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Experimentos controlados remotamente: um levantamento das principais demandas formativas de docentes de física e química da educação básica

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dc.creator FARIA, Paloma de
dc.date.issued 2025-02-17
dc.identifier.citation FARIA, Paloma de. Experimentos controlados remotamente: um levantamento das principais demandas formativas de docentes de física e química da educação básica. 2025. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2025. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4237
dc.description.abstract Generally speaking, didactical remotely controlled experiments are still little known amongst teachers of the science areas, even though they represent promising resource capable of contributing for the teaching and learning processes. Just like traditional/in-person experimentation, these experiments present numerous possibilities from the didactic point of view, and they also rise up new demands in order to be used efficiently. Perhaps the most significant one is related to teacher’s training. This research aims to survey what Chemistry and Physics teachers understand to be required in order to achieve what they consider to be an efficient use of remote-controlled experiments. Semi-structured interviews were performed with two Physics teachers and with four Chemistry teachers in order to understand what is necessary to plan and use remote-controlled didactic experiments in their classes and what they understand as necessary to do it well, so we can identify which demands are associated with an efficient use of the resource. The data was analyzed qualitatively according to Gil (2008), whose work is based on the premisses presented by Miles and Hubermam (1994). We expect the results of this research to contribute to the adequate understanding of the educational proposals and objectives of remote experiments when compared with other teaching strategies, to help teachers to get familiar with this resource and to achieve an efficient use of it in science teaching. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Experimentos didáticos controlados remotamente pt_BR
dc.subject Laboratório didático pt_BR
dc.subject Tecnologias digitais no ensino pt_BR
dc.title Experimentos controlados remotamente: um levantamento das principais demandas formativas de docentes de física e química da educação básica pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2025-08-25
dc.date.available 2025-08-25T18:05:05Z
dc.date.accessioned 2025-08-25T18:05:05Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1444889130425306 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAETANO, Thiago Costa
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3744912186894176 pt_BR
dc.description.resumo Os experimentos didáticos controlados remotamente são uma modalidade de experimentação ainda pouco conhecida por docentes da educação básica nas áreas de Ciências, mas que se apresentam como um recurso promissor capaz de enriquecer os processos de ensino e de aprendizagem quando usados de modo eficiente. Assim como a experimentação tradicional/presencial, os experimentos controlados remotamente apresentam inúmeras possibilidades do ponto de vista didático, o que faz com que surjam novas demandas, necessárias para que o recurso seja bem utilizado no ensino de Ciências. Nesta pesquisa, tem-se como objetivo realizar um levantamento das principais demandas formativas de docentes de Física e Química da Educação Básica com vistas ao uso eficiente dos experimentos didáticos controlados remotamente. Para isso foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 2 docentes de Física e 4 docentes de Química a fim de se compreender o que é necessário para os docentes planejarem e utilizarem os experimentos remotos em suas aulas tendo em vista sempre o uso eficiente desses recursos. Os dados foram analisados segundo uma perspectiva qualitativa, de acordo com os preceitos apresentados por Gil (2008), os quais têm fundamento em Miles e Hubermam (1994). Espera-se, como resultados desta pesquisa, contribuir para o entendimento adequado das propostas e objetivos educacionais dos experimentos remotos se comparados com outras estratégias de ensino, auxiliar na familiarização dos docentes com esse recurso e para que se tenha um uso eficiente dos experimentos remotos no Ensino de Ciências. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM pt_BR


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