DSpace/Manakin Repository

Cultura, desenvolvimento e tecnologia: construção e design de tambores e suas redes

Mostrar registro simples

dc.creator AZEREDO, Marcel Costa
dc.date.issued 2023-03-24
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4050
dc.description.abstract It is in the field of Brazilian culture that the richness and development of maracatu de baque virado is revealed with its dances, songs, costumes, percussion orchestra, as well as the construction of an identity marked by social and political dynamics. Immersed in the percussion orchestra, this research emphasizes the drums and the figure of the drum builder with knowledge and technological practices that performs the manufacture and maintenance of the maracatu drums of baque virado. This drum reveals the multiplicity of human and non-human elements in sociotechnical controversies, which weave a complex network of mediators and intermediaries. The methodology of this research seeks to reveal the construction of drums, sounds, technological processes and income generation based on the Actor-Network theory, through open and semi-structured interviews, with the resource of Controversy Cartography and Oligopticon-Maps. The results of this research reveal the fragility of the cultural sector due to the health crisis of Covid-19, generating a series of affectations for the manufacture of the artifact, the increase in prices of materials, the stoppage of the cultural sector and the Aldir Blanc law injecting breath into the cultural sector. It describes the strategies used by the drum builder during the Covid-19 pandemic in the manufacture of the drum (my first instrument), the service at Toninho's joinery and, recently, the resumption of the cultural sector with maracatu workshops and production of drums for maracatuzeiros. From these results, the Oligopticon-Maps were elaborated allowing an immersion in the controversies of the networks revealed in the research. The conclusion of this research is the diversity of elements and technologies in the manufacture of the artifact and the ability to generate income with the artifacts. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Maracatu pt_BR
dc.subject Tambor pt_BR
dc.subject Construtor pt_BR
dc.subject Teoria Ator-Rede pt_BR
dc.subject Cartografia de controvérsias pt_BR
dc.subject Geração de renda pt_BR
dc.title Cultura, desenvolvimento e tecnologia: construção e design de tambores e suas redes pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2024-04-18
dc.date.available 2024-04-17T18:43:29Z
dc.date.accessioned 2024-04-17T18:43:29Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5248400291027640 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MELLO, Adilson da Silva
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4758034136465394 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 PIMENTA, Carlos Alberto Máximo
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/6014753937589029 pt_BR
dc.description.resumo É no campo da cultura brasileira que se revela a riqueza e o desenvolvimento do maracatu de baque virado com suas danças, cantos, fantasias, orquestra de percussão, bem como a construção da identidade marcada por dinâmicas sociais e políticas. Imerso na orquestra de percussão a presente pesquisa ressalta os tambores e a figura do construtor de tambor com saberes e práticas tecnológicas que realiza a confecção e manutenção dos tambores do maracatu de baque virado. Esse tambor revela a multiplicidade de elementos humanos e não-humanos nas controvérsias sociotécnicas, que tecem uma complexa rede de mediadores e intermediários. A metodologia dessa pesquisa busca revelar a construção dos tambores, sonoridades, processos tecnológicos e geração de renda sustentadas na teoria Ator-Rede, por meio das entrevistas abertas e semiestruturadas, com o recurso da Cartografia de Controvérsias e dos Oligópticon-Maps. Os resultados dessa pesquisa revelam a fragilidade do setor cultural devido à crise sanitária da Covid-19, gerando uma série de afetações para a fabricação do artefato, o aumento de preços nos materiais, a paralisação do setor cultural e a lei Aldir Blanc injetando fôlego no setor cultural. É descrita as estratégias utilizadas para o construtor de tambor durante a pandemia da Covid-19 na fabricação do tambor (meu primeiro instrumento), o serviço na marcenaria do Toninho e, recentemente, a retomada do setor cultural com as oficinas de maracatu e a produção de tambores para os maracatuzeiros. A partir desses resultados foram elaborados os Oligópticon-Maps permitindo uma imersão nas controvérsias das redes reveladas na pesquisa. Conclui-se com essa pesquisa a diversidade de elementos e tecnologias na fabricação do artefato e a capacidade de geração de renda com os artefatos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IRN - Instituto de Recursos Naturais pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::OUTROS::CIÊNCIAS SOCIAIS pt_BR
dc.relation.references AZEREDO, Marcel Costa. Cultura, desenvolvimento e tecnologia: construção e design de tambores e suas redes. 2023. 143 f. Dissertação Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples