| dc.creator | RIBEIRO, Diogo Aranha | |
| dc.date.issued | 2025-08-08 | |
| dc.identifier.citation | RIBEIRO, Diogo Aranha. Estudo da soldabilidade da liga de alumínio aeronáutica AA 7075-T6 por meio do processo GMAW com indução de vibração. 2025. 159 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4309 | |
| dc.description.abstract | The high-strength aluminium alloy AA-7075-T6 is widely used in the aerospace, military, and automotive sectors owing to its excellent strength-to-weight ratio. However, fusion welding of this alloy presents major challenges, particularly its high susceptibility to hot cracking, secondary phase precipitation, and porosity formation. This study investigates the influence of mechanical vibration applied during the welding of AA-7075-T6 using the Gas Metal Arc Welding (GMAW) process with the Surface Tension Transfer (STT®) mode. Different welding parameters and vibration frequencies were assessed, with emphasis on porosity, microstructure, and hardness of the welded joints. The results demonstrated that vibration during welding promoted significant metallurgical and mechanical improvements, including modification of the morphology and reduction in the size of secondary phases in the fusion zone, a marked decrease in coarse particles in the heat-affected zone (HAZ), reduced loss of microhardness in the welded regions, microstructural refinement at the interface with the base material, and a narrowing of the HAZ. Moreover, a substantial reduction in porosity was observed, with the most effective performance achieved at a frequency of 183 Hz.It is concluded that the controlled application of mechanical vibration during the welding of AA-7075-T6 is a viable and promising technique, capable of improving the metallurgical quality and mechanical performance of welded joints, thereby broadening the potential applications of this alloy in critical aerospace, aeronautical, and automotive components. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Itajubá | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Alumínio | pt_BR |
| dc.subject | AA 7075T6 | pt_BR |
| dc.subject | Soldagem | pt_BR |
| dc.subject | Vibração | pt_BR |
| dc.subject | Planejamento de experimento | pt_BR |
| dc.title | Estudo da soldabilidade da liga de alumínio aeronáutica AA 7075-T6 por meio do processo GMAW com indução de vibração | pt_BR |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.date.available | 2025-11-05 | |
| dc.date.available | 2025-11-05T12:02:37Z | |
| dc.date.accessioned | 2025-11-05T12:02:37Z | |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0880189255651781 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | CORRÊA, Edmilson Otoni | |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4218586914073507 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-co1 | CASTRO, Carlos Alberto Carvalho | |
| dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4372457623246551 | pt_BR |
| dc.description.resumo | A liga de alumínio de alta resistência AA-7075-T6 é amplamente utilizada nos setores aeroespacial, militar e automotivo devido à sua elevada relação resistência/peso. Entretanto, a soldagem por processos de fusão apresenta desafios significativos, especialmente relacionados à elevada suscetibilidade à formação de trincas a quente, precipitação de fases secundárias e ocorrência de porosidade. Neste trabalho, investigou-se a influência da aplicação de vibração mecânica durante a soldagem da liga AA-7075-T6 pelo processo Gas Metal Arc Welding (GMAW), com transferência por tensão superficial Surface Tension Transfer (STT®). Foram avaliados diferentes parâmetros de soldagem e frequências de vibração, com ênfase na análise da porosidade, microestrutura e dureza das juntas soldadas. Os resultados demonstraram que a aplicação da vibração promoveu efeitos metalúrgicos e mecânicos significativos, destacando-se: modificação da morfologia e redução do tamanho das fases secundárias na zona fundida, diminuição expressiva de partículas grosseiras na zona termicamente afetada (ZTA), menor perda de microdureza nas regiões soldadas, refinamento microestrutural na interface com o material base e redução da largura da ZTA. Além disso, a vibração contribuiu para uma redução substancial da porosidade, com desempenho superior observado na frequência de 183 Hz. Conclui-se que a aplicação controlada de vibração mecânica durante a soldagem da liga AA-7075-T6 é uma técnica viável e promissora, capaz de melhorar a qualidade metalúrgica e o desempenho mecânico das juntas, ampliando as possibilidades de utilização desse material em aplicações críticas dos setores aeroespacial, aeronáutico e automotivo. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | IEM - Instituto de Engenharia Mecânica | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Mecânica | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UNIFEI | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECÂNICA | pt_BR |