DSpace/Manakin Repository

Experimentos virtuais acessíveis: estudo sobre inclusão em um laboratório remoto de física

Mostrar registro simples

dc.creator CEREALI, Ana Lígia
dc.date.issued 2025-03-13
dc.identifier.citation CEREALI, Ana Lígia. Experimentos virtuais acessíveis: estudo sobre inclusão em um laboratório remoto de física. 2025. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2025. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4269
dc.description.abstract This research aimed to analyze the usability of remote experiments after the implementation of digital accessibility features, based on Universal Design for Learning (UDL) and the Web Content Accessibility Guidelines (WCAG). To achieve this, improvements in digital accessibility were developed for an experiment in the Remote Physics Laboratory at the Federal University of Itajubá (UNIFEI), focusing on the experience of users with visual impairments. The research was structured in five main stages: (i) initial automatic validation, using the AccessMonitor validator to identify accessibility barriers; (ii) implementation of the WCAG recommendations combined with UDL principles, promoting multiple means of representation, action, and engagement; (iii) new automatic validation, evaluating the effectiveness of the adjustments made; (iv) manual validation, deepening the analysis with qualitative tests; and (v) real-user testing, assessing usability in practice and collecting feedback for refinement of the improvements. The results showed that the integration of UDL and WCAG guidelines significantly contributed to the accessibility and usability of the virtual environment. There was a progressive increase in the accessibility scores of AccessMonitor throughout the implementation stages, reflecting the effectiveness of the adjustments. Additionally, real-user testing confirmed that previously identified barriers were mitigated, ensuring greater autonomy in navigation and interaction with the remote experiment. It was concluded that the continuous adoption of validation processes—both automated and manual—and the active listening of users with disabilities are key strategies for ensuring digital accessibility. The study emphasizes the need for periodic reviews and highlights the potential of UDL as a structuring model to make remote laboratories more inclusive. For future research, it is recommended to expand the analysis to other disabilities and to implement new features that promote an even more equitable educational experience. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Acessibilidade digital pt_BR
dc.subject Laboratório remoto pt_BR
dc.subject Usabilidade pt_BR
dc.subject Deficiência visual pt_BR
dc.subject Design universal para aprendizagem pt_BR
dc.title Experimentos virtuais acessíveis: estudo sobre inclusão em um laboratório remoto de física pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2025-09-16
dc.date.available 2025-09-16T17:40:22Z
dc.date.accessioned 2025-09-16T17:40:22Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0825321352881019 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERRAZ, Denise Pereira de Alcântara
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9785887550619619 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 CAETANO, Thiago Costa
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/3744912186894176 pt_BR
dc.description.resumo Esta pesquisa teve como objetivo analisar a usabilidade de experimentos remotos após a implementação de recursos de acessibilidade digital, fundamentando-se no Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e nas Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo da Web (WCAG). Para isso, foram desenvolvidas melhorias na acessibilidade digital de um experimento do Laboratório Remoto de Física da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), com foco na experiência de usuários com deficiência visual. A pesquisa foi estruturada em cinco etapas principais: (i) validação automática inicial, utilizando o validador AccessMonitor para identificar barreiras de acessibilidade; (ii) implementação das recomendações das WCAG combinadas aos princípios do DUA, promovendo múltiplas formas de representação, ação e engajamento; (iii) nova validação automática, avaliando a eficácia dos ajustes realizados; (iv) validação manual, aprofundando a análise com testes qualitativos; e (v) testes com usuários reais, verificando a usabilidade na prática e coletando feedbacks para refinamento das melhorias. Os resultados evidenciaram que a integração entre o DUA e as diretrizes das WCAG contribuiu significativamente para a acessibilidade e a usabilidade do ambiente virtual. Observou-se um aumento progressivo nas notas de acessibilidade do AccessMonitor ao longo das etapas de implementação, refletindo a eficácia das adaptações. Além disso, o teste com usuário real confirmou que as barreiras previamente identificadas foram mitigadas, garantindo maior autonomia na navegação e interação com o experimento remoto. Conclui-se que a adoção contínua de processos de validação – tanto automatizados quanto manuais – e a escuta ativa de usuários com deficiência são estratégias fundamentais para garantir a acessibilidade digital. O estudo reforça a necessidade de revisões periódicas e destaca o potencial do DUA como um modelo estruturante para tornar laboratórios remotos mais inclusivos. Como sugestão para pesquisas futuras, recomenda-se a ampliação da análise para outras deficiências e a implementação de novas funcionalidades que favoreçam uma experiência educacional ainda mais equitativa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples