dc.creator |
COSTA, Frâneli Eduarda Rezende |
|
dc.date.issued |
2024-07-10 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4128 |
|
dc.description.abstract |
Observing the growing trends in the market and in information technology solutions over the past few years, it is evident that a significant challenge many companies face is determining the best way to price their products and/or services with confidence. Studies indicate that the most used pricing strategy for services offered in the cloud computing structure is value-based pricing. In this context, the objective of this work is to price a platform, which is marketed in the software as a service (SaaS) architecture, considering its perceived value and utilizing a framework proposed by Hinterhuber (2004). To achieve this, an action research is conducted within an information technology company that engages in business-to-business (B2B) commercial relationships. After following the steps of the studied framework, it was concluded that a possible reduction of up to 25% in the current price could be profitable, considering that the main goal of this study and the pricing strategy is to increase the company's market share. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Precificação |
pt_BR |
dc.subject |
Software como serviço (SaaS) |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégia de preço |
pt_BR |
dc.subject |
Precificação inteligente |
pt_BR |
dc.subject |
Valor percebido |
pt_BR |
dc.title |
Análise dos métodos baseados em valor para precificar um software de inteligência de dados |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2024-08-12 |
|
dc.date.available |
2024-09-12T14:36:13Z |
|
dc.date.accessioned |
2024-09-12T14:36:13Z |
|
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0975341254682532 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PAMPLONA, Edson de Oliveira |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1230433358991861 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
MONTEVECHI, José Arnaldo Barra |
|
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2169751971927037 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Observando as tendências crescentes dos últimos anos no mercado e em soluções de tecnologia da informação, nota-se que um desafio que muitas empresas enfrentam é saber exatamente qual é a melhor forma de precificar seus produtos e/ou serviços de forma confiante. Estudos afirmam que a estratégia de precificação mais utilizada para precificar serviços comercializados na estrutura de computação em nuvem é a de valor percebido. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho é precificar uma plataforma, a qual é comercializada na arquitetura de software como serviço (SaaS), considerando seu valor percebido e utilizando de um framework proposto por Hinterhuber (2004). Para isso, uma pesquisa-ação é conduzida dentro de uma empresa de tecnologia da informação a qual possui relações comerciais business-to-business (B2B). Após seguir os passos do framework estudado, concluiu-se que uma possível redução de até 25% no preço atual pode ser lucrativa, considerando que o objetivo principal deste estudo e da precificação é aumentar a participação da empresa no mercado. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administração |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRAÇÃO |
pt_BR |
dc.relation.references |
COSTA, Frâneli Eduarda Rezende. Análise dos métodos baseados em valor para precificar um software de inteligência de dados. 2024. 79 f. Dissertação (Mestrado Prof |
pt_BR |