dc.creator |
VIDIGAL, Luis Pedro Vieira |
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dc.date.issued |
2025-08-29 |
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dc.identifier.citation |
VIDIGAL, Luis Pedro Vieira. Estudo computacional da calibração e substituição do gás natural veicular por biometano em um motor de ignição por centelha e seu impacto no setor de mobilidade urbana brasileiro. 2025. 159 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2025. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4291 |
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dc.description.abstract |
The intensificationofclimatechangeandthedeteriorationofairqualitydemand
sustainable energysolutionsthatreconcilevehicularmobilitywiththemitigationofgreen-
house gas(GHG)emissions.Amongthealternatives,biomethaneemergesasaviable
substitute forcompressednaturalgas(CNG),duetothesimilarityoftheirphysicochemical
propertiesanditspotentialtoreduceGHGemissionswithoutrequiringstructuralchanges
to therefuelinginfrastructure.Inthiswork,throughnumericalsimulationsusingthe
GT-SUITE® software,thecalibrationofaspark-ignitionenginecommerciallyemployedin
light-dutyvehiclesoriginallydesignedforCNGwasdeveloped.Thestudyconsideredboth
the directfuelsubstitutionandtheoptimizedignitiontimingcalibrationtomaximize
performanceandminimizeGHGemissions.Suchmodificationsaredeemedfeasiblesince
they donotrequirephysicalchangestotheengine,butratheranadjustmentoftheengine
map intheelectroniccontrolunit.Inthedirectsubstitutioncase,withoutcalibration
adjustments,nosignificantlossesintorqueandpowerwereobserved,withrecorded
reductions ofupto1.94%in CO2, 4.03%in CO, and2.26%in NOx. Withignition
timing calibration,retardedby1° to 3° compared toCNG,performanceimprovements
wereachieved,withgainsinpowerandthermalefficiency,inadditiontofurtheremission
reductions, reaching2.30%for CO2, 4.48%for CO, and1.64%for NOx. Whenassessing
the substitutionofCNGbybiomethane,basedontheGHGemissiondataobtainedfrom
numericalsimulations,theBrazilianvehiclefleet,andtheestimatedfuelconsumption
and mileageofCNG-poweredvehiclesinBrazil,itwasobservedthatthereplacement
of CNGbybiomethaneinthenationalfleetcouldmitigateupto79.51thousandtons
of CO2 and 18.12thousandtonsof NOx peryear.Theenergydemandassociatedwith
the purificationprocesswasalsoevaluated,highlightingthattechnicalfeasibilitymustbe
accompanied bypublicpoliciesandspecificlegislationtofosterbiomethaneproduction
and vehicularuse.Theresultsdemonstratethatbiomethane,particularlywithproper
calibration, isacompetitiveandenvironmentallyadvantageousalternativecompared
to CNG,contributingtothedecarbonizationofthetransportationsectorandtothe
valorizationoforganicwasteinBrazil.Theimplementationofthistechnology,coupled
with regulatoryincentivemechanisms,mayincreasetheshareofrenewablefuelsinthe
energy matrixandsignificantlyreduceairpollution. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Biometano |
pt_BR |
dc.subject |
Motores de combustão interna |
pt_BR |
dc.subject |
Gás natural veicular |
pt_BR |
dc.subject |
Modelagem computacional |
pt_BR |
dc.title |
Estudo computacional da calibração e substituição do gás natural veicular por biometano em um motor de ignição por centelha e seu impacto no setor de mobilidade urbana brasileiro |
pt_BR |
dc.type |
Tese |
pt_BR |
dc.date.available |
2025-10-13 |
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dc.date.available |
2025-10-13T14:45:24Z |
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dc.date.accessioned |
2025-10-13T14:45:24Z |
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dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0545308616277891 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CORONADO, Christian Jeremi Rodriguez |
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dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5213237888376188 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
MATTOS, Ana Paula |
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dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9726516660384885 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co2 |
COSTA, Roberto Berlini Rodrigues da |
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dc.contributor.advisor-co2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2422414815255012 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A intensificaçãodasmudançasclimáticaseadeterioraçãodaqualidadedoar
demandam soluçõesenergéticassustentáveisqueconciliemamobilidadeveicularcoma
mitigação dasemissõesdegasesdeefeitoestufa(GEE).Entreasalternativas,obiometano
despontacomosubstitutoviávelaogásnaturalveicular(GNV),devidoàsimilaridade
de suaspropriedadesfísico-químicaseaoseupotencialdereduziremissõesdeGEE
sem anecessidadedemudançasestruturaisnainfraestruturadeabastecimento.Neste
trabalho, desenvolveu-se,pormeiodesimulaçõesnuméricasno software GT-SUITE®, a
calibração deummotordeigniçãoporcentelhaempregadocomercialmenteemveículos
levesoriginalmenteprojetadoparaGNV.Oestudocontemploutantoasubstituiçãodireta
do combustívelquantoacalibraçãootimizadadoavançodeigniçãoparamaximizaro
desempenhoeminimizaremissõesdeGEE.Taismodificaçõessãoconsideradasfactíveis,
poisnãorequeremmodificaçõesfísicasnomotor,massim,umamodificaçãodomapa
do motornacentraleletrônica.Nasubstituiçãodireta,semajustesdecalibração,não
se observaramperdassignificativasdetorqueepotência,registrando-sereduçõesdeaté
1,94% em CO2, 4,03%em CO e 2,26%em NOx. Comacalibraçãodoavançodeignição,
reduzido de1° a 3° de atrasoemrelaçãoaoGNV,obteve-semelhoriadedesempenho,
com ganhosdepotênciaeeficiênciatérmica,alémdereduçõesadicionaisdeemissões,
alcançando 2,30%para CO2, 4,48%para CO e 1,64%para NOx. Aoavaliarasubstituição
de GNVporbiometano,combasenosdadosobtidosdeemissõesdeGEEnassimulações
numéricas,nafrotadeveículosbrasileiraenaestimativadoconsumoedistânciapercorrida
pelafrotadeveículosaGNVnoBrasil,seobservouqueasubstituiçãodoGNVpor
biometano nafrotabrasileirapoderiamitigaraté79,51miltoneladasde CO2 e 18,12mil
toneladas de NOx porano.Avaliou-seademandaenergéticaassociadaaoprocessode
purificação, evidenciandoqueaviabilidadetécnicadeveseracompanhadadepolíticas
públicas elegislaçõesespecíficasqueincentivemaproduçãoeusoveiculardobiometano.
Os resultadosdemonstramqueobiometano,especialmentecomcalibraçãoadequada,é
uma alternativacompetitivaeambientalmentevantajosafrenteaoGNV,contribuindopara
a descarbonizaçãodosetordetransporteseparaavalorizaçãoderesíduosorgânicosno
Brasil. Aimplementaçãodessatecnologia,aliadaamecanismosregulatóriosdeincentivo,
podeampliaraparticipaçãodecombustíveisrenováveisnamatrizenergéticaereduzir
significativamenteapoluiçãoatmosférica. |
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dc.publisher.country |
Brasil |
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dc.publisher.department |
IEM - Instituto de Engenharia Mecânica |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Mecânica |
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dc.publisher.initials |
UNIFEI |
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dc.subject.cnpq |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECÂNICA |
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