DSpace/Manakin Repository

Proposta de solução para apoiar o processo de análise de dados textuais de avaliações institucionais

Mostrar registro simples

dc.creator SILVA, Rafael Augusto de Souza
dc.date.issued 2024-12-06
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4202
dc.description.abstract This study developed and evaluated a decision-support tool for academic managers, utilizing NLP for textual data analysis and information visualization techniques. In the academic context, interpreting qualitative data generated from responses to the CPA (Comissão Própria de Avaliação) self-assessment questionnaire poses significant challenges due to the complexity and volume of this data. To address these challenges, the DSRM (Design Science Research Methodology) methodology was applied across three development cycles, resulting in the artifact Analisa CPA, featuring functionalities tailored to the context of institutional management. The artifact identified the sentiments and emotions of comments, in addition to providing data visualizations adapted to different manager profiles, such as directors and members of the Rectory and the CPA. An evaluation through interviews with managers validated the positive impact of the solution, demonstrating that data-driven tools enhance decision-making in this environment. It is concluded that the tool facilitates the decision-making process, offering an accessible and functional interface that meets the needs of academic managers. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Processamento de linguagem natural pt_BR
dc.subject Suporte a tomada de decisão pt_BR
dc.subject Avaliação institucional pt_BR
dc.title Proposta de solução para apoiar o processo de análise de dados textuais de avaliações institucionais pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2025-02-11
dc.date.available 2025-02-11T17:17:24Z
dc.date.accessioned 2025-02-11T17:17:24Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7583650293959188 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PAULA, Melise Maria Veiga de
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4124608748192543 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 DRUMMOND, Isabela Neves
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/2799879318334876 pt_BR
dc.description.resumo Este estudo desenvolveu e avaliou uma ferramenta de apoio à decisão para gestores acadêmicos, utilizando PLN (Processamento de Linguagem Natural) para análise de dados textuais e técnicas de visualização de informações. No cenário acadêmico, a interpretação de dados qualitativos produzidos por respostas ao questionário de autoavaliação da CPA, apresenta desafios significativos devido à complexidade e volume destes dados. Considerando estes desafios, aplicou-se a metodologia DSRM (Design Science Research Methodology) ao longo de três ciclos de desenvolvimento, resultando em um artefato, o Analisa CPA, com funcionalidades específicas para o contexto da gestão institucional. No artefato, os sentimentos e emoções dos comentários foram identificados, além de disponibilizar visualizações de dados adaptadas aos diferentes perfis de gestores, como diretores e membros da Reitoria e da CPA (Comissão Própria de Avaliação). A avaliação por meio de entrevistas com gestores validou o impacto positivo da solução, demonstrando que ferramentas orientadas a dados aprimoram a tomada de decisão nesse ambiente. Conclui-se que a ferramenta facilita o processo decisório, fornecendo uma interface acessível e funcional que atende às necessidades dos gestores acadêmicos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Ciência e Tecnologia da Computação pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.relation.references SILVA, Rafael Augusto de Souza. Proposta de solução para apoiar o processo de análise de dados textuais de avaliações institucionais. 2024. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia da Computação.) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2024. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples