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Acreditação e avaliação da qualidade de serviços odontológicos

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dc.creator CALIARI, Juliana Cássia de Souza
dc.date.issued 2024-02-06
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4029
dc.description.abstract The National Accreditation Organization developed an evaluation manual for health services, whose main criteria focused on Administrative Management, People Management and Care. Initially, in 1998, this program focused on evaluating hospitals. However, it was only in 2012 that the assessment criteria were adapted for dental services. With this in mind, the general aim of this study is to draw up an assessment of the quality of dental services, using the criteria established by the ONA's Brazilian Accreditation Manual and the Servqual model as a reference. To this end, the research method was defined as a case study in order to achieve validation in both public and private schools in a city located in the south of Minas Gerais. The results were evaluated using statistical tests and the Hierarchical Analysis Process. With the participation of 159 patients and seven dentists interviewed in the Municipal Network, the Servqual model shows that, for both interviewees, the quality sub-criteria were Equipment and Service provided correctly, on time; and the intervention sub-criterion was the fact that the Dentist was polite to the patient. In relation to the ONA model, patients pointed to the sub-criterion Channel as an improvement, the means of reporting abnormalities in relation to the service; for dentists, the improvement was the sub-criterion Hygiene of offices. In the parallel between seven dentists from the Municipal Network and five dentists from the Private Network, the criteria coincided. The results pointed to improvements, in relation to the Servqual model, in the Tangible, Safety in care and Professional responsibility criteria; and intervention strategies in the Empathy criterion. In relation to the ONA model, the criteria Organizational Leadership and Infrastructure Management had to be worked on with the other criteria used in the assessment to ensure all the gaps were filled and guarantee the effectiveness of the service. These results suggest that the criteria selected from the Servqual model and the ONA model were complementary in the evaluation of both networks. As a practical action, we propose the promotion of events to raise awareness of oral health, and thus reduce the indicators for seeking dental care. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Acreditação pt_BR
dc.subject Qualidade em serviços pt_BR
dc.subject Serviços de saúde pt_BR
dc.subject Organização Nacional de Acreditação pt_BR
dc.title Acreditação e avaliação da qualidade de serviços odontológicos pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2024-03-26
dc.date.available 2024-03-26T13:13:05Z
dc.date.accessioned 2024-03-26T13:13:05Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1742078085720645 pt_BR
dc.contributor.advisor1 GAUDÊNCIO, Juliana Helena Daroz
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9071337247377116 pt_BR
dc.description.resumo A Organização Nacional de Acreditação (ONA) desenvolveu um manual de avaliação para os serviços da saúde, cujos critérios principais tinham como foco a Gestão Administrativa, a Gestão de Pessoas e os Atendimentos. Inicialmente, em 1998, esse programa focava na avaliação de hospitais. No entanto, apenas em 2012, os critérios de avaliação foram adaptados para os serviços odontológicos. Com isso, o objetivo geral deste estudo é elaborar uma avaliação da qualidade dos serviços odontológicos, utilizando como referência os critérios estabelecidos pelo Manual Brasileiro de Acreditação da ONA e pelo modelo Servqual. Para tanto, definiu-se a método de pesquisa como estudo de caso para conseguir validação tanto na Rede Pública quanto na Rede Privada de uma cidade localizada no Sul de Minas Gerais. Os resultados foram avaliados por meio dos testes estatísticos e pelo Processo de Análise Hierárquico (AHP). Com a participação de 159 pacientes e sete dentistas entrevistados na Rede Municipal depreende-se, em relação ao modelo Servqual, para ambos entrevistados, que os subcritérios de qualidade eram Equipamentos e Serviço prestado de forma correta, dentro do prazo; e, o subcritério de intervenção era o fato do Dentista ser educado com o paciente. Em relação ao modelo ONA, pacientes apontaram como melhoria o subcritério Canal, ou seja, o meio para registrar anormalidades em relação ao serviço; para dentistas, a melhoria era o subcritério Higienização dos consultórios. Já no paralelo entre sete dentistas da Rede Municipal e cinco dentistas da Rede Privada, houve coincidência nos critérios. Os resultados apontavam melhoria, em relação ao modelo Servqual, os critérios Tangível, Segurança no atendimento e Responsabilidade profissional; e estratégias de intervenção era o critério Empatia. Em relação ao modelo ONA, era trabalhar os critérios Liderança Organizacional e Gestão de Infraestrutura com os outros critérios utilizados na avaliação para assegurar todas as lacunas e garantir a efetividade do serviço. Tais resultados levam a entender que os critérios selecionados do modelo Servqual e do modelo ONA eram complementares na avaliação, para ambas as Redes avaliadas. Propõe como ação prática a promoção de eventos para conscientização da saúde bucal, e com isso, a diminuição dos indicadores de busca a assistência odontológica. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃO pt_BR
dc.relation.references CALIARI, Juliana Cássia de Souza. Acreditação e avaliação da qualidade de serviços odontológicos. 2024. 181 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2024. pt_BR


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