DSpace/Manakin Repository

Avaliação do ciclo de vida do sistema veículo/combustível no Brasil.

Mostrar registro simples

dc.creator SOUZA, Lidiane La Picirelli de
dc.date.issued 2015-11-27
dc.identifier.citation SOUZA, Lidiane La Picirelli de. Avaliação do ciclo de vida do sistema veículo/combustível no Brasil. 2015. 150 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/425
dc.description.abstract As emissões veiculares e o alto consumo de energia vinculado à cadeia de produção e uso de automóveis causam impactos significativos ao meio ambiente. Algumas medidas podem ser implementadas a fim de minimizar os danos causados por essas atividades. O uso eficiente de energia, assim como escolhas por produtos e serviços que liberem menores quantidades de poluentes, são práticas que visam à diminuição dos impactos ao meio ambiente. Existe uma ferramenta de gestão ambiental capaz de quantificar impactos ambientais, analisar produtos, serviços e tecnologias, através da utilização de dados de insumos, energia e emissões ambientais. Esta ferramenta é a Análise do Ciclo de Vida (ACV). O presente trabalho possui o objetivo de realizar análises comparativas dos seguintes sistemas automotivos: veículo com motor de combustão interna, que utiliza a gasolina como fonte de energia (ICEVg); veículo com motor de combustão interna que utiliza etanol como fonte de energia (ICEVe), Veículo com motor de combustão interna que utiliza gasolina e etanol como fontes de energia (ICEVf); Veículo elétrico movido a eletricidade (BEV); Veículo Híbrido plug-in movido a gasolina e eletricidade (PHEV); através da metodologia da ACV. Logo, será realizada uma revisão abrangente dos diferentes cenários, com o objetivo de quantificar e comparar os impactos ambientais provocados por esses sistemas. Os sistemas que utilizam etanol como parte de seu combustível, possuem maiores impactos ambientais para as categorias: eutrofização, acidificação e oxidação fotoquímica. Os sistemas que utilizam gasolina como parte do combustível, possuem os maiores potenciais de impacto para: depleção abiótica, depleção abiótica de combustíveis fósseis e aquecimento global. Veículos que utilizam a bateria de íon de lítio possuem maiores impactos para a toxicidade humana. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Avaliação do ciclo de vida do sistema veículo/combustível no Brasil. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 150 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese ACV pt_BR
dc.keywords.portuguese Impacto ambiental pt_BR
dc.keywords.portuguese Emissões veiculares pt_BR
dc.keywords.portuguese Combustíveis pt_BR
dc.keywords.portuguese Automóveis pt_BR
dc.keywords.english LCA pt_BR
dc.keywords.english Environmental Impact pt_BR
dc.keywords.english Vehicle emissions pt_BR
dc.keywords.english Fuel automobiles pt_BR
dc.orientador.principal LORA, Electo Eduardo Silva
dc.orientador.coorientador ESCOBAR, José Carlos Palacio
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Engenharia de Energia pt_BR
dc.pg.area Energia, Sociedade e Meio Ambiente pt_BR
dc.date.available 2016-04-08T17:22:46Z
dc.date.accessioned 2016-04-08T17:22:46Z
dc.publisher.department IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples