dc.creator |
BATISTA, Lorena Maria |
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dc.date.issued |
2023-08-31 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3928 |
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dc.description.abstract |
Faced with the advancement of COVID-19 cases and the respective need for social distancing, educational institutions in Brazil and around the world were temporarily closed to face-to-face interaction, and the various actors in the complex educational system found themselves limited, whether due to cyclical reasons or training, to meet the educational demands that were imposed remotely, and sought alternatives to continue their pedagogical practices. In the State Public Education Network of the state of Minas Gerais in Brazil, the Special Regime for Non-Personal Activities (SRNPA) was implemented on an emergency basis, which attempted to give some continuity to the current pedagogical planning. With the aim of understanding how these adjustments and implementations occurred, and what teachers' expectations are in relation to the continued use of digital technologies after the pandemic period, this work analyzed the reports of high school teachers in the area of Natural Sciences, who faced the challenges of the SRNPA model in the state public network in the city of Pouso Alegre, regarding the implementation of Digital Information and Communication Technologies (DICT) in their pedagogical practices. We identified that the training of teachers for the effective use of DICT still requires substantial improvements and that the transition period at REANP highlighted the need for better-planned approaches and continuous investments in pedagogical training, in order to allow educators to meet the demands of the contemporary educational environment in a confident and effective manner. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de ciências |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas pedagógicas |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) |
pt_BR |
dc.subject |
Docentes |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemia |
pt_BR |
dc.title |
Práticas pedagógicas com TDIC por professores de ciências da natureza do ensino médio |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2023-10-31 |
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dc.date.available |
2023-10-31T12:46:48Z |
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dc.date.accessioned |
2023-10-31T12:46:48Z |
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dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1797708187990942 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
REZENDE JUNIOR, Mikael Frank |
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dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6938316407040676 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Frente ao avanço dos casos de COVID-19 e a respectiva necessidade de distanciamento social, as instituições de ensino do Brasil e do mundo foram fechadas temporariamente ao convívio presencial, e os diversos atores do complexo sistema educacional viram-se limitados, seja por questões conjunturais ou formativas, para atender às demandas educacionais que se impunham de maneira remota, e buscaram alternativas para dar continuidade às suas práticas pedagógicas. Na Rede Pública Estadual de Educação do estado de Minas Gerais no Brasil, foi implementado, de forma emergencial, o Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP), que tentou dar alguma sequência ao planejamento pedagógico corrente. Com o objetivo de compreender como ocorreram essas adequações e implementações, e quais são as expectativas dos docentes em relação à continuidade do uso das tecnologias digitais após o período pandêmico, este trabalho analisou os relatos de professores do Ensino Médio na área de Ciências da Natureza, que enfrentaram os desafios do modelo REANP na rede pública estadual da cidade de Pouso Alegre, quanto à implementação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em suas práticas pedagógicas. Identificamos que a capacitação dos professores para a utilização eficaz das TDIC ainda requer aprimoramentos substanciais., e que o período de transição no REANP destacou a necessidade de abordagens mais bem planejadas e de investimentos contínuos na formação pedagógica, de modo a permitir que os educadores atendam às demandas do ambiente educacional contemporâneo de maneira confiante e eficaz. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
pt_BR |
dc.relation.references |
BATISTA, Lorena Maria. Práticas pedagógicas com TDIC por professores de ciências da natureza do ensino médio. 2023. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2023. |
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