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História da matemática e conhecimentos matemáticos: um estudo em uma disciplina de cálculo

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dc.creator ATHIÉ, Mateus
dc.date.issued 2025-01-31
dc.identifier.citation ATHIÉ, Mateus. História da matemática e conhecimentos matemáticos: um estudo em uma disciplina de cálculo. 2025. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2025. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4244
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject História da matemática pt_BR
dc.subject Conhecimento matemático para o ensino pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Cálculo diferencial e integral pt_BR
dc.title História da matemática e conhecimentos matemáticos: um estudo em uma disciplina de cálculo pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2025-08-27
dc.date.available 2025-08-27T12:18:33Z
dc.date.accessioned 2025-08-27T12:18:33Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3668830932267573 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Mariana Feiteiro Cavalari
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5615760553062573 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 LIMA, Rodrigo Silva
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/4722635758546284 pt_BR
dc.description.resumo A presente pesquisa buscou identificar e analisar quais conhecimentos matemáticos são mobilizados por licenciandos ao cursarem uma disciplina de Cálculo, na qual foram abordadas questões históricas na introdução dos conceitos de Derivada e Integral. A pesquisa foi realizada com 14 licenciandos de uma turma de Cálculo Diferencial e Integral (CDI) de uma Universidade Federal localizada no Sul do estado de Minas Gerais. Nessa disciplina, foram elaboradas aulas introdutórias e duas atividades que abordavam elementos históricos sobre o desenvolvimento de conceitos do Cálculo. Os dados foram coletados com base nos registros produzidos nas duas atividades: gravações em áudio das discussões realizadas durante as atividades; observações anotadas em diário de campo e entrevistas realizadas após o término da disciplina. Os dados foram analisados por meio de triangulação e de uma categorização por semelhança, embasada no referencial proposto por Ball et al. (2008), denominado Conhecimento Matemático para o Ensino, conhecido pela sigla MKT, que busca apontar conhecimentos matemáticos que são próprios do professor de Matemática. Os resultados da investigação mostram que os participantes mobilizaram conhecimentos matemáticos referentes ao MKT, sendo que houve uma predominância na mobilização de conhecimentos “comuns”, ou seja, que não são relacionados à docência, como a realização de procedimentos matemáticos corretamente; ao passo de que conhecimentos “especializados”, do docente, tais como justificação e explicação de procedimentos, bem como conhecimento de outros algoritmos de resolução foram identificados com uma menor frequência. Foram, também, identificadas dificuldades dos participantes com relação a conteúdos da Educação Básica. Apesar das dificuldades, os resultados apontam que a presença da HM no curso contribuiu para o aprendizado de alguns participantes da pesquisa. Além disso, entende-se que a proposta permitiu a mobilização de conhecimentos matemáticos para o ensino dos licenciandos. Palavras-chave: História da Matemática, Conhecimento Matemático para o Ensino, Formação de Professores e Cálculo Diferencial e Integral. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM pt_BR


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