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Metodologia para Obtenção de Rotores Radiais Otimizados nos Modos Bomba e Turbina Utilizando Critérios de Carregamento Hidrodinâmico.

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dc.creator FAJARDO, Lady Castellanos
dc.date.issued 2013-03-15
dc.identifier.citation FAJARDO, Lady Castellanos. Metodologia para Obtenção de Rotores Radiais Otimizados nos Modos Bomba e Turbina Utilizando Critérios de Carregamento Hidrodinâmico. 2013. 226 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2013. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/413
dc.description.abstract Este trabalho apresenta uma metodologia para obtenção de rotores radiais otimizados nos modos bomba e turbina utilizando critérios de carregamento hidrodinâmico. Em geral, um rotor de bomba é projetado para operar somente no modo bomba e um rotor de turbina hidráulica é projetado para operar apenas no modo turbina. Uma turbomáquina hidráulica reversível, denominada de bomba-turbina, deve operar de forma eficiente tanto no modo bomba como no modo turbina. Para essa finalidade, um rotor de bomba foi modificado, mantendo-se a geometria da sua seção meridional e o formato das pás. As modificações foram realizadas nos ângulos de entrada e de saída das pás e também no número de pás do rotor. Um critério de carregamento hidrodinâmico, denominado de critério do número de Richardson máximo, foi utilizado para se obter um rotor radial modificado que pudesse apresentar boas características hidrodinâmicas tanto no modo bomba como no modo turbina. O número de Richardson e também outras características hidrodinâmicas foram obtidas do cálculo do escoamento potencial e incompressível. Três formulações para o escoamento potencial e incompressível são apresentadas, sendo uma para pás de espessura finita e duas para pás infinitamente finas. A solução numérica de cada equação integral resultante das formulações foi obtida pelo método dos painéis. Os resultados numéricos obtidos mostram que é possível obter um rotor radial com boas características hidrodinâmicas para os modos bomba e turbina, por meio do critério do número de Richardson máximo. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Metodologia para Obtenção de Rotores Radiais Otimizados nos Modos Bomba e Turbina Utilizando Critérios de Carregamento Hidrodinâmico. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 226 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Turbomáquina pt_BR
dc.keywords.portuguese Bomba-Turbina pt_BR
dc.keywords.portuguese Rotor Radial pt_BR
dc.keywords.portuguese Escoamento Potencial pt_BR
dc.keywords.portuguese Critério do Número de Richardson Máximo pt_BR
dc.keywords.portuguese Número Ótimo de Pás pt_BR
dc.keywords.english Turbomachinery pt_BR
dc.keywords.english Pump-Turbine pt_BR
dc.keywords.english Radial Impeller (Runner) pt_BR
dc.keywords.english Potential Flow pt_BR
dc.keywords.english Criterion of the maximum Richardson Number pt_BR
dc.keywords.english Optimum Number of Blades pt_BR
dc.orientador.principal OLIVEIRA, Waldir de
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Engenharia Mecânica pt_BR
dc.pg.area Dinâmica dos Fluidos e Máquinas de Fluxo pt_BR
dc.date.available 2016-03-18T19:30:16Z
dc.date.accessioned 2016-03-18T19:30:16Z
dc.publisher.department IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica


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