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Simulações computacionais no ensino superior: um estudo sobre as concepções de docentes de química

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dc.creator CONTARINI, Isabella Rizzo
dc.date.issued 2024-03-01
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4079
dc.description.abstract With the establishment of Emergency Remote Teaching (ERT) motivated by the COVID-19 pandemic and in light of the advances and use of Digital Information and Communication Technologies (DICT) to aid pedagogical practice at different levels of education, this research aims to analyze the understandings that chemistry teachers from a Higher Education Institution (HEI) have about the use of computational simulators (CS). In this sense, this research is configured as a qualitative study in which data were obtained through semi-structured interviews with seven teachers and subsequently analyzed in such a way that two main groupings emerged: a) Experimentation in Chemistry Teaching: scenarios, proposals, and teacher understandings, which investigated the occurrence of practical disciplines during ERT, the adaptations made by teachers, and their understandings of the laboratory and experimental activities; and b) Computational Simulations in Undergraduate Chemistry Courses: applications, domains, and criteria, which investigated the contexts of use and application of CS, seeking the knowledge and domains teachers have on the subject. In addition, the necessary criteria for the application of CS in the didactic context in which they operate were investigated. It was identified that the methods used in practical classes during ERT were not satisfactory for teachers who understand experimental practice as an important element in the chemistry course, and it could not be replaced by tools mediated by DICT. Thus, the laboratory is understood as a preparatory space with the purpose of qualifying students for the professional market. Regarding the understandings of CS, various possibilities were pointed out, including exploring different conceptual levels of chemistry and assisting research carried out in experimental laboratories. On the other hand, some obstacles were identified, such as the need for students to differentiate models from real objects, the limited time available in classes, the lack of teacher training, and the unfamiliarity with platforms and software. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Simulações computacionais pt_BR
dc.subject Ensino superior de química pt_BR
dc.subject Compreensões docentes pt_BR
dc.subject TDIC pt_BR
dc.title Simulações computacionais no ensino superior: um estudo sobre as concepções de docentes de química pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2024-05-24
dc.date.available 2024-05-24T19:11:22Z
dc.date.accessioned 2024-05-24T19:11:22Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1105889039936228 pt_BR
dc.contributor.advisor1 REZENDE JUNIOR, Mikael Frank
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6938316407040676 pt_BR
dc.description.resumo Com o instaurar do Ensino Remoto Emergencial (ERE) motivado pela pandemia da COVID-19 e frente aos avanços e uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no auxílio à prática pedagógica em diferentes níveis de ensino, esta pesquisa tem o objetivo de analisar quais compreensões docentes de química de uma Instituição de Ensino Superior (IES), possuem sobre o uso de simuladores computacionais (SC). Neste sentido, essa pesquisa se configura como um estudo qualitativo em que os dados foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas com sete docentes e, posteriormente, analisados de forma que emergiram dois agrupamentos principais designados em: a) A Experimentação no Ensino de Química: cenários, propostas e compreensões docentes, que investigou a ocorrência das disciplinas práticas durante o ERE, as adaptações realizadas pelos docentes e que compreensões possuem sobre o laboratório e as atividades experimentais; e b) Simulações Computacionais nos cursos de Graduação em Química: aplicações, domínios e critérios, que investigou os contextos de uso e aplicação das SC, buscando quais os conhecimentos e domínios os docentes possuíam sobre a temática além disso, foi investigado os critérios necessários para a aplicação de SC no contexto didático que atuam. Identificou-se que, os métodos utilizados nas aulas práticas durante o ERE não se configuraram satisfatórios para os docentes que compreendem a prática experimental como elemento importante no curso de química, não sendo possível ser substituída por instrumentos mediados pela TDIC, assim, o laboratório é entendido como espaço preparatório com a finalidade de qualificar os discentes para o mercado profissional. Quanto as compreensões sobre SC, foram apontadas diversas possibilidades entre elas, explorar diferentes níveis conceituais da química e auxiliar pesquisas realizadas em laboratórios experimentais. Por outro lado, configuraram como alguns obstáculos a necessidade dos discentes diferenciarem modelos de objetos reais, o pouco tempo disponível nas aulas, a falta de capacitação docente e o desconhecimento de plataformas e softwares. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM pt_BR
dc.relation.references CONTARINI, Isabella Rizzo. Simulações computacionais no ensino superior: um estudo sobre as concepções de docentes de química. 2024. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2024. pt_BR


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