dc.creator |
FEITOZA, Natã Nadher Rezende |
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dc.date.issued |
2024-03-28 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4080 |
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dc.description.abstract |
This study aimed to investigate possibilities for the application of an inclusive
practical-experimental activity in a non-formal educational setting, using Multisensory
Didactics and Vygotsky's Cultural-Historical theory as theoretical frameworks.
Building upon previous work, an experiment on light absorption by objects of
different colors was devised, employing Braille inscriptions and tactile strips for
reading and identifying each color by visually impaired individuals. As a qualitative
research endeavor, this study unfolded in three stages: a semi-structured interview
with the professor in charge of the science center at the Federal University of Itajubá,
named InterCiências, where the research took place; a practical validation involving
two persons with disabilities; and a final application with a test group. The first stage
sought to assess the functionality of the experiment concerning its physical concepts
and the context in which it was employed, as well as to describe InterCiências'
accessibility history and its demands. In the second phase, the experiment's
applicability for visually impaired individuals was investigated, focusing on tactile
readability and the average time needed for proper interpretation of the experimental
proposal. Lastly, the last phase examined the experiment's usability in an inclusive
environment, aiming to enhance Physics Education for students with and without
disabilities, without resorting to separate activities and promoting the possibility of
interaction among a more diverse audience. The results from the three stages
indicated the experiment's potential for use by both visually impaired and sighted
individuals in terms of learning, identification, and reconstruction of alternative
conceptions in students. Regarding the time taken to interpret the Braille-written
colors by visually impaired individuals compared to sighted students, when
compared to someone experienced in Braille writing, the discrepancy is
approximately five seconds, demonstrating the possibility of effective interaction and
inclusion in an educational context. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de física |
pt_BR |
dc.subject |
Educação especial |
pt_BR |
dc.subject |
Atividade prático-experimental |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino não-formal |
pt_BR |
dc.title |
Ensino de física e educação especial: atividades experimentais inclusivas e suas contribuições |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2024-05-24 |
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dc.date.available |
2024-05-24T19:27:25Z |
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dc.date.accessioned |
2024-05-24T19:27:25Z |
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dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2663507019125092 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FERRAZ, Denise Pereira de Alcântara |
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dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9785887550619619 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho teve como objetivo investigar possibilidades de aplicação de uma
atividade prático-experimental inclusiva em um ambiente não-formal de ensino,
tendo como lente teórica a Didática Multissensorial e a teoria Histórico-cultural de
Vygotsky. Partindo de um trabalho anterior, foi construído um experimento sobre
absorção de luz por objetos de cores distintas, com o emprego de inscrições em
braile e fitas táteis para a leitura e identificação de cada cor por pessoas não
videntes. Tratando-se de uma pesquisa qualitativa, este trabalho foi desenvolvido
em três etapas: uma entrevista semiestruturada com o professor responsável pelo
centro de ciências da Universidade Federal de Itajubá, denominado InterCiências,
onde ocorreu a pesquisa; uma validação prática com duas pessoa com deficiência;
e, a aplicação final em uma turma teste. A primeira etapa buscou investigar a
funcionalidade do experimento quanto aos seus conceitos físicos e o contexto em
que foi empregado, além de descrever o histórico do InterCiências sobre
acessibilidade e suas demandas. No segundo momento da pesquisa, foi investigada
a aplicabilidade do experimento para uma pessoa com deficiência visual, no que diz
respeito a facilidade de leitura tátil e o tempo médio necessário para uma
interpretação adequada da proposta experimental. Por fim, a última fase voltou-se
para a usabilidade do experimento em um ambiente inclusivo, buscando favorecer o
Ensino de Física para alunos com e sem deficiência, ou seja, sem o uso de
atividades separadas e promovendo a possibilidade de interação entre um público
mais diverso. Os resultados das três etapas indicaram potencial do experimento ao
ser utilizado por pessoas com deficiência visual e sem deficiência visual, no que diz
respeito à aprendizagem, possibilidade de identificação e reconstrução de
concepções alternativas nos alunos. Em relação ao tempo para interpretação das
cores escritas em braille pela com deficiência visual em comparação com os alunos
normovisuais, quando a comparação é feita com alguém experiente na escrita
braille a discrepância é de cerca de cinco segundos, o que demonstra possibilidade
de uma interação e inclusão efetiva em um contexto de ensino. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
pt_BR |
dc.relation.references |
FEITOZA, Natã Nadher Rezende. Ensino de física e educação especial: atividades experimentais inclusivas e suas contribuições. 2024. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2024. |
pt_BR |