| dc.creator | BRAGA, João Pedro de Oliveira | |
| dc.date.issued | 2025-03-27 | |
| dc.identifier.citation | CURSO: EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS BRAGA, João Pedro de Oliveira. Possibilidades e desafios da série Chernobyl como recurso para a alfabetização científica e tecnológica. 2025. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2025. | pt_BR | 
| dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4295 | |
| dc.description.abstract | Knowledge of and about science are necessary bases for building a critical and participatory society regarding science & technology and its role in society. In this sense, the field of education has been developing and/or analyzing various materials to aid students' knowledge of science and technology in formal or non-formal educational settings. This research relied on the framework of Scientific and Technological Literacy (STL) and its development's importance in constructing learning about science and technology. The goal was to o evaluate the potential and limitations of the series Chernobyl (2019), from the HBO channel, as a resource for Scientific and Technological Literacy (STL), considering its use in the school context. The series' evaluation was conducted through Textual Discursive Analysis, seeking moments in the exhibited scenes that could constitute coherent analysis units aligned with the research objective. The results proposed categories through the relationship between these units, allowing the identification of opportunities to develop knowledge about science and technology consistent with STL objectives. The emerging categories were: Specific concepts from the field of natural sciences and their Technologies; Treatment of conceptions and understanding about science, technology, and their applications and limitations; Conceptions about scientists and aspects of scientific work; Relationships between science, technology, and public/private power in Society; Relationships between science, technology, society, and environment; Public sensitization and narrative induction. However, the series proved to be a resource that may not be easy to work with in the school context due to possible technical or structural challenges in basic education institutions. There is also the identification of narrative trends that may induce views not commonly accepted by the scientific community in the field of Science Education, since the produced narrative is loaded with ideological aspects related to the historical moment of the accident used as the central theme. | pt_BR | 
| dc.language | por | pt_BR | 
| dc.publisher | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR | 
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR | 
| dc.subject | Alfabetização científica e tecnológica | pt_BR | 
| dc.subject | Chernobyl | pt_BR | 
| dc.subject | Série dramatúrgica | pt_BR | 
| dc.title | Possibilidades e desafios da série Chernobyl como recurso para a alfabetização científica e tecnológica | pt_BR | 
| dc.type | Dissertação | pt_BR | 
| dc.date.available | 2025-10-29 | |
| dc.date.available | 2025-11-03T10:15:41Z | |
| dc.date.accessioned | 2025-11-03T10:15:41Z | |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3124156626354666 | pt_BR | 
| dc.contributor.advisor1 | OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de | |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2800602875373171 | pt_BR | 
| dc.description.resumo | Os conhecimentos de e sobre ciência são bases necessárias para a construção de uma sociedade crítica e participativa em relação à ciência & tecnologia e seu papel na sociedade. Nesse sentido, o campo da educação vem desenvolvendo e/ou analisando diversos materiais que possam auxiliar no conhecimento sobre ciência e tecnologia de estudantes em ambientes formais ou mesmo não formais de ensino. Dessa forma, essa pesquisa se apoiou no referencial de Alfabetização Científica e Tecnológica e em como o seu desenvolvimento é importante para a construção de aprendizados de e sobre ciência e tecnologia, no intuito de avaliar potencialidades e limitações da série Chernobyl (2019), do canal HBO, como recurso para Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT), pensando em sua utilização no contexto escolar. A avaliação da série foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva buscando, nas cenas exibidas, momentos que pudessem constituir unidades de análise coerentes com o objetivo da pesquisa no que diz respeito a possibilitar ou oportunizar aprendizado ou desenvolvimento de habilidades e competências definidas como relevantes para a ACT. Como resultado, dentre as várias unidades de análise identificadas, foram propostas categorias por meio da relação entre essas unidades, de forma que as cenas permitiram a identificação de oportunidades de se desenvolver conhecimentos de e sobre ciência e tecnologia que são consistentes com os objetivos da ACT. As categorias que emergiram dessa análise foram: conceitos específicos do campo das ciências da natureza e suas tecnologias; tratamento de concepções e compreensão sobre ciência, tecnologia e suas aplicações e limites; concepções sobre cientistas e aspectos do trabalho científico; relações entre ciência, tecnologia e o poder público/privado na sociedade; relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente; a sensibilização pública e a indução narrativa. A série, no entanto, se mostrou como um recurso que pode não ser tão fácil de ser trabalhado no contexto escolar por conta de possíveis desafios técnicos ou estruturais de instituições de educação básica. Há também a identificação de tendências narrativas que podem induzir algumas visões que não são comumente aceitas para a comunidade científica do campo da Educação em Ciências, visto que a narrativa produzida é carregada de aspectos ideológicos em relação ao momento histórico do acidente que é utilizado como temática central. | pt_BR | 
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR | 
| dc.publisher.department | IFQ - Instituto de Física e Química | pt_BR | 
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências | pt_BR | 
| dc.publisher.initials | UNIFEI | pt_BR | 
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |