dc.creator |
NORONHA, Bruno Cavalcante Martins |
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dc.date.issued |
2023-10-28 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3926 |
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dc.description.abstract |
Research about the contributions of the History of Mathematics in teacher training has been developed by several researchers at the national level over the last few years. In this sense, we ask ourselves: What are the contributions of the study of historical episodes of Mathematics to the formation of Mathematics teachers? In view of this, we sought to identify and analyze the knowledge of Mathematics teachers mobilized by Mathematics undergraduates in the study of historical episodes. For this purpose, data were collected in a study group with undergraduate students in Mathematics at a Federal University in the south of Minas Gerais, which was created with the aim of discussing historical episodes in mathematics. Five meetings were held, so that the first four took place through the online dating platform Google Meet and the last one in person. All meetings were recorded and later transcribed by the researcher. In these meetings, three episodes were discussed, namely: (i) the emergence of non-Euclidean geometry; (ii) the emergence of infinitesimal calculus; and (iii) the emergence of complex numbers. The transcripts were analyzed in order to identify evidence of teachers' knowledge evidenced in the participants' speeches and comments. The results of this investigation indicate that the study of historical episodes can contribute to the mobilization of diferente knowledge of teachers, such as the Content Knowledge domain and its subdomains: Knowledge of Mathematics (CdM) and Knowledge about Mathematics (CsM) and, also, the Pedagogical Content Knowledge domain (PCK) and its subdomains such as Common Content Knowledge (CCK), Content and Student Knowledge (KCS) and Content and Teaching Knowledge (KCT). |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Formação inicial de professores |
pt_BR |
dc.subject |
História da matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Episódios históricos |
pt_BR |
dc.subject |
Conhecimento docente |
pt_BR |
dc.subject |
Conhecimento matemático para o ensino |
pt_BR |
dc.title |
Contribuições do estudo de episódios históricos para a formação inicial: uma análise de conhecimentos de professores de matemática |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2023-10-30 |
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dc.date.available |
2023-10-30T20:04:12Z |
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dc.date.accessioned |
2023-10-30T20:04:12Z |
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dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6126579404681966 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CAVALARI, Mariana Feiteiro |
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dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5615760553062573 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Pesquisas acerca das contribuições da História da Matemática na formação de professores vêm sendo desenvolvidas por diversos pesquisadores no âmbito nacional ao longo dos últimos anos. Nesse sentido, nos questionamos: Quais são as contribuições do estudo de episódios históricos da Matemática para a formação de professores de Matemática? Diante disso, buscou-se identificar e analisar conhecimentos de professores de Matemática mobilizados por licenciandos em Matemática no estudo de episódios históricos. Para tanto, os dados foram coletados em um grupo de estudos com licenciandos em Matemática de uma Universidade Federal do sul de Minas Gerais, que fora criado com intuito de discutir episódios históricos da matemática. Foram realizados cinco encontros, de modo que os quatro primeiros aconteceram por meio da plataforma de encontros online Google Meet e o último presencialmente. Todos os encontros foram gravados e posteriormente transcritos pelo pesquisador. Nestes encontros foram discutidos três episódios, a saber: (i) o surgimento da geometria não-euclidiana; (ii) o surgimento do cálculo infinitesimal; e (iii) o surgimento dos números complexos. As transcrições foram analisadas de modo a identificar indícios dos conhecimentos de professores evidenciados nas falas e comentários dos participantes. Os resultados desta investigação indicam que o estudo de episódios históricos pode contribuir para a mobilizações de diversos conhecimentos de professores, tais como o domínio de Conhecimento do Conteúdo e seus subdomínios: Conhecimento de Matemática (CdM) e o Conhecimento sobre Matemática (CsM) e, também, o domínio de Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) e seus subdomínios como o Conhecimento Comum do Conteúdo (CCK), o Conhecimento do Conteúdo e dos Estudantes (KCS) e o Conhecimento do Conteúdo e do Ensino (KCT). |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
pt_BR |
dc.relation.references |
NORONHA, Bruno Cavalcante Martins. Contribuições do estudo de episódios históricos para a formação inicial: uma análise de conhecimentos de professores de matemática. 2023. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2023. |
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