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Mecânica da fratura não linear aplicada ao estudo do concreto

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dc.creator SANTOS, Fabiano Nazario
dc.date.issued 2025-05-23
dc.identifier.citation Fabiano Nazario Santos. Mecânica da fratura não linear aplicada ao estudo do concreto. 2025. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Engenharia Hídrica) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2025. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4301
dc.description.abstract With the continuous growth of the construction industry, the search for innovative materials has increasingly required research and studies for their implementation in the job market. The study of more durable concretes contributes to the construction of stronger and more sustainable infrastructures, reducing repair costs and increasing the safety of buildings and public works in the country. In order to promote greater durability of building structures and concrete elements for infrastructure and large-scale works, the use of special concretes, such as Self-Compacting Concrete (SCC), has also become a very promising alternative in the construction market. Thus, this study aims to evaluate the mechanical properties and cracking resistance of concrete elements, on a reduced scale, through three-point bending tests. For this purpose, experimental analyses were carried out based on the results obtained using the CMOD (Crack Mouth Opening Displacement) system, which allows the collection of load versus displacement curves using a clip-gage installed in pre-existing and controlled notches on the bottom face of the specimens, enabling accurate measurement of crack openings. The testing program involved the investigation of four types of concrete: Conventional Concrete (CC), Conventional Concrete Reinforced with PVA (Polyvinyl Alcohol) Fibers (CCVRFP), Self-Compacting Concrete (SCC), and Self-Compacting Concrete Reinforced with PVA Fibers (SCCVRFP), the latter developed with the incorporation of waste materials into the mix. The results show that self-compacting concrete (SCC), even without the addition of fibers, outperformed conventional concrete (CC). Notably, an increase of nearly 25% in the initial cracking resistance was observed. This indicates better matrix cohesion and improved mechanical response in relation to the formation of the first crack. This research is expected to contribute to the selection of sustainable and efficient materials, combining the addition of waste and fibers with enhanced structural performance suitable for the demands of such infrastructures. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Concreto auto-adensável (CAA) pt_BR
dc.subject Concreto convencional (CCV) pt_BR
dc.subject Fissuras pt_BR
dc.title Mecânica da fratura não linear aplicada ao estudo do concreto pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2025-11-03
dc.date.available 2025-11-03T17:34:14Z
dc.date.accessioned 2025-11-03T17:34:14Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3827055576218861 pt_BR
dc.contributor.advisor1 GONÇALVES, Paulo Cesar
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1598583711022921 pt_BR
dc.description.resumo Com o crescimento contínuo da construção civil, a busca por materiais inovadores vem demandando cada vez mais pesquisas e estudos para sua implantação no mercado de trabalho. O estudo de concretos mais duráveis contribui para a construção de infraestruturas mais resistentes e sustentáveis, reduzindo custos com reparos e aumentando a segurança das edificações e obras públicas no país. Com o intuito de promover uma maior durabilidade das estruturas de edificações e de elementos de concreto para obras de infraestrutura e grandes obras o uso de concretos especiais, como o CAA, vem se tornando, também, uma alternativa muito promissora no mercado da construção civil. Desta forma, este trabalho tem por objetivo avaliar as propriedades mecânicas e a resistência à fissuração de elementos de concreto, em escala reduzida, mediante ensaios de flexão a três pontos. Para esse propósito, foram realizadas análises experimentais a partir dos resultados obtidos com o sistema CMOD, o qual permite coletar curvas de carga x alongamento por meio de Clip-Gage instalado em entalhes pré-existentes e controlados na parte inferior dos espécimes, possibilitando a mensuração precisa da abertura de fissuras. O programa de ensaios contou com a investigação de quatro tipos de concreto: o Concreto Convencional (CCV), o Concreto Convencional Reforçados com Fibras de PVA (álcool polivinílico) (CCVRFP), o Concreto Autoadensável (CAA) e o Concreto Autoadensável Reforçado com Fibras de PVA (CAARFP), sendo este último desenvolvido com a incorporação de resíduos nos traços. Os resultados mostram, que o concreto autoadensável (CAA), até mesmo sem adição de fibras, superou o concreto convencional (CCV). Observou-se, principalmente, um aumento de quase 25% na resistência inicial à fissura. Isso revela uma melhor coesão da matriz e uma melhor resposta mecânica em relação a abertura da primeira fissura. Espera-se ainda com essa pesquisa contribuir para a escolha de materiais sustentáveis e eficientes, associando a adição de resíduos e fibras a um desempenho estrutural aprimorado e adequado às exigências dessas infraestruturas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IRN - Instituto de Recursos Naturais pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional – Engenharia Hídrica pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITÁRIA::RECURSOS HÍDRICOS pt_BR


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