DSpace/Manakin Repository

Elementos da prática científica a partir das pesquisas realizadas na Unifei: uma análise de textos de divulgação científica produzidos por futuros professores de química

Mostrar registro simples

dc.creator CARVALHO, Antônio Décio de
dc.date.issued 2025-03-13
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4257
dc.description.abstract The main objective of this research was to analyze the content elements about scientific practice present in scientific dissemination texts produced by future Chemistry teachers in the context of a training practice in a teaching course. Scientific dissemination texts with characteristics of reports produced by the undergraduates about research conducted at the university itself were analyzed. The teacher training practice aimed to develop scientific communication skills and, mainly, scientific dissemination skills based on the writing of reports by the undergraduates. The texts were analyzed from the methodological perspective of Discursive Textual Analysis (DTA), based on Bruno Latour's framework regarding the scientific practice of the Sociology of Science. The results demonstrate that the training practice performed allows the undergraduates to express their conceptions about the work of the scientist and the characteristics of scientific research, with aspects such as the processes of literary inscription, the discourse of Science as a persuasive practice and Science as a social construction being highlighted in most of the texts produced. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Divulgação científica pt_BR
dc.subject Formação de professores de química pt_BR
dc.subject Prática científica pt_BR
dc.subject Bruno Latour pt_BR
dc.title Elementos da prática científica a partir das pesquisas realizadas na Unifei: uma análise de textos de divulgação científica produzidos por futuros professores de química pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2025-09-04
dc.date.available 2025-09-04T19:09:00Z
dc.date.accessioned 2025-09-04T19:09:00Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1959881849375542 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, João Ricardo Neves da
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5821775579111920 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/2800602875373171 pt_BR
dc.description.resumo O objetivo principal desta pesquisa foi analisar os elementos de conteúdo sobre a prática científica presentes em textos de divulgação científica produzidos por futuros professores de Química no contexto de uma prática formativa em um curso de licenciatura. Foram analisados textos de divulgação científica com características de reportagens produzidas pelos licenciandos sobre pesquisas realizadas na própria universidade. A prática de formação de professores pretendeu desenvolver habilidades de comunicação científica e, principalmente, de divulgação científica a partir da escrita de reportagens pelos licenciandos. Os textos foram analisados sob a perspectiva metodológica da Análise Textual Discursiva (ATD), tendo como base o referencial de Bruno Latour, a respeito da prática científica da Sociologia da Ciência. Os resultados demonstram que a prática formativa executada permite que os licenciandos manifestem suas concepções sobre o trabalho do cientista e das características da pesquisa científica, sendo destacados na maioria dos textos produzidos aspectos como os processos de inscrição literária, o discurso da Ciência como prática persuasiva e a Ciência como construção social. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples