dc.creator |
MELO, Alice Juliana Garcia de |
|
dc.date.issued |
2024-08-28 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4159 |
|
dc.description.abstract |
This research aimed to analyze the teaching learnings evidenced by current and future
teachers who teach or will teach Mathematics in basic education when participating in a
training initiative on the use of digital pedagogical resources from an inclusive and situated
perspective. Data production was conducted through a pre-course questionnaire, forum
discussions, recorded and transcribed dialogues, participants' outputs, and their written
narratives, as well as the researcher's field diary. The research, with a qualitative approach,
uses narrative analysis as a method to understand the learning that emerged in this formative
context. The concept of Situated Learning, advocated by Jean Lave and Etienne Wenger, is
adopted as the analytical lens. Thus, the four components of the Social Theory of Learning
were used as analytical axes: (I) learning as participation, (II) learning as doing, (III)
learning as belonging, and (IV) learning as transformation. The results show that the main
teaching learnings of the teachers and future teachers, related to the use of digital
pedagogical resources from an inclusive perspective, were learning as doing and learning as
belonging, evidenced in their proposals including digital resources and in the progress made
in their engagement with the proposed inclusive perspective, respectively. One of the
research's weaknesses is the limited depth of learning specifically focused on Mathematics,
which may have been influenced by the short time dedicated to exploring the mathematical
aspects of digital resources and the large presence of pedagogues, whose concerns were
diverse. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Educação matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagens docentes |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem situada |
pt_BR |
dc.subject |
Formação |
pt_BR |
dc.subject |
Professores que ensinam matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão |
pt_BR |
dc.title |
Aprendizagens docentes de professoras e futuras professoras em uma ação formativa voltada para o ensino de matemática em uma perspectiva inclusiva e situada |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2024-10-30 |
|
dc.date.available |
2024-10-30T13:01:24Z |
|
dc.date.accessioned |
2024-10-30T13:01:24Z |
|
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1727332463603267 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CRISTOVÃO, Eliane Matesco |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4106190092585392 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
FERRAZ, Denise Pereira de Alcântara |
|
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9785887550619619 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Esta pesquisa buscou analisar as aprendizagens docentes evidenciadas por professoras e
futuras professoras que ensinam ou ensinarão Matemática na educação básica ao
participarem de uma ação formativa sobre a utilização de recursos pedagógicos digitais
numa perspectiva inclusiva e situada. A produção de dados se deu a partir de um
questionário aplicado antes do curso, dos fóruns de discussão, das gravações e transcrições
de diálogos, das produções das participantes e das narrativas escritas por elas, além do diário
de campo da pesquisadora. A pesquisa, de abordagem qualitativa, toma a análise narrativa
como caminho para compreender as aprendizagens que emergiram nesse contexto formativo.
Como lentes analíticas, adota-se o conceito de Aprendizagem Situada, defendido por Jean
Lave e Etienne Wenger. Dessa forma, foram utilizados como eixos de análise os quatro
componentes da Teoria Social da Aprendizagem: (I) aprendizagem como participação, (II)
aprendizagem como fazer, (III) aprendizagem como pertencimento e (IV) aprendizagem
como transformação. Os resultados evidenciam que as principais aprendizagens docentes das
professoras e futuras professoras, relativas à utilização de recursos pedagógicos digitais
numa perspectiva inclusiva, foram a aprendizagem como fazer e a aprendizagem como
pertencimento, evidenciadas em suas propostas incluindo recursos digitais e nos avanços em
seu envolvimento com a perspectiva inclusiva proposta, respectivamente. Como fragilidade
da pesquisa aponta-se o pouco aprofundamento das aprendizagens com foco específico na
Matemática, que pode ter sido influenciado pelo tempo escasso dedicado à exploração
Matemática dos recursos digitais e a presença massiva de pedagogas, cujas preocupações
eram diversificadas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
pt_BR |
dc.relation.references |
MELO, Alice Juliana Garcia de. Aprendizagens docentes de professoras e futuras professoras em uma ação formativa voltada para o ensino de matemática em uma perspectiva inclusiva e situada. 2024. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2024. |
pt_BR |