dc.creator |
OLIVEIRA, Levy Ely de Lacerda de |
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dc.date.issued |
2006-03-24 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3850 |
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dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Motores de indução |
pt_BR |
dc.subject |
Sistemas inteligentes |
pt_BR |
dc.subject |
Esimação automática de velocidade |
pt_BR |
dc.title |
Estimação automática de velocidade de motores de indução utilizando sistemas inteligentes |
pt_BR |
dc.type |
Tese |
pt_BR |
dc.date.available |
2023-07-07 |
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dc.date.available |
2023-07-07T19:29:00Z |
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dc.date.accessioned |
2023-07-07T19:29:00Z |
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dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3881954828574930 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Luiz Eduardo Borges da |
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dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8514450520201861 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
GERMANO-TORRES, Germano |
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dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1173620785883814 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A manutenção preditiva por análise da assinatura da corrente de
motores (MCSA) vem sendo reconhecida como uma ferramenta efetiva no
combate a paradas não programadas no sentido de se aumentar a
disponibilidade de motores de indução e seus processos. A estimação da
velocidade rotórica é uma das etapas necessárias para aplicação desta
técnica, uma vez que todas as freqüências características de falhas mecânicas
são calculadas a partir deste parâmetro, direta ou indiretamente.
Uma vez que se tenha um algoritmo robusto para estimação de
velocidade rotórica e identificação de componentes características de falhas,
torna-se possível a implementação de um sistema para monitoração remota da
condição de operação de MITs que seja automático e que demande o mínimo
de esforço de análise por parte do usuário, poupando tempo e recursos
humanos.
Em geral, os métodos de estimação de velocidade por meio de análise
espectral se baseiam unicamente na identificação da componente de
excentricidade estática em torno da freqüência de ranhuras (slot frequency). O
objetivo destes trabalhos quase sempre é a identificação da velocidade rotórica
para fins de controle de acionamentos e não especificamente a identificação de
componentes indicativas de falhas nas assinaturas elétricas dos MITs.
Neste trabalho é proposta uma abordagem diferente para estimação da
velocidade rotórica. Esta abordagem se baseia no ajuste de um modelo de
assinatura elétrica do MIT ao seu espectrograma real. O modelo de assinatura
é construído com base nas informações disponíveis sobre o MIT: dados de
placa, características construtivas e características do acionamento de que ele
faz parte. A abordagem é bastante flexível permitindo a utilização de um
modelo parcial, caso alguma informação sobre o MIT não seja disponível.
O ajuste de modelo de assinatura reproduz e formaliza muito bem o
processo intuitivo e heurístico utilizado por especialistas quando da análise do
espectro de corrente de um motor cuja velocidade rotórica é desconhecida.
Nesta abordagem, o objetivo é a identificação da velocidade rotórica
bem como a correta identificação das componentes espectrais indicativas de
falhas no MIT. Assim, erros de velocidade admissíveis numa aplicação de
controle, mas que provoquem a identificação enganosa de uma componente
espectral, não podem ser admitidos.
A efetividade da abordagem proposta foi avaliada em laboratório e em
assinaturas de motores funcionando em ambiente industrial, demonstrando sua
validade e generalidade.
A abordagem por ajuste de modelo de assinatura constitui uma
metodologia conveniente para a solução de problemas de identificação de
padrões e extração de características em geral, não se limitando à aplicação
descrita neste trabalho. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Elétrica |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELÉTRICA::SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA |
pt_BR |
dc.relation.references |
OLIVEIRA, Levy Ely de Lacerda de. Estimação automática de velocidade de motores de indução utilizando sistemas inteligentes. 2006. 95 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2006. |
pt_BR |