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Contribuições da resolução de problemas e da matemática problematizada para a formação matemática de futuros professores: um estudo de teses e dissertações brasileiras

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dc.creator SANTOS, Amanda Batista
dc.date.issued 2025-03-14
dc.identifier.citation SANTOS, Amanda Batista. Contribuições da resolução de problemas e da matemática problematizada para a formação matemática de futuros professores: um estudo de teses e dissertações brasileiras. 2025. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2025. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4267
dc.description.abstract This paper addresses the initial training of Mathematics teachers, investigating the contributions and limitations of Problem Solving (PR) or Problematized Mathematics (PM) for the mathematical training of future teachers. This search is carried out in theses and dissertations that develop empirical research on these approaches. The study reflects on the aspects of school and the mathematical training of future teachers, considering the new realities of school education. It works with the hypothesis that PR and PM are paths to a more effective mathematical training, focused on teaching practice. The research, of a bibliographic nature, examines Brazilian theses and dissertations that adopt the PR or PM approach in the initial training of teachers, and is developed in two phases. The first phase consists of a survey of works on the subject, based on titles and abstracts. The second phase involves a meta-synthesis, with the full reading of the texts and the construction of an interpretative synthesis of the data. The BuscAd tool, developed in Microsoft Excel, was used to organize the search and selection of works. The interpretative synthesis was based on three main focuses: (1) To analyze how RP is approached in empirical research focusing on initial teacher training and to understand its contributions and limitations for mathematics training; (2) To analyze how MP is approached in empirical research focusing on initial teacher training and to understand its contributions and limitations for mathematics training; and (3) To understand intersections and distances between RP and MP based on the research analyzed. The results indicate that in MP, many contributions to the mathematics training of teachers are produced, given its problematizing characteristic and the possibility of producing mathematical knowledge that constantly relates the contents of Academic Mathematics to School Mathematics. On the other hand, as limitations for mathematics training, the challenges of methodological conduct in working with the approach stand out. It is worth noting that, as this is a recent proposal, there are still few studies to be analyzed. For RP, the results show contributions to mathematical education through the dynamics of active student participation in the construction of paths in search of a solution to the problem, making it possible to have a greater meaning of mathematical concepts. As limitations, pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Formação inicial de professores pt_BR
dc.subject Formação matemática pt_BR
dc.subject Resolução de problemas pt_BR
dc.subject Matemática problematizada pt_BR
dc.title Contribuições da resolução de problemas e da matemática problematizada para a formação matemática de futuros professores: um estudo de teses e dissertações brasileiras pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2025-09-12
dc.date.available 2025-09-12T17:20:47Z
dc.date.accessioned 2025-09-12T17:20:47Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2112134812689509 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CRISTOVÃO, Eliane Matesco
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4106190092585392 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho aborda a formação inicial do professor de Matemática, investigando as contribuições e limitações da Resolução de Problemas (RP) ou da Matemática Problematizada (MP) para a formação matemática de futuros professores. Essa busca é realizada em teses e dissertações que desenvolvem pesquisas empíricas sobre estas abordagens. O estudo reflete sobre os aspectos da escola e da formação matemática de futuros professores, considerando as novas realidades do ensino escolar. Trabalha-se com a hipótese de que a RP e a MP sejam caminhos para uma formação matemática mais eficaz, voltada para a prática docente. A pesquisa, de caráter bibliográfico, examina teses e dissertações brasileiras que adotam a abordagem da RP ou da MP na formação inicial de professores, sendo desenvolvida em duas fases. A primeira fase consiste no levantamento de trabalhos sobre o tema, a partir de títulos e resumos. A segunda fase envolve uma metassíntese, com a leitura integral dos textos e a construção de uma síntese interpretativa dos dados. A ferramenta BuscAd, desenvolvida no Microsoft Excel, foi utilizada para organizar a busca e seleção dos trabalhos. A síntese interpretativa se baseou em três focos principais: (1) Analisar como a RP é abordada em pesquisas empíricas com foco na formação inicial de professores e compreender suas contribuições e limitações para a formação matemática; (2) Analisar como a MP é abordada em pesquisas empíricas com foco na formação inicial de professores e compreender suas contribuições e limitações para a formação matemática e (3) Compreender interseções e distanciamentos entre RP e MP a partir das pesquisas analisadas. Os resultados apontam que na MP, muitas contribuições à formação matemática do professor são produzidas, tendo em vista a sua característica problematizadora e a possibilidade de produção de um conhecimento matemático que relacione constantemente os conteúdos da Matemática Acadêmica à Matemática Escolar. Em contrapartida, como limitações para a formação matemática destacam-se os desafios da condução metodológica no trabalho com a abordagem. Vale ressaltar que por ser uma proposta recente, ainda existem poucos trabalhos a serem analisados. Para a RP, os resultados evidenciam contribuições à formação matemática por meio da dinâmica de participação ativa do estudante na construção de caminhos em busca de solução para o problema, tornando possível uma maior significação dos conceitos matemáticos. Como limitações, destaca-se a falta de uma problematização dos conceitos, ou seja, os problemas partem de uma matemática dada à priori. Em termos metodológicos, a própria dinâmica prevista em algumas etapas não permite que os licenciandos avancem matematicamente, porém, nas etapas em que eles poderiam avançar, isso vai depender da preocupação do docente em promover maiores aprofundamentos e problematizações durante o processo. Em algumas pesquisas, nota-se que esta preocupação se limitou à discussão metodológica da RP e não com o aprofundamento da discussão matemática em si. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM pt_BR


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