dc.creator |
PADUAN, Mariana Junqueira |
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dc.date.issued |
2023-03-09 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3858 |
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dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Mobilidade ativa |
pt_BR |
dc.subject |
Padrão de viagens urbanas a trabalho |
pt_BR |
dc.subject |
Índice de caminhabilidade |
pt_BR |
dc.title |
Transporte e desenvolvimento: caminhabilidade e padrões de viagens de trabalhadores do arranjo produtivo local de eletroeletrônicos de Santa Rita do Sapucaí – MG |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2023-07-20 |
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dc.date.available |
2023-07-20T16:55:10Z |
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dc.date.accessioned |
2023-07-20T16:55:10Z |
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dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Josiane Palma |
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dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8847166556435334 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A utilização dos modos de transporte motorizados individualizados é, por vezes, priorizada
devido às facilidades trazidas aos seus usuários e, principalmente aos incentivos direcionados
à infraestrutura destinada a estes transportes. Embora a mobilidade urbana seja um conceito
estudado há tempos, atualmente ela vem sendo amplamente discutida na gestão urbana em
atendimento às demandas da Política Nacional de Mobilidade Urbana que remetem à
administração estratégica do espaço urbano através da elaboração do Plano de Mobilidade
Urbana. Os deslocamentos urbanos são, entre outros, principalmente devidos às viagens de
trabalho, objeto pelo qual esta pesquisa se destinou. O objetivo desta pesquisa foi analisar os
deslocamentos para fins de trabalho no Arranjo Produtivo Local (APL) de eletroeletrônicos e
as relações com a infraestrutura para os modos ativos de transporte. Desta forma, foram
realizadas revisões bibliográficas a cerca do planejamento de transportes direcionado à
mobilidade sustentável com foco nos modos ativos de transporte e nas ferramentas de
caminhabilidade e de ciclomobilidade. Através de um estudo de caso no município de Santa
Rita do Sapucaí foram levantados os dados secundários identificando as características
geográficas do município e as empresas presentes no APL de eletroeletrônicos. Em seguida
foi realizada a coleta de dados primários através da aplicação de questionário para
entendimento das características socioeconômicas e o padrão das viagens urbanas a trabalho
dos trabalhadores do APL, bem como as limitações encontradas para utilização dos modos
ativos de transporte no cotidiano. Esta análise permitiu verificar que a capacidade de
escoamento de águas pluviais é um fator visto de pela maioria como muito negativo nas vias
em que trafegam. Desta forma, foi elaborado um indicador para mensurá-la, colaborando
diretamente para o Índice de Caminhabilidade (iCam) do Instituto de Políticas de Transporte e
Desenvolvimento (ITPD). Paralelamente foi feito o mapeamento das empresas que propiciou
a identificação de uma área de grande interesse nas viagens urbanas a trabalho, pela qual foi
definida para a aplicação do iCam em dois trechos de calçadas nela compreendidos,
incorporando o indicador de capacidade de escoamento de águas pluviais. Através do
resultado do índice de caminhabilidade foi possível verificar que os trechos em análise
precisam passar por intervenções prioritárias para promover melhorias na qualidade da
caminhada e, assim, poder gerar atratividade ao modo de transporte. A cidade não possui vias
destinadas à ciclomobilidade, portanto, intuitivamente verificou-se que não há incentivos para
o modo de transporte. Os resultados trouxeram implicações práticas e políticas, com
subsídios para a gestão pública e a melhoria da caminhabilidade no município, bem como
uma colaboração social direcionada às políticas públicas para amenizar as desigualdades na
mobilidade urbana e apoiar o entendimento das limitações da utilização dos modos ativos de
transporte em relação à deficiência e/ou à ausência de infraestrutura adequada para os
deslocamentos cotidianos, de forma a promover maior qualidade de vida à população. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IRN - Instituto de Recursos Naturais |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::OUTROS::CIÊNCIAS SOCIAIS |
pt_BR |
dc.relation.references |
PADUAN, Mariana Junqueira. Transporte e desenvolvimento: caminhabilidade e padrões de viagens de trabalhadores do arranjo produtivo local de eletroeletrônicos de Santa Rita do Sapucaí – MG. 2023. 135 f. Dissertação Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2023. |
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