DSpace/Manakin Repository

A percepção de professores de química do ensino superior sobre experimentos didáticos controlados remotamente: um estudo a partir da construção de uma titulação ácido-base

Mostrar registro simples

dc.creator FERREIRA, Jade Carvalho
dc.date.issued 2024-02-28
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4038
dc.description.abstract This study investigated the perceptions of higher education chemistry teachers about the use of ICT in chemistry teaching and qualitatively analyzed their perceptions on the didactic use of a remotely controlled experiment. The selection criteria for the participants were teachers who had taught General Experimental Chemistry at some point in their career and who belonged to the chemistry course faculty at a Federal University in the south of Minas Gerais, Brazil. With no distinction being made regarding the respective training or area of expertise. The construction of the Remote Controlled Didactic Experiment (ECDR) on Acid-Base Titration and all stages of idealization, modeling, and programming were carried out in a Remote Laboratory. After validating the experiment prototype, semi-structured interviews were carried out with the aim of understand the role of experimentation in chemistry, how the interviewees use ICT in their classes, their understanding of remote experiments, and their perceptions of the EDCR built. The data analysis revealed resistance from these teachers to the use of ICT in experimental contexts and a lack of knowledge about what remote experiments are and how they can be used in the context of chemistry teaching. When presented with an experiment developed with didactic objectives, the teachers' perception changed, leading them to consider using ICT in their experimental practices as an auxiliary tool for the chemistry teaching process. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Experimento didático controlado remotamente pt_BR
dc.subject Ensino de química pt_BR
dc.subject Titulação ácido-base pt_BR
dc.title A percepção de professores de química do ensino superior sobre experimentos didáticos controlados remotamente: um estudo a partir da construção de uma titulação ácido-base pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2024-04-08
dc.date.available 2024-04-08T12:52:42Z
dc.date.accessioned 2024-04-08T12:52:42Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1396995790615620 pt_BR
dc.contributor.advisor1 REZENDE JUNIOR, Mikael Frank
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6938316407040676 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 CAETANO, Thiago Costa
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/3744912186894176 pt_BR
dc.description.resumo O trabalho investigou as percepções de professores de química do Ensino Superior sobre o uso de TDIC no Ensino de Química, e analisou qualitativamente as percepções destes docentes sobre o uso didático de um experimento controlado remotamente. Os critérios de seleção dos participantes foram docentes que lecionaram Química Geral Experimental em algum momento de sua carreira e pertencentes ao quadro de docentes do curso de Química em uma Universidade Federal do sul de Minas Gerais, não sendo feita quaisquer distinções com relação à respectiva formação ou área de atuação destes docentes. A construção do Experimento Didático Controlado Remotamente (EDCR) sobre Titulação Ácido-Base e todas as etapas de idealização, modelagem e programação foram realizadas em um Laboratório Remoto. Após a validação do protótipo do experimento, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com o objetivo de compreender qual o papel da experimentação na química, como os entrevistados utilizam as TDIC em suas aulas, qual a compreensão sobre experimento remoto e quais as percepções sobre o EDCR construído. A análise dos dados revelou resistência por parte destes docentes com relação ao uso das TDIC em contextos experimentais, e um desconhecimento sobre o que são experimentos remotos e como eles podem ser utilizados no contexto da química. Ao serem apresentados com um experimento desenvolvido com objetivos didáticos, a percepção dos professores foi alterada, fazendo com que passassem a considerar a utilizarem a TDIC em suas práticas experimentais como uma ferramenta auxiliar para o processo de ensino da química pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM pt_BR
dc.relation.references FERREIRA, Jade Carvalho. A percepção de professores de química do ensino superior sobre experimentos didáticos controlados remotamente: um estudo a partir da construção de uma titulação ácido-base. 2024. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples