dc.creator |
SILVE, Anne Noelle |
|
dc.date.issued |
2024-11-29 |
|
dc.identifier.citation |
SILVE, Anne Noelle. Desenvolvimento e tecnologias: perspectiva tecnológica das teses de doutorado do programa de pós-graduação em engenharia elétrica (UNIFEI). 2024. 86 f. Dissertação Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2024. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4224 |
|
dc.description.abstract |
The dissertation describes and analyzes the social context, the socio-technical and
educacional adequacy of the academic productions of the doctoral course of the
Graduate Program in Electrical Engineering (PPG-EEL) during the period of the
"Federal School of Engineering of Itajubá". Based on the theses defended between
1998 and 2002, the aim is to understand in which quadrants of the technological
perspective approached by Andrew Feenberg the theses of PPG-EEL fall, using the
technological environment of the Brazilian electrical engineering area for this
research. The aim is to identify the technological perspective from which these
academic productions are presented in relation to the construction of scientific
knowledge and the transformation of society. To carry out the work, a descriptiveexploratory
study was carried out, based on the analysis of physical documentary
and textual sources, which enabled a description and classification of the doctoral
theses of the PPG-EEL through the critical theory of technology. Terminologies,
educational approaches and the field of science and technology ideas developed in
the period studied were analyzed. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Produção acadêmica |
pt_BR |
dc.subject |
Teses |
pt_BR |
dc.subject |
Adequação sócio técnica |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria crítica da tecnologia |
pt_BR |
dc.subject |
Ciência e tecnologia |
pt_BR |
dc.subject |
Andrew Feenberg |
pt_BR |
dc.title |
Desenvolvimento e tecnologias: perspectiva tecnológica das teses de doutorado do programa de pós-graduação em engenharia elétrica (UNIFEI) |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2025-03-26 |
|
dc.date.available |
2025-03-26T12:05:53Z |
|
dc.date.accessioned |
2025-03-26T12:05:53Z |
|
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5724826796416256 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MELLO, Adilson da Silva |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4758034136465394 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A dissertação descreve e analisa o contexto social, a adequação sócio técnica e
educacional das produções acadêmicas do curso de doutorado do Programa de
Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPG-EEL) durante o período da "Escola
Federal de Engenharia de Itajubá". A partir dos trabalhos de teses defendidos entre
os anos de 1998 e 2002, busca-se compreender em quais quadrantes da
perspectiva tecnológica abordada por Andrew Feenberg as teses do PPG-EEL da
UNIFEI se enquadram, utilizando para tal pesquisa o ambiente tecnológico da área
de engenharia elétrica brasileira. Tem como objetivo identificar em qual perspectiva
tecnológica essas produções acadêmicas se apresentam com relação à construção
de conhecimento científico e transformação da sociedade. Para o desenvolvimento
do trabalho uma pesquisa descritivo-exploratória foi realizada, baseada na análise
de fontes físicas documentais e textuais, que possibilitaram uma descrição e
classificação das teses de doutorado do PPG-EEL através da teoria crítica da
tecnologia. Analisaram-se as terminologias, as abordagens educacionais e o campo
das ideias de ciência e tecnologia desenvolvidas no período estudado. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IRN - Instituto de Recursos Naturais |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::OUTROS::CIÊNCIAS SOCIAIS |
pt_BR |