DSpace/Manakin Repository

Análise dos métodos baseados em valor para precificar um software de inteligência de dados

Mostrar registro simples

dc.creator COSTA, Frâneli Eduarda Rezende
dc.date.issued 2024-07-10
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4128
dc.description.abstract Observing the growing trends in the market and in information technology solutions over the past few years, it is evident that a significant challenge many companies face is determining the best way to price their products and/or services with confidence. Studies indicate that the most used pricing strategy for services offered in the cloud computing structure is value-based pricing. In this context, the objective of this work is to price a platform, which is marketed in the software as a service (SaaS) architecture, considering its perceived value and utilizing a framework proposed by Hinterhuber (2004). To achieve this, an action research is conducted within an information technology company that engages in business-to-business (B2B) commercial relationships. After following the steps of the studied framework, it was concluded that a possible reduction of up to 25% in the current price could be profitable, considering that the main goal of this study and the pricing strategy is to increase the company's market share. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Precificação pt_BR
dc.subject Software como serviço (SaaS) pt_BR
dc.subject Estratégia de preço pt_BR
dc.subject Precificação inteligente pt_BR
dc.subject Valor percebido pt_BR
dc.title Análise dos métodos baseados em valor para precificar um software de inteligência de dados pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2024-08-12
dc.date.available 2024-09-12T14:36:13Z
dc.date.accessioned 2024-09-12T14:36:13Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0975341254682532 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PAMPLONA, Edson de Oliveira
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1230433358991861 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 MONTEVECHI, José Arnaldo Barra
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/2169751971927037 pt_BR
dc.description.resumo Observando as tendências crescentes dos últimos anos no mercado e em soluções de tecnologia da informação, nota-se que um desafio que muitas empresas enfrentam é saber exatamente qual é a melhor forma de precificar seus produtos e/ou serviços de forma confiante. Estudos afirmam que a estratégia de precificação mais utilizada para precificar serviços comercializados na estrutura de computação em nuvem é a de valor percebido. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho é precificar uma plataforma, a qual é comercializada na arquitetura de software como serviço (SaaS), considerando seu valor percebido e utilizando de um framework proposto por Hinterhuber (2004). Para isso, uma pesquisa-ação é conduzida dentro de uma empresa de tecnologia da informação a qual possui relações comerciais business-to-business (B2B). Após seguir os passos do framework estudado, concluiu-se que uma possível redução de até 25% no preço atual pode ser lucrativa, considerando que o objetivo principal deste estudo e da precificação é aumentar a participação da empresa no mercado. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administração pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRAÇÃO pt_BR
dc.relation.references COSTA, Frâneli Eduarda Rezende. Análise dos métodos baseados em valor para precificar um software de inteligência de dados. 2024. 79 f. Dissertação (Mestrado Prof pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples