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Modelo de simulação híbrida para implantação de bicicleta compartilhada como alternativa ao transporte público

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dc.creator PESSOA, Daniel de Oliveira
dc.date.issued 2024-03-27
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4076
dc.description.abstract Brazilian capitals are ranked among cities with the worst traffic time indices. This scenario is largely influenced by the predominant use of private vehicles in the country, leading to a less efficient public transportation system, especially for short routes. Although public transport is a viable option to relieve the excess of circulating vehicles, the travel time makes this alternative less attractive. Thus, for short-distance commutes, known as the "last mile," shared bicycles emerge as a promising alternative to reduce the travel time for users, which can be integrated into the public transport system for longer distances in major urban centers. To understand this potential, simulation proves to be a methodology capable of providing a virtual representation of the environment, allowing for modifications without the need for physical intervention in the system. In this context, the aim of the work is to develop and apply a hybrid simulation model for analyzing urban transport systems with shared bicycles. With the model, it is possible not only to measure the benefits provided by these systems but also to assist the decision-making process for the implementation of new stations and improvements in urban infrastructure. The proposed model adopts a hybrid approach, that is, combining Agent-Based Simulation (ABS) and Discrete Event Simulation (DES), focusing on the central region of Belo Horizonte, MG (Contorno Region) as the study object. For the construction phase of the computational model, the AnyLogic software was used, which made it possible to simulate nine different scenarios, considering variations in the speeds of buses and bicycles, as well as the presence or absence of bike lanes, weather conditions, and traffic levels. The model validation involved collecting field data via GPS, related to speed, location, time, and elevation of bicycle displacements in the study region. Significance tests indicated that the averages of the simulated and real data are statistically equivalent, thus validating the developed computational model. At the end of the simulation, it was possible to obtain the travel times for each type of transport. The comparative analysis between the modes revealed a significant advantage in the deployment of shared bicycles: for short distances, the reduction in travel time with the use of bicycles was up to 61% compared to buses. However, it is necessary to highlight that choosing this active mode of transportation requires physical effort, which may be a limiting factor for some users. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Transporte público pt_BR
dc.subject Bicicletas compartilhadas pt_BR
dc.subject Mobilidade urbana sustentável pt_BR
dc.subject Modelagem e simulação pt_BR
dc.title Modelo de simulação híbrida para implantação de bicicleta compartilhada como alternativa ao transporte público pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2024-05-24
dc.date.available 2024-05-24T13:27:10Z
dc.date.accessioned 2024-05-24T13:27:10Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7613465085402427 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Renato da Silva
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9161092505168234 pt_BR
dc.description.resumo As capitais brasileiras estão classificadas entre as cidades com os piores índices de tempo gasto no trânsito. Este cenário é amplamente influenciado pelo uso predominante de automóveis individuais no país, o que contribui para um sistema de transporte público menos eficiente, especialmente em trajetos curtos. Embora o transporte público seja uma alternativa viável para aliviar o excesso de veículos em circulação, o tempo de deslocamento torna essa opção pouco atrativa. Assim, para deslocamentos de curta distância, conhecidos como “última milha”, as bicicletas compartilhadas surgem como uma alternativa promissora para a redução do tempo de viagem dos usuários, podendo ser integradas ao sistema de transporte público para deslocamentos maiores nos grandes centros urbanos. De modo a compreender esse potencial, a simulação mostra-se como uma metodologia capaz de trazer uma representação virtual do ambiente, possibilitando a realização de alterações sem que seja necessária a intervenção física no sistema. Neste contexto, o objetivo do trabalho foi desenvolver e aplicar um modelo de simulação híbrida para a análise de sistemas de transporte urbano com bicicletas compartilhadas. Com o modelo, foi possível não apenas mensurar os benefícios proporcionados por esses sistemas, mas também assessorar o processo de tomada de decisão para a implantação de novas estações e melhorias na infraestrutura urbana. O modelo proposto adota uma abordagem híbrida, isto é, aplicando em conjunto a Simulação Baseada em Agentes (SBA) e a Simulação de Eventos Discretos (SED), como objeto de estudo a Região central da cidade de Belo Horizonte, MG (Região do Contorno). Para a etapa de construção do modelo computacional, foi utilizado o software AnyLogic, com o qual, foi possível a simulação de nove cenários distintos, considerando variações nas velocidades dos ônibus e bicicletas, bem como a presença ou ausência de ciclofaixas, condições climáticas e níveis de tráfego. A validação do modelo envolveu a coleta de dados em campo via GPS, relativos à velocidade, localização, tempo e elevação dos deslocamentos de bicicleta na região de estudo. Testes de significância indicaram que as médias dos dados simulados e reais são estatisticamente equivalentes, validando assim o modelo computacional desenvolvido. Ao final da simulação, foi possível obter os tempos de deslocamento em cada tipo de transporte. A análise comparativa entre as modalidades revelou uma significativa vantagem na implantação de bicicletas compartilhadas: em curtas distâncias, a redução no tempo de percurso com o uso da bicicleta foi de até 61% em comparação ao ônibus. No entanto, é necessário destacar que a opção por esse modo de transporte ativo demanda esforço físico, o que pode ser um fator limitante para alguns usuários. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃO pt_BR
dc.relation.references PESSOA, Daniel de Oliveira. Modelo de simulação híbrida para implantação de bicicleta compartilhada como alternativa ao transporte público. 2024. 101 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2024. pt_BR


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