DSpace/Manakin Repository

Educação financeira: um estudo do nível de alfabetização financeira dos servidores docentes do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais

Mostrar registro simples

dc.creator DOMINGUES, João Paulo Telini
dc.date.issued 2024-06-26
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4093
dc.description.abstract Considering the current expansion of the financial market and the various options of products and services available, financial education becomes essential for individuals to make sensible decisions regarding their finances. However, the lack of financial knowledge and low literacy in this area can lead to problems such as indebtedness and difficulties in resource management. In this context, this study aimed to analyze the level of financial literacy and its relationships with the socioeconomic and demographic profile and financial behavior of the teaching staff of the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Southern Minas Gerais (IFSULDEMINAS). The relevance of this study lies in the importance of financial knowledge in making appropriate decisions related to consumption, investment, and resource management. To achieve this, a scientific study with a quantitative and descriptive approach was conducted, using a non-probabilistic convenience sample through a survey-based opinion research, employing a structured questionnaire. The hypotheses of this work were tested using binary logistic regression models. The results of this research showed that the majority of the participating teachers in this study have a high level of financial literacy (60.86%). The tested hypotheses were not confirmed that gender, age group, household and individual income, and the fact of having taken economics and finance courses during their higher education had a significant relationship with the level of financial literacy. Despite the results showing that the majority of teachers have a high level of financial literacy, it is noteworthy that a portion still has not reached this level, emphasizing the importance of the participation of these professionals in the training course proposed in this work. This can increase the contribution to the introduction of this theme in the institution, along with students and society in general. This research can also serve as a basis for future studies on financial literacy. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Alfabetização financeira pt_BR
dc.subject Finanças pessoais pt_BR
dc.subject Docente pt_BR
dc.title Educação financeira: um estudo do nível de alfabetização financeira dos servidores docentes do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2024-07-08
dc.date.available 2024-07-08T13:27:05Z
dc.date.accessioned 2024-07-08T13:27:05Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0158547140559198 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MEDEIROS, André Luiz
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4069096016693580 pt_BR
dc.description.resumo Ao considerar o cenário de expansão do mercado financeiro atual e as diversas opções de produtos e serviços disponíveis, a educação financeira torna-se essencial para que os indivíduos possam tomar decisões sensatas em relação às suas finanças. No entanto, a falta de conhecimento financeiro e a baixa alfabetização nesta área podem levar a problemas como endividamento e dificuldades na gestão de recursos. Nesse contexto, este estudo teve como objetivo analisar o nível de alfabetização financeira e suas relações com o perfil socioeconômico e demográfico e o comportamento financeiro dos servidores docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS). A relevância desse estudo se deve à importância do conhecimento financeiro na tomada de decisões adequadas relacionadas ao consumo, investimento e gestão de recursos. Para isto, foi conduzido um estudo científico, com abordagem quantitativa e descritiva, utilizando uma amostra não probabilística por conveniência, por meio de uma pesquisa de opinião survey, mediante questionário estruturado. As hipóteses deste trabalho foram testadas por meio da aplicação de modelos de regressão logística binária. Os resultados obtidos desta pesquisa evidenciaram que a maioria dos docentes participantes deste estudo, possui alto nível de alfabetização financeira (60,86%). As hipóteses testadas não foram comprovadas de que, o sexo, a faixa-etária, a renda familiar e individual e o fato de terem cursado disciplinas da área de economia e finanças no seu período de formação no ensino superior tivessem relação significativa com o nível de alfabetização financeira. Apesar dos resultados mostrarem que a maioria dos docentes possui alto nível de alfabetização financeira, destaca-se que uma parcela ainda não alcançou esse nível de alfabetização, ressaltando a importância da participação desses profissionais no curso de capacitação proposto neste trabalho. Com isto, pode-se aumentar a contribuição na introdução dessa temática na instituição, junto aos alunos e sociedade em geral. Esta pesquisa também pode servir de base para pesquisas futuras sobre alfabetização financeira. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional – Administração pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRAÇÃO pt_BR
dc.relation.references DOMINGUES, João Paulo Telini. Educação financeira: um estudo do nível de alfabetização financeira dos servidores docentes do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais. 2024. 144 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples