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A educação ambiental em diálogo com a língua portuguesa no Brasil: uma análise da produção acadêmica – teses e dissertações

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dc.creator SOUZA, Luciana Leite de
dc.date.issued 2024-08-20
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4178
dc.description.abstract This master's thesis primarily aims to analyze research reports in Environmental Education (EE) that problematize the possible dialogues between the discipline of Portuguese Language (PL) and Environmental Education (EE). The specific objectives guiding this work were: to identify and analyze the paths proposed in theses and dissertations for establishing a relationship between the fields of PL and EE; to also analyze and identify the theoretical and methodological frameworks that support the relationship between the fields of PL and EE; and to construct possible meanings and understandings about the relationship between the discipline of PL and EE based on the analysis of selected dissertations and theses for the study. The research was guided by the theoretical-methodological frameworks associated with Bakhtin's perspective (2004), for whom the discursive arena is the place where values, positions, and voices confront each other, and this intersection makes the sign alive and dynamic. This is a documentary research inserted within the scope of a broader project titled Environmental Education in Brazil: analysis of academic production – theses and dissertations (EArte Project). The analysis of the objectives/research questions of the works that make up the corpus of this dissertation – which includes 11 dissertations and 1 thesis in EE that explore the dialogue between EE and PL – allowed us to recognize some possible study themes, including: environmental issues in textbooks, EE through text production; EE methodologies and didactic sequences in PL classes; EE in PL classes through text genres; representations of the environment in children's literature. In light of these themes, we selected three dissertations whose indicators pointed to the PL textbooks as a vehicle through which discourses on environmental themes circulate. During the analysis of the statements in these dissertations, we noticed a strong ideological load crossing the texts of PL textbooks; the effective intervention of the publishing market in the selection of PL textbook collections; and the controversial conceptions regarding the environmental theme in the texts of PL textbooks, which tension the human-nature relationship, leaving it dichotomized and sometimes laden with guilt. It was also possible to observe in the research statements the prejudiced load regarding Brazil's indigenous peoples through comic strips, which reinforce discourses filled with crystallized and prejudiced ideas that repeat the colonizer's discourse. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Língua portuguesa pt_BR
dc.subject Teses e dissertações em EA pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.title A educação ambiental em diálogo com a língua portuguesa no Brasil: uma análise da produção acadêmica – teses e dissertações pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2024-12-02
dc.date.available 2024-12-02T13:53:38Z
dc.date.accessioned 2024-12-02T13:53:38Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4733204883807674 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CARVALHO, Luiz Marcelo de
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0804543782141182 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 SILVA, Luciano Fernandes
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/1781635598727043 pt_BR
dc.description.resumo Esta dissertação de mestrado tem como principal objetivo uma análise dos relatos de pesquisas em Educação Ambiental (EA) que problematizam os possíveis diálogos entre a disciplina de Língua Portuguesa (LP) e a Educação Ambiental (EA). Os objetivos específicos que orientaram este trabalho foram: identificar e analisar os caminhos propostos nas teses e dissertações para o estabelecimento de uma relação entre os campos da LP e da EA; também analisar e identificar os referenciais teóricos metodológicos que dão suporte para a relação entre os campos da LP e da EA; e construir possíveis significados e sentidos sobre a relação entre a disciplina de LP e a EA a partir da análise de dissertações e teses selecionadas para o estudo. A pesquisa foi orientada pelos referenciais teórico-metodológicos associados à perspectiva de Bakhtin (2004) para quem a arena discursiva é o lugar em que se defrontam valores, posições, vozes e esse entrecruzamento que tornam o signo vivo e móvel. Esta trata-se de uma pesquisa documental inserida no âmbito de um projeto mais amplo intitulado Educação Ambiental no Brasil: análise da produção acadêmica – teses e dissertações (Projeto EArte). A análise dos objetivos/questões de pesquisa dos trabalhos que compõem o corpus desta dissertação – qual seja 11 dissertações e 1 tese em EA que exploram o diálogo entre a EA e a LP – nos permitiu reconhecer alguns possíveis temas de estudo, entre eles: questões ambientais nos livros didáticos, a EA através da produção de textos; metodologias e sequências didáticas da EA nas aulas de LP; EA nas aulas de LP através dos gêneros textuais; representações do Meio Ambiente na literatura infantil. Diante desses temas, selecionamos três dissertações cujos indicadores apontavam para o LD de LP como um veículo no qual circulam discursos acerca da temática ambiental. Durante a análise dos enunciados dessas dissertações, pudemos perceber uma forte carga ideológica atravessando os textos dos LD de LP; a intervenção efetiva do mercado editorial na seleção das coleções dos LD de LP; as concepções controversas acerca da temática ambiental nos textos dos LD de LP o que tensiona a relação ser humano e natureza, deixando-a dicotomizada e por vezes carregada de culpa. Ainda foi possível observar nos enunciados das pesquisas a carga preconceituosa com relação aos povos originários do Brasil através de tirinhas as quais reforçam discursos atravessados de ideias cristalizadas e preconceituosas que repetem o discurso do colonizador. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM pt_BR
dc.relation.references SOUZA, Luciana Leite de. A educação ambiental em diálogo com a língua portuguesa no Brasil: uma análise da produção acadêmica – teses e dissertações. 2024. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2024. pt_BR


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