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Aprendizagens docentes de professoras e futuras professoras em uma ação formativa voltada para o ensino de matemática em uma perspectiva inclusiva e situada

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dc.creator MELO, Alice Juliana Garcia de
dc.date.issued 2024-08-28
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4159
dc.description.abstract This research aimed to analyze the teaching learnings evidenced by current and future teachers who teach or will teach Mathematics in basic education when participating in a training initiative on the use of digital pedagogical resources from an inclusive and situated perspective. Data production was conducted through a pre-course questionnaire, forum discussions, recorded and transcribed dialogues, participants' outputs, and their written narratives, as well as the researcher's field diary. The research, with a qualitative approach, uses narrative analysis as a method to understand the learning that emerged in this formative context. The concept of Situated Learning, advocated by Jean Lave and Etienne Wenger, is adopted as the analytical lens. Thus, the four components of the Social Theory of Learning were used as analytical axes: (I) learning as participation, (II) learning as doing, (III) learning as belonging, and (IV) learning as transformation. The results show that the main teaching learnings of the teachers and future teachers, related to the use of digital pedagogical resources from an inclusive perspective, were learning as doing and learning as belonging, evidenced in their proposals including digital resources and in the progress made in their engagement with the proposed inclusive perspective, respectively. One of the research's weaknesses is the limited depth of learning specifically focused on Mathematics, which may have been influenced by the short time dedicated to exploring the mathematical aspects of digital resources and the large presence of pedagogues, whose concerns were diverse. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Aprendizagens docentes pt_BR
dc.subject Aprendizagem situada pt_BR
dc.subject Formação pt_BR
dc.subject Professores que ensinam matemática pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.title Aprendizagens docentes de professoras e futuras professoras em uma ação formativa voltada para o ensino de matemática em uma perspectiva inclusiva e situada pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2024-10-30
dc.date.available 2024-10-30T13:01:24Z
dc.date.accessioned 2024-10-30T13:01:24Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1727332463603267 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CRISTOVÃO, Eliane Matesco
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4106190092585392 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 FERRAZ, Denise Pereira de Alcântara
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/9785887550619619 pt_BR
dc.description.resumo Esta pesquisa buscou analisar as aprendizagens docentes evidenciadas por professoras e futuras professoras que ensinam ou ensinarão Matemática na educação básica ao participarem de uma ação formativa sobre a utilização de recursos pedagógicos digitais numa perspectiva inclusiva e situada. A produção de dados se deu a partir de um questionário aplicado antes do curso, dos fóruns de discussão, das gravações e transcrições de diálogos, das produções das participantes e das narrativas escritas por elas, além do diário de campo da pesquisadora. A pesquisa, de abordagem qualitativa, toma a análise narrativa como caminho para compreender as aprendizagens que emergiram nesse contexto formativo. Como lentes analíticas, adota-se o conceito de Aprendizagem Situada, defendido por Jean Lave e Etienne Wenger. Dessa forma, foram utilizados como eixos de análise os quatro componentes da Teoria Social da Aprendizagem: (I) aprendizagem como participação, (II) aprendizagem como fazer, (III) aprendizagem como pertencimento e (IV) aprendizagem como transformação. Os resultados evidenciam que as principais aprendizagens docentes das professoras e futuras professoras, relativas à utilização de recursos pedagógicos digitais numa perspectiva inclusiva, foram a aprendizagem como fazer e a aprendizagem como pertencimento, evidenciadas em suas propostas incluindo recursos digitais e nos avanços em seu envolvimento com a perspectiva inclusiva proposta, respectivamente. Como fragilidade da pesquisa aponta-se o pouco aprofundamento das aprendizagens com foco específico na Matemática, que pode ter sido influenciado pelo tempo escasso dedicado à exploração Matemática dos recursos digitais e a presença massiva de pedagogas, cujas preocupações eram diversificadas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM pt_BR
dc.relation.references MELO, Alice Juliana Garcia de. Aprendizagens docentes de professoras e futuras professoras em uma ação formativa voltada para o ensino de matemática em uma perspectiva inclusiva e situada. 2024. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2024. pt_BR


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