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Simulação em Trifurcações Utilizando a Dinâmica dos Fluidos Computacional.

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dc.creator RODRIGUEZ, Carlos Andres Aguirre
dc.date.issued 2015-08-18
dc.identifier.citation RODRIGUEZ, Carlos Andres Aguirre. Simulação em Trifurcações Utilizando a Dinâmica dos Fluidos Computacional. 2015. 108 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/417
dc.description.abstract Diferentes tipos de ramificações como bifurcações, trifurcações, manifolds etc. são utilizados nos sistemas de adução para transportar agua desde chaminés de equilíbrio o reservatório até as casas de máquinas para abastecer várias turbinas operando ao mesmo tempo. Esse arranjo apresenta pequenos custos de fabricação quando comparados com múltiplos sistemas de adução em paralelo. No entanto essas ramificações podem gerar elevadas perdas de carga. O objetivo deste trabalho é quantificar o coeficiente de perda de carga em função da vazão, empregando a dinâmica de fluidos computacional (CFD), e comparar os resultados obtidos com os disponibilizados na literatura. Para determinar o coeficiente de perda de carga foram analisadas três configurações de malhas: hexaédrica, tetraédrica e híbrida, considerando o escoamento em regime permanente. De acordo com as recomendações da literatura, o modelo de turbulência k-ω é utilizado, com refinamento perto da parede e verificando o y+. Os coeficientes de perda de carga da geometria inicial (ALSTOM®) são comparados com os resultados obtidos para trifurcações com mudanças na geometria e no perfil de velocidades na entrada da trifurcação. Além do coeficiente de perda é comparada a distribuição de vazão para cada ramificação e os efeitos dos vórtices nessas duas variáveis. A análise em regime não permanente foi feita para a vazão de projeto, aplicando um modelo de turbulência hibrido da segunda geração dos Unsteady Reynolds Averaged Navier-Stokes (2G-URANS), de acordo com a classificação feita por Fröhlich e von Terzi (2008). As variáveis analisadas no regime não permanente são o coeficiente de perda de carga e a distribuição da vazão. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Simulação em Trifurcações Utilizando a Dinâmica dos Fluidos Computacional. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 108 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Trifurcação pt_BR
dc.keywords.portuguese CFD pt_BR
dc.keywords.portuguese k-ω SST pt_BR
dc.keywords.portuguese SAS-SST pt_BR
dc.keywords.portuguese Coeficiente de perda de carga pt_BR
dc.keywords.english Trifurcation pt_BR
dc.keywords.english Numerical Simulation pt_BR
dc.keywords.english Head Loss Coefficient pt_BR
dc.orientador.principal CAMACHO, Ramiro Gustavo Ramirez
dc.orientador.coorientador OLIVEIRA, Waldir de
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Engenharia Mecânica pt_BR
dc.pg.area Dinâmica dos Fluidos e Máquinas de Fluxo pt_BR
dc.date.available 2016-03-24T12:49:03Z
dc.date.accessioned 2016-03-24T12:49:03Z
dc.publisher.department IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica


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