dc.creator |
CONTARINI, Isabella Rizzo |
|
dc.date.issued |
2024-03-01 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4079 |
|
dc.description.abstract |
With the establishment of Emergency Remote Teaching (ERT) motivated by the COVID-19 pandemic and in light of the advances and use of Digital Information and Communication Technologies (DICT) to aid pedagogical practice at different levels of education, this research aims to analyze the understandings that chemistry teachers from a Higher Education Institution (HEI) have about the use of computational simulators (CS). In this sense, this research is configured as a qualitative study in which data were obtained through semi-structured interviews with seven teachers and subsequently analyzed in such a way that two main groupings emerged: a) Experimentation in Chemistry Teaching: scenarios, proposals, and teacher understandings, which investigated the occurrence of practical disciplines during ERT, the adaptations made by teachers, and their understandings of the laboratory and experimental activities; and b) Computational Simulations in Undergraduate Chemistry Courses: applications, domains, and criteria, which investigated the contexts of use and application of CS, seeking the knowledge and domains teachers have on the subject. In addition, the necessary criteria for the application of CS in the didactic context in which they operate were investigated. It was identified that the methods used in practical classes during ERT were not satisfactory for teachers who understand experimental practice as an important element in the chemistry course, and it could not be replaced by tools mediated by DICT. Thus, the laboratory is understood as a preparatory space with the purpose of qualifying students for the professional market. Regarding the understandings of CS, various possibilities were pointed out, including exploring different conceptual levels of chemistry and assisting research carried out in experimental laboratories. On the other hand, some obstacles were identified, such as the need for students to differentiate models from real objects, the limited time available in classes, the lack of teacher training, and the unfamiliarity with platforms and software. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Simulações computacionais |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino superior de química |
pt_BR |
dc.subject |
Compreensões docentes |
pt_BR |
dc.subject |
TDIC |
pt_BR |
dc.title |
Simulações computacionais no ensino superior: um estudo sobre as concepções de docentes de química |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2024-05-24 |
|
dc.date.available |
2024-05-24T19:11:22Z |
|
dc.date.accessioned |
2024-05-24T19:11:22Z |
|
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1105889039936228 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
REZENDE JUNIOR, Mikael Frank |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6938316407040676 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Com o instaurar do Ensino Remoto Emergencial (ERE) motivado pela pandemia da COVID-19 e frente aos avanços e uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no auxílio à prática pedagógica em diferentes níveis de ensino, esta pesquisa tem o objetivo de analisar quais compreensões docentes de química de uma Instituição de Ensino Superior (IES), possuem sobre o uso de simuladores computacionais (SC). Neste sentido, essa pesquisa se configura como um estudo qualitativo em que os dados foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas com sete docentes e, posteriormente, analisados de forma que emergiram dois agrupamentos principais designados em: a) A Experimentação no Ensino de Química: cenários, propostas e compreensões docentes, que investigou a ocorrência das disciplinas práticas durante o ERE, as adaptações realizadas pelos docentes e que compreensões possuem sobre o laboratório e as atividades experimentais; e b) Simulações Computacionais nos cursos de Graduação em Química: aplicações, domínios e critérios, que investigou os contextos de uso e aplicação das SC, buscando quais os conhecimentos e domínios os docentes possuíam sobre a temática além disso, foi investigado os critérios necessários para a aplicação de SC no contexto didático que atuam. Identificou-se que, os métodos utilizados nas aulas práticas durante o ERE não se configuraram satisfatórios para os docentes que compreendem a prática experimental como elemento importante no curso de química, não sendo possível ser substituída por instrumentos mediados pela TDIC, assim, o laboratório é entendido como espaço preparatório com a finalidade de qualificar os discentes para o mercado profissional. Quanto as compreensões sobre SC, foram apontadas diversas possibilidades entre elas, explorar diferentes níveis conceituais da química e auxiliar pesquisas realizadas em laboratórios experimentais. Por outro lado, configuraram como alguns obstáculos a necessidade dos discentes diferenciarem modelos de objetos reais, o pouco tempo disponível nas aulas, a falta de capacitação docente e o desconhecimento de plataformas e softwares. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
pt_BR |
dc.relation.references |
CONTARINI, Isabella Rizzo. Simulações computacionais no ensino superior: um estudo sobre as concepções de docentes de química. 2024. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2024. |
pt_BR |