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Avaliação termodinâmica e econômica da síntese de amônia, gás natural e metanol através da rota de gaseificação de biomassa no contexto do Brasil

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dc.creator SANTOS, Diogo Josué de Souza
dc.date.issued 2024-02-22
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4026
dc.description.abstract This research explores the potential for synthesizing synthetic fuels and producing ammonia in Brazil using sugarcane bagasse and solid urban waste, both biomasses considered important in the Brazilian energy scenario by the National Energy Program 2030 and 2050. The case studies first consider gasification with 2 different gasification agents, with air only and another with air and steam added simultaneously to obtain hydrogen, which will be used to synthesize the other products. The plants are analyzed using the 1st law thermodynamic indicator to determine the overall efficiency without considering a scenario of thermal use by regeneration. The levelized costs of H2, NH3, GNS and CH3OH are also analyzed in order to quantify the viability of these products through a renewable route compared to conventional fossil energy routes. It can be seen that gasification using the addition of air and steam favors hydrogen production in all the scenarios evaluated, reducing levelized costs and obtaining higher plant efficiencies. The increase in hydrogen productivity results in the production of ammonia, GNS and methanol with lower production costs and higher efficiencies. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Restrito pt_BR
dc.subject Biomassa pt_BR
dc.subject Hidrogênio pt_BR
dc.subject Combustível sintético pt_BR
dc.subject Amônia gaseificação pt_BR
dc.title Avaliação termodinâmica e econômica da síntese de amônia, gás natural e metanol através da rota de gaseificação de biomassa no contexto do Brasil pt_BR
dc.type Tese pt_BR
dc.date.available 2024-03-22
dc.date.available 2024-03-22T19:37:21Z
dc.date.accessioned 2024-03-22T19:37:21Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9738826911750266 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PALACIO, José Carlos Escobar
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1472037977658347 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 VENTURINI, Osvaldo José
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/2975606575001382 pt_BR
dc.description.resumo Essa pesquisa explora o potencial da síntese de combustíveis sintéticos e da produção de amônia no Brasil através do bagaço de cana-de-açúcar e o Resíduo Sólido Urbano, ambas biomassas consideradas como importantes no cenário energético brasileiro pelo Programa Nacional de Energia 2030 e 2050. Os estudos de caso consideram primeiramente uma gaseificação com 2 diferentes agentes da gaseificação, apenas com ar e outro com ar e vapor adicionados simultaneamente para a obtenção do hidrogênio, que será utilizado para a síntese dos demais produtos. As plantas são analisadas pelo indicador termodinâmico de 1a lei para determinação da eficiência geral sem considerar um cenário de aproveitamento térmico por regeneração. Também são analisados os custos nivelados de H2, NH3, GNS e CH3OH a fim de quantificar a produção desses produtos através de uma rota renovável perante às rotas convencionais de energia fóssil. Observa-se que a gaseificação utilizando a adição de ar e vapor favorece a produção de hidrogênio em todos os cenários avaliados, reduzindo os custos nivelados e obtendo maiores eficiências da planta. O aumento na produtividade de hidrogênio tem por consequência obtenção de amônia, GNS e metanol com menores custos de produção e maiores eficiências. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IEM - Instituto de Engenharia Mecânica pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Mecânica pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECÂNICA pt_BR
dc.relation.references SANTOS, Diogo Josué de Souza. Avaliação termodinâmica e econômica da síntese de amônia, gás natural e metanol através da rota de gaseificação de biomassa no contexto do Brasil. 2024. 241 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2024. pt_BR


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