dc.creator |
DOMINGUES, João Paulo Telini |
|
dc.date.issued |
2024-06-26 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4093 |
|
dc.description.abstract |
Considering the current expansion of the financial market and the various options of
products and services available, financial education becomes essential for individuals
to make sensible decisions regarding their finances. However, the lack of financial
knowledge and low literacy in this area can lead to problems such as indebtedness
and difficulties in resource management. In this context, this study aimed to analyze
the level of financial literacy and its relationships with the socioeconomic and
demographic profile and financial behavior of the teaching staff of the Federal Institute
of Education, Science, and Technology of Southern Minas Gerais (IFSULDEMINAS).
The relevance of this study lies in the importance of financial knowledge in making
appropriate decisions related to consumption, investment, and resource management.
To achieve this, a scientific study with a quantitative and descriptive approach was
conducted, using a non-probabilistic convenience sample through a survey-based
opinion research, employing a structured questionnaire. The hypotheses of this work
were tested using binary logistic regression models. The results of this research
showed that the majority of the participating teachers in this study have a high level of
financial literacy (60.86%). The tested hypotheses were not confirmed that gender, age
group, household and individual income, and the fact of having taken economics and
finance courses during their higher education had a significant relationship with the
level of financial literacy. Despite the results showing that the majority of teachers have
a high level of financial literacy, it is noteworthy that a portion still has not reached this
level, emphasizing the importance of the participation of these professionals in the
training course proposed in this work. This can increase the contribution to the
introduction of this theme in the institution, along with students and society in general.
This research can also serve as a basis for future studies on financial literacy. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização financeira |
pt_BR |
dc.subject |
Finanças pessoais |
pt_BR |
dc.subject |
Docente |
pt_BR |
dc.title |
Educação financeira: um estudo do nível de alfabetização financeira dos servidores docentes do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2024-07-08 |
|
dc.date.available |
2024-07-08T13:27:05Z |
|
dc.date.accessioned |
2024-07-08T13:27:05Z |
|
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0158547140559198 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MEDEIROS, André Luiz |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4069096016693580 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Ao considerar o cenário de expansão do mercado financeiro atual e as diversas
opções de produtos e serviços disponíveis, a educação financeira torna-se essencial
para que os indivíduos possam tomar decisões sensatas em relação às suas finanças.
No entanto, a falta de conhecimento financeiro e a baixa alfabetização nesta área
podem levar a problemas como endividamento e dificuldades na gestão de recursos.
Nesse contexto, este estudo teve como objetivo analisar o nível de alfabetização
financeira e suas relações com o perfil socioeconômico e demográfico e o
comportamento financeiro dos servidores docentes do Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS). A relevância desse
estudo se deve à importância do conhecimento financeiro na tomada de decisões
adequadas relacionadas ao consumo, investimento e gestão de recursos. Para isto,
foi conduzido um estudo científico, com abordagem quantitativa e descritiva, utilizando
uma amostra não probabilística por conveniência, por meio de uma pesquisa de
opinião survey, mediante questionário estruturado. As hipóteses deste trabalho foram
testadas por meio da aplicação de modelos de regressão logística binária. Os
resultados obtidos desta pesquisa evidenciaram que a maioria dos docentes
participantes deste estudo, possui alto nível de alfabetização financeira (60,86%). As
hipóteses testadas não foram comprovadas de que, o sexo, a faixa-etária, a renda
familiar e individual e o fato de terem cursado disciplinas da área de economia e
finanças no seu período de formação no ensino superior tivessem relação significativa
com o nível de alfabetização financeira. Apesar dos resultados mostrarem que a
maioria dos docentes possui alto nível de alfabetização financeira, destaca-se que
uma parcela ainda não alcançou esse nível de alfabetização, ressaltando a
importância da participação desses profissionais no curso de capacitação proposto
neste trabalho. Com isto, pode-se aumentar a contribuição na introdução dessa
temática na instituição, junto aos alunos e sociedade em geral. Esta pesquisa também
pode servir de base para pesquisas futuras sobre alfabetização financeira. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional – Administração |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRAÇÃO |
pt_BR |
dc.relation.references |
DOMINGUES, João Paulo Telini. Educação financeira: um estudo do nível de alfabetização financeira dos servidores docentes do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais. 2024. 144 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2024. |
pt_BR |