DSpace/Manakin Repository

Algoritmos genéticos aplicados ao problema de roteamento de veículos com múltiplos depósitos

Mostrar registro simples

dc.creator FREITAS, Thiago Moreira de
dc.date.issued 2023-08-30
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3920
dc.description.abstract The Vehicle Routing Problem (VRP) has wide applications in logistics and transportation with great economic importance. VRP is a generalization of a large number of routing problems, which consist of finding the optimal number of routes, leaving a single depot, to serve a set of customers, minimizing routing costs and meeting a set of constraints. The Multi Depot Vehicle Routing Problem (MDVRP) is an extension of VRP, in which there is more than one depot distributed in a given geographic area. The rest of the problem is identical to VRP. There are several methods for solving MDVRP such as exact techniques, approximate algorithms and heuristics. Genetic Algorithms (GAs) are meta-heuristics widely used to find solutions to the MDVRP problem due to the stochastic characteristics of GAs and the efficiency in solving combinatorial problems and, for this reason, they were selected to be applied in this work. The developed algorithm was tested using instances present in the literature and compared with existing methodologies, in which the genetic algorithm found good results and the work contributed to the technique of selecting customers who can exchange between deposits. The results achieved show that this algorithm can be evaluated in real projects, making it possible to improve the operation of projects that face this type of problem, reducing transportation costs, distance, delivery time, services, among other benefits. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Roteamento de veículos pt_BR
dc.subject Algoritmos genéticos pt_BR
dc.subject Clusterização pt_BR
dc.title Algoritmos genéticos aplicados ao problema de roteamento de veículos com múltiplos depósitos pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2023-10-25
dc.date.available 2023-10-25T19:36:14Z
dc.date.accessioned 2023-10-25T19:36:14Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7686115643454998 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, Rafael Francisco dos
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9727949719149422 pt_BR
dc.description.resumo O Problema de Roteamento de Veículos ou Vehicle Routing Problem (VRP) tem amplas aplicações em logística e transporte com grande importância econômica. VRP é uma generalização de um grande número de problemas de roteamento, que consistem em encontrar o número ideal de rotas, que saem de um único depósito, para atender um conjunto de clientes, minimizando os custos de roteamento e atendendo um conjunto de restrições. O problema de roteamento de veículos de m´múltiplos depósitos ou Multi Depot Vehicle Routing Problem (MDVRP) ´e uma extensão do VRP, em que há mais de um depósito distribuídos em uma determinada ´área geográfica. O restante do problema é idêntico ao VRP. Existem vários métodos para a resolução do MDVRP como técnicas exatas, algoritmos aproximativos e heurísticos. Os Algoritmos Genéticos ou Genetic Algorithms (GAs) são meta-heurísticas amplamente utilizadas para encontrar soluções para o problema MDVRP devido às características estocásticas dos GAs e a eficiência na resolução de problemas combinatórios e, por esse motivo foi selecionado para ser aplicado nesse trabalho. O algoritmo desenvolvido foi testado utilizando instâncias presentes na literatura e comparado com metodologias existentes, no qual o algoritmo genético encontrou bons resultados e o trabalho trouxe a contribuição na técnica de seleção de clientes que podem realizar trocas entre depósitos. Os resultados alcançados mostram que esse algoritmo pode ser avaliado em empreendimentos reais, possibilitando melhorar a operação de empreendimentos que enfrentam esse tipo de problema, reduzindo custos com transporte, distância, tempo de entrega, serviços, entre outros benefícios. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Ciência e Tecnologia da Computação pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.relation.references FREITAS, Thiago Moreira de. Algoritmos genéticos aplicados ao problema de roteamento de veículos com múltiplos depósitos. 2023. 80 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia da Computação.) – Universidade Federal de Itajubá, Itabira, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples