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Estimação automática de velocidade de motores de indução utilizando sistemas inteligentes

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dc.creator OLIVEIRA, Levy Ely de Lacerda de
dc.date.issued 2006-03-24
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3850
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Motores de indução pt_BR
dc.subject Sistemas inteligentes pt_BR
dc.subject Esimação automática de velocidade pt_BR
dc.title Estimação automática de velocidade de motores de indução utilizando sistemas inteligentes pt_BR
dc.type Tese pt_BR
dc.date.available 2023-07-07
dc.date.available 2023-07-07T19:29:00Z
dc.date.accessioned 2023-07-07T19:29:00Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3881954828574930 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Luiz Eduardo Borges da
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8514450520201861 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 GERMANO-TORRES, Germano
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/1173620785883814 pt_BR
dc.description.resumo A manutenção preditiva por análise da assinatura da corrente de motores (MCSA) vem sendo reconhecida como uma ferramenta efetiva no combate a paradas não programadas no sentido de se aumentar a disponibilidade de motores de indução e seus processos. A estimação da velocidade rotórica é uma das etapas necessárias para aplicação desta técnica, uma vez que todas as freqüências características de falhas mecânicas são calculadas a partir deste parâmetro, direta ou indiretamente. Uma vez que se tenha um algoritmo robusto para estimação de velocidade rotórica e identificação de componentes características de falhas, torna-se possível a implementação de um sistema para monitoração remota da condição de operação de MITs que seja automático e que demande o mínimo de esforço de análise por parte do usuário, poupando tempo e recursos humanos. Em geral, os métodos de estimação de velocidade por meio de análise espectral se baseiam unicamente na identificação da componente de excentricidade estática em torno da freqüência de ranhuras (slot frequency). O objetivo destes trabalhos quase sempre é a identificação da velocidade rotórica para fins de controle de acionamentos e não especificamente a identificação de componentes indicativas de falhas nas assinaturas elétricas dos MITs. Neste trabalho é proposta uma abordagem diferente para estimação da velocidade rotórica. Esta abordagem se baseia no ajuste de um modelo de assinatura elétrica do MIT ao seu espectrograma real. O modelo de assinatura é construído com base nas informações disponíveis sobre o MIT: dados de placa, características construtivas e características do acionamento de que ele faz parte. A abordagem é bastante flexível permitindo a utilização de um modelo parcial, caso alguma informação sobre o MIT não seja disponível. O ajuste de modelo de assinatura reproduz e formaliza muito bem o processo intuitivo e heurístico utilizado por especialistas quando da análise do espectro de corrente de um motor cuja velocidade rotórica é desconhecida. Nesta abordagem, o objetivo é a identificação da velocidade rotórica bem como a correta identificação das componentes espectrais indicativas de falhas no MIT. Assim, erros de velocidade admissíveis numa aplicação de controle, mas que provoquem a identificação enganosa de uma componente espectral, não podem ser admitidos. A efetividade da abordagem proposta foi avaliada em laboratório e em assinaturas de motores funcionando em ambiente industrial, demonstrando sua validade e generalidade. A abordagem por ajuste de modelo de assinatura constitui uma metodologia conveniente para a solução de problemas de identificação de padrões e extração de características em geral, não se limitando à aplicação descrita neste trabalho. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Elétrica pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELÉTRICA::SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA pt_BR
dc.relation.references OLIVEIRA, Levy Ely de Lacerda de. Estimação automática de velocidade de motores de indução utilizando sistemas inteligentes. 2006. 95 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2006. pt_BR


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