dc.creator |
SOUZA, Lidiane La Picirelli de |
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dc.date.issued |
2015-11-27 |
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dc.identifier.citation |
SOUZA, Lidiane La Picirelli de. Avaliação do ciclo de vida do sistema veículo/combustível no Brasil. 2015. 150 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/425 |
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dc.description.abstract |
As emissões veiculares e o alto consumo de energia vinculado à cadeia de produção e uso de automóveis causam impactos significativos ao meio ambiente. Algumas medidas podem ser implementadas a fim de minimizar os danos causados por essas atividades. O uso eficiente de energia, assim como escolhas por produtos e serviços que liberem menores quantidades de poluentes, são práticas que visam à diminuição dos impactos ao meio ambiente. Existe uma ferramenta de gestão ambiental capaz de quantificar impactos ambientais, analisar produtos, serviços e tecnologias, através da utilização de dados de insumos, energia e emissões ambientais. Esta ferramenta é a Análise do Ciclo de Vida (ACV). O presente trabalho possui o objetivo de realizar análises comparativas dos seguintes sistemas automotivos: veículo com motor de combustão interna, que utiliza a gasolina como fonte de energia (ICEVg); veículo com motor de combustão interna que utiliza etanol como fonte de energia (ICEVe), Veículo com motor de combustão interna que utiliza gasolina e etanol como fontes de energia (ICEVf); Veículo elétrico movido a eletricidade (BEV); Veículo Híbrido plug-in movido a gasolina e eletricidade (PHEV); através da metodologia da ACV. Logo, será realizada uma revisão abrangente dos diferentes cenários, com o objetivo de quantificar e comparar os impactos ambientais provocados por esses sistemas. Os sistemas que utilizam etanol como parte de seu combustível, possuem maiores impactos ambientais para as categorias: eutrofização, acidificação e oxidação fotoquímica. Os sistemas que utilizam gasolina como parte do combustível, possuem os maiores potenciais de impacto para: depleção abiótica, depleção abiótica de combustíveis fósseis e aquecimento global. Veículos que utilizam a bateria de íon de lítio possuem maiores impactos para a toxicidade humana. |
pt_BR |
dc.language.iso |
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pt_BR |
dc.title |
Avaliação do ciclo de vida do sistema veículo/combustível no Brasil. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
150 p. |
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dc.keywords.portuguese |
ACV |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Impacto ambiental |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Emissões veiculares |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Combustíveis |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Automóveis |
pt_BR |
dc.keywords.english |
LCA |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Environmental Impact |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Vehicle emissions |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Fuel automobiles |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
LORA, Electo Eduardo Silva |
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dc.orientador.coorientador |
ESCOBAR, José Carlos Palacio |
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dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
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dc.pg.programa |
Engenharia de Energia |
pt_BR |
dc.pg.area |
Energia, Sociedade e Meio Ambiente |
pt_BR |
dc.date.available |
2016-04-08T17:22:46Z |
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dc.date.accessioned |
2016-04-08T17:22:46Z |
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dc.publisher.department |
IEM - Instituto de Engenharia Mecânica |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia |
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