DSpace/Manakin Repository

Práticas pedagógicas com TDIC por professores de ciências da natureza do ensino médio

Mostrar registro simples

dc.creator BATISTA, Lorena Maria
dc.date.issued 2023-08-31
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3928
dc.description.abstract Faced with the advancement of COVID-19 cases and the respective need for social distancing, educational institutions in Brazil and around the world were temporarily closed to face-to-face interaction, and the various actors in the complex educational system found themselves limited, whether due to cyclical reasons or training, to meet the educational demands that were imposed remotely, and sought alternatives to continue their pedagogical practices. In the State Public Education Network of the state of Minas Gerais in Brazil, the Special Regime for Non-Personal Activities (SRNPA) was implemented on an emergency basis, which attempted to give some continuity to the current pedagogical planning. With the aim of understanding how these adjustments and implementations occurred, and what teachers' expectations are in relation to the continued use of digital technologies after the pandemic period, this work analyzed the reports of high school teachers in the area of Natural Sciences, who faced the challenges of the SRNPA model in the state public network in the city of Pouso Alegre, regarding the implementation of Digital Information and Communication Technologies (DICT) in their pedagogical practices. We identified that the training of teachers for the effective use of DICT still requires substantial improvements and that the transition period at REANP highlighted the need for better-planned approaches and continuous investments in pedagogical training, in order to allow educators to meet the demands of the contemporary educational environment in a confident and effective manner. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Ensino de ciências pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.subject Tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) pt_BR
dc.subject Docentes pt_BR
dc.subject Pandemia pt_BR
dc.title Práticas pedagógicas com TDIC por professores de ciências da natureza do ensino médio pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2023-10-31
dc.date.available 2023-10-31T12:46:48Z
dc.date.accessioned 2023-10-31T12:46:48Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1797708187990942 pt_BR
dc.contributor.advisor1 REZENDE JUNIOR, Mikael Frank
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6938316407040676 pt_BR
dc.description.resumo Frente ao avanço dos casos de COVID-19 e a respectiva necessidade de distanciamento social, as instituições de ensino do Brasil e do mundo foram fechadas temporariamente ao convívio presencial, e os diversos atores do complexo sistema educacional viram-se limitados, seja por questões conjunturais ou formativas, para atender às demandas educacionais que se impunham de maneira remota, e buscaram alternativas para dar continuidade às suas práticas pedagógicas. Na Rede Pública Estadual de Educação do estado de Minas Gerais no Brasil, foi implementado, de forma emergencial, o Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP), que tentou dar alguma sequência ao planejamento pedagógico corrente. Com o objetivo de compreender como ocorreram essas adequações e implementações, e quais são as expectativas dos docentes em relação à continuidade do uso das tecnologias digitais após o período pandêmico, este trabalho analisou os relatos de professores do Ensino Médio na área de Ciências da Natureza, que enfrentaram os desafios do modelo REANP na rede pública estadual da cidade de Pouso Alegre, quanto à implementação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em suas práticas pedagógicas. Identificamos que a capacitação dos professores para a utilização eficaz das TDIC ainda requer aprimoramentos substanciais., e que o período de transição no REANP destacou a necessidade de abordagens mais bem planejadas e de investimentos contínuos na formação pedagógica, de modo a permitir que os educadores atendam às demandas do ambiente educacional contemporâneo de maneira confiante e eficaz. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM pt_BR
dc.relation.references BATISTA, Lorena Maria. Práticas pedagógicas com TDIC por professores de ciências da natureza do ensino médio. 2023. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples