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Detecção de insatisfação de servidores públicos com inteligência artificial

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dc.creator DIAS, André Luiz Alves
dc.date.issued 2024-12-15
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3959
dc.description.abstract This work highlights a comprehensive investigation into the application of Artificial Intelligence (A.I.) in human resources management, with a specific focus on identifying employee dissatisfaction through machine learning approaches. The research included a review of scientific articles discussing both the implementation of A.I. in the context of human resources and the use of machine learning techniques to detect cases of turnover/attrition, along with the relationship between dissatisfaction and turnover/attrition cases. To assess these approaches, four validated public databases were selected. Three of them contained fictional employee data, and one contained real employee turnover data. Each database underwent a process of textual field factorization, followed by analyses to highlight the data distributions in each set. In conducting the research, different machine learning approaches were applied to each of the databases, aiming to verify the feasibility of identifying dissatisfaction through A.I. The techniques used included anomaly or novelty detection, classifiers, and optimized sets of classifiers. The results were quantified, revealing promising scores, with performances exceeding 90%. These results emphasize the overall effectiveness of machine learning in identifying employee dissatisfaction, demonstrating its potential for practical applications in the human resources environment. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Inteligência artificial pt_BR
dc.subject Turnover pt_BR
dc.subject Attrition pt_BR
dc.subject Aprendizado de máquina pt_BR
dc.subject Insatisfação de funcionário pt_BR
dc.title Detecção de insatisfação de servidores públicos com inteligência artificial pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2024-01-22
dc.date.available 2024-01-22T16:54:28Z
dc.date.accessioned 2024-01-22T16:54:28Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3063837050703595 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MORAES, Carlos Henrique Valério de
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3460761031788198 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho destaca uma pesquisa abrangente sobre a aplicação da Inteligência Artificial (I.A.) na gestão de recursos humanos, com um foco específico na identificação da insatisfação dos funcionários por meio de abordagens de aprendizado de máquina. A investigação incluiu uma revisão de artigos científicos que discutiam tanto a implementação da I.A. no contexto de recursos humanos quanto o uso de técnicas de aprendizado de máquina para detectar casos de turnover/attrition, além da relação de insatisfação e os casos de turnover/ attrition. Para avaliar essas abordagens, foram selecionadas quatro bases de dados públicas validadas. Três delas continham dados fictícios de funcionários e uma continha dados reais de turnover de funcionários. Cada base de dados passou por um processo de fatorização de campos textuais, seguido por análises para destacar as distribuições dos dados em cada conjunto. Na condução da pesquisa, diferentes abordagens de aprendizado de máquina foram aplicadas a cada uma das bases, com o objetivo de verificar a viabilidade de identificar a insatisfação por meio da I.A. As técnicas utilizadas incluíram detecção de anomalias ou novidades, classificadores e conjuntos de classificadores otimizados. Os resultados foram quantificados, revelando pontuações promissoras, com desempenhos superiores a 90%. Esses resultados destacam a eficácia geral do aprendizado de máquina na identificação da insatisfação dos funcionários, demonstrando seu potencial para aplicações práticas no ambiente de recursos humanos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Ciência e Tecnologia da Computação pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.relation.references DIAS, André Luiz Alves. Detecção de insatisfação de servidores públicos com inteligência artificial. 2023. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia da Computação.) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2023. pt_BR


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