DSpace/Manakin Repository

Kit domiciliar para execução de atividades de laboratório: impacto na formação prática do engenheiro durante a pandemia

Mostrar registro simples

dc.creator FLORES, Priscila Sodré da Silva
dc.date.issued 2024-03-06
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4070
dc.description.abstract Due to the Covid-19 pandemic and the imposition of social distancing, face-to-face classes in all Educational Institutions were suspended. With this occurrence, practical laboratory classes in engineering courses were directly affected. Without the possibility of in person classes and in order to minimize the impact on students' training, the Institute of Systems Engineering and Information Technologies at UNIFEI developed a kit of Practical Activities to replace the face-to-face laboratory. This kit was used by students in their homes during Remote Learning. The objective of the present study is to analyze the effectiveness of using a home kit as a substitute for practical classes in the Electronic Engineering course at the Federal University of Itajubá. This is a quantitative, exploratory and cross-sectional study and data analysis was presented through graphs and tables. To this end, data collection was carried out online, through a questionnaire sent to students who took the ELTA10 or ELTA10A discipline. This questionnaire sought to find out sociodemographic aspects and understand students' perceptions of their experience during the pandemic. As a result, it can be seen that the use of the kit was beneficial and well accepted by the students, bringing unforeseen benefits such as motivation during a period of isolation and also encouraging them to carry out activities beyond those requested in the class itineraries. It is concluded, therefore, that the use of the Laboratory kit allowed manual skills to be performed in an isolated environment, mitigating possible negative impacts on the student's professional training. The knowledge through practice and manipulation of the kit was able to help in understanding the theoretical concepts, therefore bringing a positive result with the adoption of this new methodology. The kit provided students with an asynchronous environment to learn to study in an active and interactive way, even in an adverse pandemic situation. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Engenharia pt_BR
dc.subject Laboratório pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Competência e habilidade pt_BR
dc.subject Pandemia pt_BR
dc.title Kit domiciliar para execução de atividades de laboratório: impacto na formação prática do engenheiro durante a pandemia pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2024-05-16
dc.date.available 2024-05-16T12:34:59Z
dc.date.accessioned 2024-05-16T12:34:59Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9455902110581679 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALMEIDA, Ana Paula Siqueira Silva de
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2146410092995682 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 ALMEIDA, Rodrigo Maximiano Antunes de
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/4546176200819713 pt_BR
dc.description.resumo Em razão da pandemia da Covid-19 e por imposição do distanciamento social, as aulas presenciais em todas as Instituições de Ensino foram suspensas. Com esta ocorrência, as aulas práticas em laboratório dos cursos de engenharia foram afetadas diretamente. Sem a possibilidade das aulas presenciais e a fim de minimizar o impacto na formação dos alunos, o Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologias da Informação da UNIFEI desenvolveu um kit de atividades práticas em substituição ao laboratório presencial. Esse kit foi utilizado pelos discentes em seus domicílios durante o Ensino Remoto. O objetivo do presente estudo é analisar como foi a utilização de um kit domiciliar como substituto das aulas práticas no curso de Engenharia Eletrônica da Universidade Federal de Itajubá sob a perspectiva dos alunos. Trata-se de um estudo quantitativo, exploratório e transversal e a análise de dados foi apresentada por meio de gráficos e tabelas. Para tanto, a coleta de dados foi realizada de forma online, por meio de um questionário enviado aos alunos que cursaram as disciplinas ELTA10 ou ELTA10A. Esse questionário buscava saber aspectos sociodemográficos e entender quais foram as percepções dos alunos sobre a experiência vivida durante a pandemia. Como resultado, percebeu-se que o uso do kit foi proveitoso e bem aceito pelos alunos, trazendo benefícios não previstos como motivação em período de isolamento e ainda, estimulando os mesmos a realizarem inclusive, atividades além das que eram pedidas nos roteiros das aulas. Concluiu-se, portanto, que a utilização do kit de laboratório permitiu que as habilidades manuais pudessem ser desempenhadas num ambiente de isolamento, mitigando os eventuais impactos negativos na formação profissional do estudante. Os conhecimentos por meio da prática e manipulação do kit foram capazes de ajudar na compreensão dos conceitos teóricos trazendo, portanto, um resultado positivo com a adoção dessa nova metodologia. O kit proporcionou no ambiente assíncrono, que os discentes aprendessem a estudar de forma ativa e interativa ainda que em uma situação adversa de pandemia. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IRN - Instituto de Recursos Naturais pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::OUTROS::CIÊNCIAS SOCIAIS pt_BR
dc.relation.references FLORES, Priscila Sodré da Silva. Kit domiciliar para execução de atividades de laboratório: impacto na formação prática do engenheiro durante a pandemia. 2024. 75 f. Dissertação Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples