dc.creator |
GUIDA, Juliana Lima de Rezende |
|
dc.date.issued |
2023-09-19 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3950 |
|
dc.description.abstract |
With the rise of an increasingly complex financial market and the availability of new financial
products and services to the population, it becomes essential to prepare for making informed
decisions regarding this diversity of offerings. However, individuals make financial decisions
at a young age, particularly when they decide to enter the job market or institutions of higher
education. Therefore, financial education is crucial for the population to learn about the
importance of finances in their daily lives and put into practice what they have learned through
financial literacy. A significant portion of studies indicate a low level of financial literacy
among young university students. Thus, this study aims to assess the level of financial literacy
among higher education students at the Federal Institute of Education, Science, and Technology
of Southern Minas Gerais (IFSULDEMINAS). To achieve this, a quantitative, descriptive
research was conducted using a survey approach, with data collected through a structured
questionnaire. Through data analysis, it was identified that 26.70% of students are financially
literate, in addition to proving through non – parametric tests that only the variables gender and
income (with the level of financial literacy varying from 0 to 6) showed a statistically significant
relationship with the level of financial literacy. For financial literacy, considering literate and
not-literate, only the gender variable showed a significant difference. And through multinomial
logistic regression analysis, the variables gender, financial issues discussed with parents in
childhood, taking subjects related to finance in high school, controlling money periodically,
percentage of installment purchases in arrears and asking for a discount when purchasing in
cash, may be statistically significant in explaining the level of financial literacy. In this way,
this work contributed to identifying which topics should be covered in the training course on
financial literacy in order to prepare students to better manage their personal finances, in
addition to serving as a basis for future research on financial literacy. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Educação financeira |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização financeira |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino superior |
pt_BR |
dc.title |
Mensuração e avaliação do nível de alfabetização financeira dos alunos do ensino superior do IFSULDEMINAS |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2023-12-01 |
|
dc.date.available |
2023-12-01T13:33:54Z |
|
dc.date.accessioned |
2023-12-01T13:33:54Z |
|
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4069096016693580 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MEDEIROS, André Luiz |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4069096016693580 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
VALÉRIO, Victor Eduardo de Mello |
|
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1989464933096922 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Com a ascensão do mercado financeiro cada vez mais complexo e com novos produtos e
serviços financeiros disponíveis para a população, torna-se essencial uma preparação para a
tomada de decisões assertivas sobre essa diversidade de produtos e serviços. Contudo, as
pessoas tomam decisões financeiras ainda jovens, principalmente quando decidem ingressar no
mercado de trabalho ou em instituições de ensino superior. Portanto, a educação financeira é
fundamental para que a população aprenda sobre a importância das finanças no seu dia a dia, e
coloque em prática o que aprendeu por meio da alfabetização financeira. Boa parte dos estudos
mostram que existe um baixo nível de alfabetização financeira entre os jovens universitários.
Assim, este trabalho objetiva verificar o nível de alfabetização financeira dos alunos de ensino
superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
(IFSULDEMINAS). Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa, descritiva, por meio
de survey, em que a coleta de dados ocorreu com a aplicação de um questionário estruturado.
Com a análise de dados foi identificado que 26,70% dos alunos são alfabetizados
financeiramente, além de comprovar por meio de testes não paramétricos que somente as
variáveis sexo e renda (com o nível de alfabetização financeira variando de 0 a 6) apresentaram
relação estatisticamente significante com o nível de alfabetização financeira. Para a
alfabetização financeira considerando alfabetizado e não alfabetizado apenas a variável sexo
apresentou diferença significativa. E por meio da análise de regressão logística multinomial as
variáveis sexo, assuntos financeiros tratados com os pais na infância, cursar disciplinas
relacionadas a finanças no ensino médio, controlar o dinheiro periodicamente, percentual das
compras a prazo em atraso e pedir desconto quando compra à vista, podem ser estatisticamente
significativas para explicar o nível de alfabetização financeira. Dessa forma, este trabalho
contribuiu para identificar quais assuntos devem ser tratados no curso de capacitação sobre
alfabetização financeira de modo a preparar os estudantes para gerenciar melhor suas finanças
pessoais, além de servir de base para pesquisas futuras sobre alfabetização financeira. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administração |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRAÇÃO |
pt_BR |
dc.relation.references |
GUIDA, Juliana Lima de Rezende. Mensuração e avaliação do nível de alfabetização financeira dos alunos do ensino superior do IFSULDEMINAS. 2023. 136 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2023. |
pt_BR |