dc.creator |
ESTEVES, Tayrone Duque |
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dc.date.issued |
2025-05-23 |
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dc.identifier.citation |
ESTEVES, Tayrone Duque. Desenvolvimento de um processo estruturado para a modelagem de previsão de churn em modelos de negócio de recorrência. 2025. 83 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2025. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4273 |
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dc.description.abstract |
The recurring purchase business model, such as subscription clubs, has
grown significantly in recent years. Since acquiring new customers is more costly
than retaining existing ones, customer loss (churn) negatively impacts business
competitiveness, making the ability to predict it a strategic advantage. The variety
of available methods and the lack of a standardized model evaluation process
pose both academic and practical challenges for the sector. In this context, this
study structured a procedure for developing churn prediction models, consisting
of three stages: data preparation, model application, and model evaluation. First,
the data is standardized and balanced, comparison metrics are defined, and lastly
a stability analysis is conducted. To validate the method, its application was
performed in a real case of a book subscription club. Seven predictive variables
were selected to train three models: logistic regression, a combination of the kmeans
algorithm with logistic regression, and a multilayer perceptron (MLP)
neural network. Logistic regression was identified as the best-performing method,
achieving 71,1% of accuracy and 44,6% of precision. These results are superior
to the actual model used by the company, that has 71,8% of accuracy and 12,1%
of precision. Overall, the structured procedure proved effective in model selection
and decision-making for churn prediction development in a standardized and
robust way.
Keywords: |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Previsão de churn |
pt_BR |
dc.subject |
Framework |
pt_BR |
dc.subject |
Regressão logística |
pt_BR |
dc.subject |
Redes neurais |
pt_BR |
dc.subject |
Clubes de assinatura |
pt_BR |
dc.title |
Desenvolvimento de um processo estruturado para a modelagem de previsão de churn em modelos de negócio de recorrência |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2025-09-18 |
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dc.date.available |
2025-09-18T11:52:24Z |
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dc.date.accessioned |
2025-09-18T11:52:24Z |
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dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5702244507741905 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
GOMES, José Henrique de Freitas |
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dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4700366676258208 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O modelo de negócio de compras recorrentes, como os clubes de
assinatura, tem crescido muito nos últimos anos. Como adquirir novos clientes
tem um custo maior do que reter os atuais, a perda de clientes (churn) tem um
impacto negativo na competitividade do negócio, e a capacidade de prevê-lo
torna-se um diferencial estratégico. A diversidade de métodos disponíveis e a
falta de um processo padronizado de avaliação de modelos são desafios tanto
acadêmicos quanto práticos para o setor. Nesse contexto, esse trabalho
estruturou um procedimento voltado para a construção de métodos de previsão
de churn composto de três etapas: preparação dos dados, aplicação dos
modelos e avaliação dos modelos. Para isso, primeiramente os dados são
padronizados e balanceados, métricas são definidas para comparação entre os
modelos e uma análise de estabilidade é realizada. Para validação deste
método, sua aplicação foi realizada no caso real de um clube de assinaturas de
livros, para o qual sete variáveis preditoras foram selecionadas para compor 3
modelos de previsão: regressão logística, uma combinação entre o algoritmo
média-k e a regressão logística, e uma rede neural mutilayer perceptron (MLP).
A regressão logística ficou selecionada como o melhor dentre os métodos
testados, apresentando acuracidade de 71,1% e 44,6% de precisão. Os
resultados encontrados são superiores aos do modelo atual aplicado na empresa
estudada, que possui 71,8% de acuracidade e 12,1% de precisão. O
procedimento estruturado mostrou-se efetivo na seleção de métodos e
direcionamento de tomadas de decisão para o desenvolvimento de modelos de
previsão de forma padronizada e robusta. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRAÇÃO |
pt_BR |