dc.creator |
VITÓRIO, Helena de Oliveira |
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dc.date.issued |
2024-12-10 |
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dc.identifier.citation |
VITÓRIO, Helena de Oliveira. A compreensão sobre a relação natureza-cultura a partir da crítica à modernidade: o desenvolvimento de uma sequência didática. Itajubá – MG. 2024. 73 f. Dissertação Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2024. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4243 |
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dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Natureza-cultura |
pt_BR |
dc.subject |
Bruno Latour |
pt_BR |
dc.subject |
Interdisciplinar |
pt_BR |
dc.subject |
Crítica à modernidade |
pt_BR |
dc.subject |
Sequência didática |
pt_BR |
dc.subject |
Análise hermenêutico-dialética |
pt_BR |
dc.title |
A compreensão sobre a relação natureza-cultura a partir da crítica à modernidade: o desenvolvimento de uma sequência didática. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2025-08-26 |
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dc.date.available |
2025-08-26T19:18:43Z |
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dc.date.accessioned |
2025-08-26T19:18:43Z |
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dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2009216651095479 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MELLO, Adilson da Silva |
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dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4758034136465394 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
SANTOS, Janaina Roberta dos |
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dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7432170060094937 |
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dc.description.resumo |
Esta dissertação acompanhou o processo compreensivo de estudantes do primeiro ano do ensino médio sobre a relação natureza-cultura ao serem apresentados à perspectiva interdisciplinar e crítica à modernidade proferida por Bruno Latour. Esta pesquisa se insere no campo interdisciplinar por ser guiada pela perspectiva latouriana que questiona a disciplinarização do conhecimento e integra saberes de diferentes áreas para tecer sua tese de que jamais fomos modernos. Dessa forma, os conceitos e proposições latourianas que visam romper com a dicotomia cultura-natureza, como “rede”, “híbridos” e “Gaia” foram apresentados aos estudantes em meio ao desenvolvimento de uma sequência didática planejada pela professora-pesquisadora. A metodologia adotada para a análise dos dados foi a hermenêutico-dialética. Ao utilizarmos a hermenêutica como guia, entregamos os sujeitos do conhecimento e desta pesquisa aos horizontes do problema, enquanto a dialética, por meio da concepção de que tudo obedece a um processo, permite a análise crítica das contradições e transformações que emergem do contexto e dos discursos dos estudantes. A pesquisa identificou uma síntese temporária-contextualizada de forças contraditórias, pois embora os estudantes demonstrem facilidade em assimilar os aspectos do pensamento moderno que influenciaram uma postura antropocêntrica e utilitarista sobre a natureza e articulem, a partir do contato com conceitos latourianos, uma crítica à dicotomia criada e a necessidade de uma nova postura ética, seus discursos e as próprias posturas narradas apresentam contradições e a presença de uma visão antropocêntrica em seus cotidianos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IRN - Instituto de Recursos Naturais |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::OUTROS::CIÊNCIAS SOCIAIS |
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