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A compreensão sobre a relação natureza-cultura a partir da crítica à modernidade: o desenvolvimento de uma sequência didática.

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dc.creator VITÓRIO, Helena de Oliveira
dc.date.issued 2024-12-10
dc.identifier.citation VITÓRIO, Helena de Oliveira. A compreensão sobre a relação natureza-cultura a partir da crítica à modernidade: o desenvolvimento de uma sequência didática. Itajubá – MG. 2024. 73 f. Dissertação Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2024. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4243
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Natureza-cultura pt_BR
dc.subject Bruno Latour pt_BR
dc.subject Interdisciplinar pt_BR
dc.subject Crítica à modernidade pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject Análise hermenêutico-dialética pt_BR
dc.title A compreensão sobre a relação natureza-cultura a partir da crítica à modernidade: o desenvolvimento de uma sequência didática. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2025-08-26
dc.date.available 2025-08-26T19:18:43Z
dc.date.accessioned 2025-08-26T19:18:43Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2009216651095479 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MELLO, Adilson da Silva
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4758034136465394 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 SANTOS, Janaina Roberta dos
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/7432170060094937 pt_BR
dc.description.resumo Esta dissertação acompanhou o processo compreensivo de estudantes do primeiro ano do ensino médio sobre a relação natureza-cultura ao serem apresentados à perspectiva interdisciplinar e crítica à modernidade proferida por Bruno Latour. Esta pesquisa se insere no campo interdisciplinar por ser guiada pela perspectiva latouriana que questiona a disciplinarização do conhecimento e integra saberes de diferentes áreas para tecer sua tese de que jamais fomos modernos. Dessa forma, os conceitos e proposições latourianas que visam romper com a dicotomia cultura-natureza, como “rede”, “híbridos” e “Gaia” foram apresentados aos estudantes em meio ao desenvolvimento de uma sequência didática planejada pela professora-pesquisadora. A metodologia adotada para a análise dos dados foi a hermenêutico-dialética. Ao utilizarmos a hermenêutica como guia, entregamos os sujeitos do conhecimento e desta pesquisa aos horizontes do problema, enquanto a dialética, por meio da concepção de que tudo obedece a um processo, permite a análise crítica das contradições e transformações que emergem do contexto e dos discursos dos estudantes. A pesquisa identificou uma síntese temporária-contextualizada de forças contraditórias, pois embora os estudantes demonstrem facilidade em assimilar os aspectos do pensamento moderno que influenciaram uma postura antropocêntrica e utilitarista sobre a natureza e articulem, a partir do contato com conceitos latourianos, uma crítica à dicotomia criada e a necessidade de uma nova postura ética, seus discursos e as próprias posturas narradas apresentam contradições e a presença de uma visão antropocêntrica em seus cotidianos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IRN - Instituto de Recursos Naturais pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::OUTROS::CIÊNCIAS SOCIAIS pt_BR


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