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Desenvolvimento de um processo estruturado para a modelagem de previsão de churn em modelos de negócio de recorrência

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dc.creator ESTEVES, Tayrone Duque
dc.date.issued 2025-05-23
dc.identifier.citation ESTEVES, Tayrone Duque. Desenvolvimento de um processo estruturado para a modelagem de previsão de churn em modelos de negócio de recorrência. 2025. 83 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2025. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4273
dc.description.abstract The recurring purchase business model, such as subscription clubs, has grown significantly in recent years. Since acquiring new customers is more costly than retaining existing ones, customer loss (churn) negatively impacts business competitiveness, making the ability to predict it a strategic advantage. The variety of available methods and the lack of a standardized model evaluation process pose both academic and practical challenges for the sector. In this context, this study structured a procedure for developing churn prediction models, consisting of three stages: data preparation, model application, and model evaluation. First, the data is standardized and balanced, comparison metrics are defined, and lastly a stability analysis is conducted. To validate the method, its application was performed in a real case of a book subscription club. Seven predictive variables were selected to train three models: logistic regression, a combination of the kmeans algorithm with logistic regression, and a multilayer perceptron (MLP) neural network. Logistic regression was identified as the best-performing method, achieving 71,1% of accuracy and 44,6% of precision. These results are superior to the actual model used by the company, that has 71,8% of accuracy and 12,1% of precision. Overall, the structured procedure proved effective in model selection and decision-making for churn prediction development in a standardized and robust way. Keywords: pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Previsão de churn pt_BR
dc.subject Framework pt_BR
dc.subject Regressão logística pt_BR
dc.subject Redes neurais pt_BR
dc.subject Clubes de assinatura pt_BR
dc.title Desenvolvimento de um processo estruturado para a modelagem de previsão de churn em modelos de negócio de recorrência pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2025-09-18
dc.date.available 2025-09-18T11:52:24Z
dc.date.accessioned 2025-09-18T11:52:24Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5702244507741905 pt_BR
dc.contributor.advisor1 GOMES, José Henrique de Freitas
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4700366676258208 pt_BR
dc.description.resumo O modelo de negócio de compras recorrentes, como os clubes de assinatura, tem crescido muito nos últimos anos. Como adquirir novos clientes tem um custo maior do que reter os atuais, a perda de clientes (churn) tem um impacto negativo na competitividade do negócio, e a capacidade de prevê-lo torna-se um diferencial estratégico. A diversidade de métodos disponíveis e a falta de um processo padronizado de avaliação de modelos são desafios tanto acadêmicos quanto práticos para o setor. Nesse contexto, esse trabalho estruturou um procedimento voltado para a construção de métodos de previsão de churn composto de três etapas: preparação dos dados, aplicação dos modelos e avaliação dos modelos. Para isso, primeiramente os dados são padronizados e balanceados, métricas são definidas para comparação entre os modelos e uma análise de estabilidade é realizada. Para validação deste método, sua aplicação foi realizada no caso real de um clube de assinaturas de livros, para o qual sete variáveis preditoras foram selecionadas para compor 3 modelos de previsão: regressão logística, uma combinação entre o algoritmo média-k e a regressão logística, e uma rede neural mutilayer perceptron (MLP). A regressão logística ficou selecionada como o melhor dentre os métodos testados, apresentando acuracidade de 71,1% e 44,6% de precisão. Os resultados encontrados são superiores aos do modelo atual aplicado na empresa estudada, que possui 71,8% de acuracidade e 12,1% de precisão. O procedimento estruturado mostrou-se efetivo na seleção de métodos e direcionamento de tomadas de decisão para o desenvolvimento de modelos de previsão de forma padronizada e robusta. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRAÇÃO pt_BR


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