dc.creator |
LIMA, Yago Toledo |
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dc.date.issued |
2023-03-07 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4037 |
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dc.description.abstract |
Computational simulation is a widely used tool for monitoring and optimizing performance
indicators in both academia and industry. However, human operators are commonly
represented as resources with constant nominal production in simulation models. Such
models are often insufficient, as they disregard the inherent variations due to human
physiology. Although there are ways to represent such variations in human performance in
the academic literature, emotional factors are rarely addressed. Moreover, the studies that
seek to model the psychophysical attitude, which includes emotions, of the operator usually
require sophisticated equipment or time-consuming forms to be filled by the operators. To
present an alternative for the inclusion of the emotional human factor in simulation models,
this work uses a machine learning model to identify the apparent mood of operators from
footage of a manufacturing production line in operation. This approach does not interfere
with the workload of the operators nor require any extra equipment other than a common
video camera, filling a gap observed in the literature. This study revealed 66 statistically
significant correlations between the mood variables estimated by the machine learning model
and operation time on the assembly line. It was also shown that the probability distribution
functions for the operation time differ significantly when considering different classes of
mood. Lastly, those different curves were demonstrated in a simulation model. The results
show an improvement trend in the model’s results, thus demonstrating the viability of this
technique.This study also provides instructions for applying the proposed technique that can
be used in similar projects. Besides simulations, this technique can be applied to a variety of
fields including defects prevention, occupational health and safety. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Simulação |
pt_BR |
dc.subject |
Desempenho humano |
pt_BR |
dc.subject |
Fator emocional |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem de máquina |
pt_BR |
dc.title |
Utilização de aprendizagem de máquina para a inclusão de fatores emocionais humanos em projetos de simulação |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2024-04-08 |
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dc.date.available |
2024-04-08T11:58:42Z |
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dc.date.accessioned |
2024-04-08T11:58:42Z |
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dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6238555777811807 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MONTEVECHI, José Arnaldo Barra |
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dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2169751971927037 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A simulação computacional é uma ferramenta amplamente utilizada para monitorar e
otimizar indicadores de desempenho tanto na academia quanto na indústria. Os operadores
humanos, no entanto, são comumente representados como recursos de produção nominal
constante nos modelos de simulação. Tal modelo, em muitos casos, é insuficiente, uma vez
que desconsidera as variações inerentes da fisionomia humana. Há na literatura formas de se
representar tais variações no desempenho humano, porém, o fator emocional raramente é
abordado nestes trabalhos. Além disso, os trabalhos que buscam modelar a atitude psicofísica
do operador, que engloba as emoções, no geral, necessitam de equipamentos sofisticados ou
formulários morosos a serem preenchidos. Para apresentar uma alternativa para a inclusão do
fator emocional humano em modelos de simulação, este trabalho utiliza um modelo de
aprendizagem de máquina para identificar o humor aparente de operadores a partir de
filmagens de uma linha de produção de manufatura em operação. Esta abordagem não
interfere na carga de trabalho dos operadores nem demanda nenhum tipo de equipamento
extra além de uma câmera filmadora comum, preenchendo então a lacuna observada na
literatura. Este trabalho demonstrou que há 66 correlações estatísticas significantes entre as
variáveis de humor detectadas pelo modelo de aprendizagem de máquina utilizado e o tempo
de operação na linha. Também foi demonstrado que as curvas de distribuição de
probabilidade para o tempo de operação variam significativamente quando consideradas
diferentes classes de humor. Por fim, foi demonstrada a aplicação destas curvas em um
modelo de simulação. Os resultados evidenciam uma tendência de melhoria nos resultados do
modelo, demonstrando assim a viabilidade da técnica aplicada. Além dos resultados
demonstrados, este trabalho também apresenta instruções para aplicação da técnica proposta
que podem ser utilizadas para projetos similares. Além das simulações, a técnica apresentada
pode também ser utilizada em diversas áreas incluindo prevenção de defeitos de fabricação,
saúde e segurança ocupacional. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
pt_BR |
dc.relation.references |
LIMA, Yago Toledo. Utilização de aprendizagem de máquina para a inclusão de fatores emocionais humanos em projetos de simulação. 2023. 155 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2023. |
pt_BR |