approach (EPVA), Motor Current Signature Analisys (MCSA) e cálculo da impedância de seqüência negativa a fim de apontar ao final deste as vantagens, desvantagens e condições de aplicação para desenvolvimento de um sistema de monitoração de falhas elétricas envolvendo cada uma delas. O trabalho compreendeu os estudos das técnicas, desenvolvimento de um sistema de simulação de falhas e aplicação de um sistema de monitoração a partir de cada uma das técnicas, além do estudo de vários tipos de falhas potenciais em motores de indução, suas causas e efeitos, a fim de demonstrar a importância no diagnóstico precoce evitando a rebobinagem do motor ou o descarte deste precocemente. As falhas elétricas têm uma particularidade de evoluir muitas vezes rapidamente, trazendo a combustão em um ponto do estator e logo em seguida em todo o enrolamento e se não controlado pode chegar até mesmo a perda total. Foram discutidas vários pontos de cada uma das técnicas, como a sua implementação, utilizando ferramentas matemáticas, equacionamentos, formas de identificação de falha a partir de cada uma delas e verificação dos resultados destas mediante a ocorrência de falhas como, curto-circuito entre espiras, curto-circuito entre fases, desequilíbrio de tensão e perda de fase. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELÉTRICA pt_BR
dc.relation.references Frederico de Oliveira Assunção. Técnicas de análise preditiva para falhas elétricas em motores de indução trifásicos. 2006. 94 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2006. pt_BR


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