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Ensino de física e educação especial: atividades experimentais inclusivas e suas contribuições

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dc.creator FEITOZA, Natã Nadher Rezende
dc.date.issued 2024-03-28
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4080
dc.description.abstract This study aimed to investigate possibilities for the application of an inclusive practical-experimental activity in a non-formal educational setting, using Multisensory Didactics and Vygotsky's Cultural-Historical theory as theoretical frameworks. Building upon previous work, an experiment on light absorption by objects of different colors was devised, employing Braille inscriptions and tactile strips for reading and identifying each color by visually impaired individuals. As a qualitative research endeavor, this study unfolded in three stages: a semi-structured interview with the professor in charge of the science center at the Federal University of Itajubá, named InterCiências, where the research took place; a practical validation involving two persons with disabilities; and a final application with a test group. The first stage sought to assess the functionality of the experiment concerning its physical concepts and the context in which it was employed, as well as to describe InterCiências' accessibility history and its demands. In the second phase, the experiment's applicability for visually impaired individuals was investigated, focusing on tactile readability and the average time needed for proper interpretation of the experimental proposal. Lastly, the last phase examined the experiment's usability in an inclusive environment, aiming to enhance Physics Education for students with and without disabilities, without resorting to separate activities and promoting the possibility of interaction among a more diverse audience. The results from the three stages indicated the experiment's potential for use by both visually impaired and sighted individuals in terms of learning, identification, and reconstruction of alternative conceptions in students. Regarding the time taken to interpret the Braille-written colors by visually impaired individuals compared to sighted students, when compared to someone experienced in Braille writing, the discrepancy is approximately five seconds, demonstrating the possibility of effective interaction and inclusion in an educational context. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Ensino de física pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Atividade prático-experimental pt_BR
dc.subject Ensino não-formal pt_BR
dc.title Ensino de física e educação especial: atividades experimentais inclusivas e suas contribuições pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2024-05-24
dc.date.available 2024-05-24T19:27:25Z
dc.date.accessioned 2024-05-24T19:27:25Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2663507019125092 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERRAZ, Denise Pereira de Alcântara
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9785887550619619 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho teve como objetivo investigar possibilidades de aplicação de uma atividade prático-experimental inclusiva em um ambiente não-formal de ensino, tendo como lente teórica a Didática Multissensorial e a teoria Histórico-cultural de Vygotsky. Partindo de um trabalho anterior, foi construído um experimento sobre absorção de luz por objetos de cores distintas, com o emprego de inscrições em braile e fitas táteis para a leitura e identificação de cada cor por pessoas não videntes. Tratando-se de uma pesquisa qualitativa, este trabalho foi desenvolvido em três etapas: uma entrevista semiestruturada com o professor responsável pelo centro de ciências da Universidade Federal de Itajubá, denominado InterCiências, onde ocorreu a pesquisa; uma validação prática com duas pessoa com deficiência; e, a aplicação final em uma turma teste. A primeira etapa buscou investigar a funcionalidade do experimento quanto aos seus conceitos físicos e o contexto em que foi empregado, além de descrever o histórico do InterCiências sobre acessibilidade e suas demandas. No segundo momento da pesquisa, foi investigada a aplicabilidade do experimento para uma pessoa com deficiência visual, no que diz respeito a facilidade de leitura tátil e o tempo médio necessário para uma interpretação adequada da proposta experimental. Por fim, a última fase voltou-se para a usabilidade do experimento em um ambiente inclusivo, buscando favorecer o Ensino de Física para alunos com e sem deficiência, ou seja, sem o uso de atividades separadas e promovendo a possibilidade de interação entre um público mais diverso. Os resultados das três etapas indicaram potencial do experimento ao ser utilizado por pessoas com deficiência visual e sem deficiência visual, no que diz respeito à aprendizagem, possibilidade de identificação e reconstrução de concepções alternativas nos alunos. Em relação ao tempo para interpretação das cores escritas em braille pela com deficiência visual em comparação com os alunos normovisuais, quando a comparação é feita com alguém experiente na escrita braille a discrepância é de cerca de cinco segundos, o que demonstra possibilidade de uma interação e inclusão efetiva em um contexto de ensino. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM pt_BR
dc.relation.references FEITOZA, Natã Nadher Rezende. Ensino de física e educação especial: atividades experimentais inclusivas e suas contribuições. 2024. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2024. pt_BR


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