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Transporte e desenvolvimento: caminhabilidade e padrões de viagens de trabalhadores do arranjo produtivo local de eletroeletrônicos de Santa Rita do Sapucaí – MG

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dc.creator PADUAN, Mariana Junqueira
dc.date.issued 2023-03-09
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3858
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Mobilidade ativa pt_BR
dc.subject Padrão de viagens urbanas a trabalho pt_BR
dc.subject Índice de caminhabilidade pt_BR
dc.title Transporte e desenvolvimento: caminhabilidade e padrões de viagens de trabalhadores do arranjo produtivo local de eletroeletrônicos de Santa Rita do Sapucaí – MG pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2023-07-20
dc.date.available 2023-07-20T16:55:10Z
dc.date.accessioned 2023-07-20T16:55:10Z
dc.contributor.advisor1 LIMA, Josiane Palma
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8847166556435334 pt_BR
dc.description.resumo A utilização dos modos de transporte motorizados individualizados é, por vezes, priorizada devido às facilidades trazidas aos seus usuários e, principalmente aos incentivos direcionados à infraestrutura destinada a estes transportes. Embora a mobilidade urbana seja um conceito estudado há tempos, atualmente ela vem sendo amplamente discutida na gestão urbana em atendimento às demandas da Política Nacional de Mobilidade Urbana que remetem à administração estratégica do espaço urbano através da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana. Os deslocamentos urbanos são, entre outros, principalmente devidos às viagens de trabalho, objeto pelo qual esta pesquisa se destinou. O objetivo desta pesquisa foi analisar os deslocamentos para fins de trabalho no Arranjo Produtivo Local (APL) de eletroeletrônicos e as relações com a infraestrutura para os modos ativos de transporte. Desta forma, foram realizadas revisões bibliográficas a cerca do planejamento de transportes direcionado à mobilidade sustentável com foco nos modos ativos de transporte e nas ferramentas de caminhabilidade e de ciclomobilidade. Através de um estudo de caso no município de Santa Rita do Sapucaí foram levantados os dados secundários identificando as características geográficas do município e as empresas presentes no APL de eletroeletrônicos. Em seguida foi realizada a coleta de dados primários através da aplicação de questionário para entendimento das características socioeconômicas e o padrão das viagens urbanas a trabalho dos trabalhadores do APL, bem como as limitações encontradas para utilização dos modos ativos de transporte no cotidiano. Esta análise permitiu verificar que a capacidade de escoamento de águas pluviais é um fator visto de pela maioria como muito negativo nas vias em que trafegam. Desta forma, foi elaborado um indicador para mensurá-la, colaborando diretamente para o Índice de Caminhabilidade (iCam) do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITPD). Paralelamente foi feito o mapeamento das empresas que propiciou a identificação de uma área de grande interesse nas viagens urbanas a trabalho, pela qual foi definida para a aplicação do iCam em dois trechos de calçadas nela compreendidos, incorporando o indicador de capacidade de escoamento de águas pluviais. Através do resultado do índice de caminhabilidade foi possível verificar que os trechos em análise precisam passar por intervenções prioritárias para promover melhorias na qualidade da caminhada e, assim, poder gerar atratividade ao modo de transporte. A cidade não possui vias destinadas à ciclomobilidade, portanto, intuitivamente verificou-se que não há incentivos para o modo de transporte. Os resultados trouxeram implicações práticas e políticas, com subsídios para a gestão pública e a melhoria da caminhabilidade no município, bem como uma colaboração social direcionada às políticas públicas para amenizar as desigualdades na mobilidade urbana e apoiar o entendimento das limitações da utilização dos modos ativos de transporte em relação à deficiência e/ou à ausência de infraestrutura adequada para os deslocamentos cotidianos, de forma a promover maior qualidade de vida à população. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IRN - Instituto de Recursos Naturais pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::OUTROS::CIÊNCIAS SOCIAIS pt_BR
dc.relation.references PADUAN, Mariana Junqueira. Transporte e desenvolvimento: caminhabilidade e padrões de viagens de trabalhadores do arranjo produtivo local de eletroeletrônicos de Santa Rita do Sapucaí – MG. 2023. 135 f. Dissertação Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2023. pt_BR


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