DSpace/Manakin Repository

Alfabetização financeira e serviços bancários: investigação com os microempreendedores individuais de Cabo Verde-MG

Mostrar registro simples

dc.creator RIBEIRO, Lígia Mara
dc.date.issued 2024-06-27
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4092
dc.description.abstract This study explored the relationship between financial literacy and access to financial products and services among Individual Microentrepreneurs (MEIs) clients of a Financial Institution in Cabo Verde-MG, Brazil. The research is applied in nature, following a descriptive and exploratory approach. The method used was a survey, and the data were collected through a structured questionnaire via Google Forms. Through a non-probabilistic sample, 60 MEI clients of this institution were interviewed. Only 21.7% of the participants were considered financially literate. There was a significant association between higher education levels and greater financial literacy. A statistically significant difference was also identified between the age groups below 25 years and the group between 25 and 45 years, indicating a positive association between age and financial literacy within the considered age range. Although financial literacy did not show a statistical association with the use of financial products, it was related to more efficient financial management practices, such as the separate management of personal and business accounts, more informed methods and choices of financial products, and the way financial records are kept, whether electronic or manual. The cluster analysis, using the K-Means algorithm, identified homogeneous groups based on sociodemographic characteristics, such as gender and age, and the use of financial products and services, revealing six distinct clusters among the MEIs. These clusters varied in average age, predominant gender, level of financial literacy, and credit use, revealing financial behavior patterns within the sample. One of the clusters was composed of younger individuals, without financial literacy and dependent on credit. Another cluster included older individuals, with the highest number of financially literate individuals and low credit use. The binomial logistic regression evaluated several variables concerning financial literacy, highlighting age and education as significant factors associated with financial literacy. Age showed a statistically significant association, suggesting that an increase in age is associated with a higher probability of being financially literate. Overall, the research indicated that higher education levels are statistically associated with financial literacy. In an increasingly complex and dynamic scenario, financial education emerges as one of the fundamental pillars for the training and improvement of MEIs, allowing them to acquire essential skills for more efficient financial management, reflecting the financial well-being of entrepreneurs and the sustainability of their businesses. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Alfabetização financeira pt_BR
dc.subject Educação financeira pt_BR
dc.subject Microempreendedores individuais (MEIs) pt_BR
dc.subject Produtos e serviços financeiros pt_BR
dc.subject Sustentabilidade empresarial pt_BR
dc.title Alfabetização financeira e serviços bancários: investigação com os microempreendedores individuais de Cabo Verde-MG pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2024-07-08
dc.date.available 2024-07-08T13:10:42Z
dc.date.accessioned 2024-07-08T13:10:42Z
dc.creator.Lattes Lattes: http://lattes.cnpq.br/1106348675765283 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MEDEIROS, André Luiz
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4069096016693580 pt_BR
dc.description.resumo Este estudo explorou a relação entre a alfabetização financeira e o acesso a produtos e serviços financeiros entre clientes Microempreendedores Individuais (MEIs) de uma Instituição Financeira em Cabo Verde-MG, Brasil. A investigação possui uma natureza aplicada, seguindo uma abordagem descritiva e exploratória. O método utilizado foi a survey, e os dados foram coletados por meio de questionário estruturado via Google Forms. Através de uma amostra não probabilística, foram entrevistados 60 clientes MEIs desta instituição. Apenas 21,7% dos participantes foram considerados financeiramente alfabetizados. Houve uma associação significativa entre maior escolaridade e maior alfabetização financeira. Também foi identificada uma diferença estatisticamente significativa entre os grupos de idade abaixo de 25 anos e o grupo entre 25 e 45 anos, indicando uma associação positiva entre idade e alfabetização financeira dentro da faixa etária considerada. Embora a alfabetização financeira não tenha mostrado associação estatística com a utilização de produtos financeiros, apresentou relação com práticas mais eficientes de gestão financeira, como a gestão separada de contas pessoais e empresariais, métodos e escolhas mais informadas de produtos financeiros e a forma como são realizados os registros financeiros, sejam eles eletrônicos ou manuais. A análise de cluster, através do algoritmo K-Means, identificou grupos homogêneos com base em características sociodemográficas, como sexo e idade, e a utilização de produtos e serviços financeiros, revelando seis clusters distintos entre os MEIs. Esses clusters variaram em idade média, sexo predominante, nível de alfabetização financeira e uso de crédito, revelando padrões de comportamento financeiro dentro da amostra. Um dos clusters era composto por indivíduos mais jovens, sem alfabetização financeira e dependentes de crédito. Outro cluster incluía indivíduos mais velhos, com o maior número de alfabetizados financeiramente e baixo uso de crédito. A regressão logística binomial avaliou várias variáveis em relação à alfabetização financeira, destacando a idade e a educação como fatores significativos associados à alfabetização financeira. A idade mostrou uma associação estatisticamente significativa, sugerindo que um aumento na idade está associado a uma maior probabilidade de ser alfabetizado financeiramente. Em geral, a pesquisa apontou que níveis mais altos de educação estão estatisticamente associados à alfabetização financeira. Em um cenário cada vez mais complexo e dinâmico, a educação financeira emerge como um dos pilares fundamentais para a capacitação e aprimoramento dos MEIs, permitindo adquirir habilidades essenciais para uma gestão financeira mais eficiente, refletindo no bem-estar financeiro dos empreendedores e na sustentabilidade dos negócios. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administração pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRAÇÃO pt_BR
dc.relation.references RIBEIRO, Lígia Mara. Alfabetização financeira e serviços bancários: investigação com os microempreendedores individuais de Cabo Verde-MG. 2024. 182 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples