DSpace/Manakin Repository

Estudo da soldabilidade da liga de alumínio aeronáutica AA 7075-T6 por meio do processo GMAW com indução de vibração

Mostrar registro simples

dc.creator RIBEIRO, Diogo Aranha
dc.date.issued 2025-08-08
dc.identifier.citation RIBEIRO, Diogo Aranha. Estudo da soldabilidade da liga de alumínio aeronáutica AA 7075-T6 por meio do processo GMAW com indução de vibração. 2025. 159 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2025. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/4309
dc.description.abstract The high-strength aluminium alloy AA-7075-T6 is widely used in the aerospace, military, and automotive sectors owing to its excellent strength-to-weight ratio. However, fusion welding of this alloy presents major challenges, particularly its high susceptibility to hot cracking, secondary phase precipitation, and porosity formation. This study investigates the influence of mechanical vibration applied during the welding of AA-7075-T6 using the Gas Metal Arc Welding (GMAW) process with the Surface Tension Transfer (STT®) mode. Different welding parameters and vibration frequencies were assessed, with emphasis on porosity, microstructure, and hardness of the welded joints. The results demonstrated that vibration during welding promoted significant metallurgical and mechanical improvements, including modification of the morphology and reduction in the size of secondary phases in the fusion zone, a marked decrease in coarse particles in the heat-affected zone (HAZ), reduced loss of microhardness in the welded regions, microstructural refinement at the interface with the base material, and a narrowing of the HAZ. Moreover, a substantial reduction in porosity was observed, with the most effective performance achieved at a frequency of 183 Hz.It is concluded that the controlled application of mechanical vibration during the welding of AA-7075-T6 is a viable and promising technique, capable of improving the metallurgical quality and mechanical performance of welded joints, thereby broadening the potential applications of this alloy in critical aerospace, aeronautical, and automotive components. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Alumínio pt_BR
dc.subject AA 7075T6 pt_BR
dc.subject Soldagem pt_BR
dc.subject Vibração pt_BR
dc.subject Planejamento de experimento pt_BR
dc.title Estudo da soldabilidade da liga de alumínio aeronáutica AA 7075-T6 por meio do processo GMAW com indução de vibração pt_BR
dc.type Tese pt_BR
dc.date.available 2025-11-05
dc.date.available 2025-11-05T12:02:37Z
dc.date.accessioned 2025-11-05T12:02:37Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0880189255651781 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CORRÊA, Edmilson Otoni
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4218586914073507 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 CASTRO, Carlos Alberto Carvalho
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/4372457623246551 pt_BR
dc.description.resumo A liga de alumínio de alta resistência AA-7075-T6 é amplamente utilizada nos setores aeroespacial, militar e automotivo devido à sua elevada relação resistência/peso. Entretanto, a soldagem por processos de fusão apresenta desafios significativos, especialmente relacionados à elevada suscetibilidade à formação de trincas a quente, precipitação de fases secundárias e ocorrência de porosidade. Neste trabalho, investigou-se a influência da aplicação de vibração mecânica durante a soldagem da liga AA-7075-T6 pelo processo Gas Metal Arc Welding (GMAW), com transferência por tensão superficial Surface Tension Transfer (STT®). Foram avaliados diferentes parâmetros de soldagem e frequências de vibração, com ênfase na análise da porosidade, microestrutura e dureza das juntas soldadas. Os resultados demonstraram que a aplicação da vibração promoveu efeitos metalúrgicos e mecânicos significativos, destacando-se: modificação da morfologia e redução do tamanho das fases secundárias na zona fundida, diminuição expressiva de partículas grosseiras na zona termicamente afetada (ZTA), menor perda de microdureza nas regiões soldadas, refinamento microestrutural na interface com o material base e redução da largura da ZTA. Além disso, a vibração contribuiu para uma redução substancial da porosidade, com desempenho superior observado na frequência de 183 Hz. Conclui-se que a aplicação controlada de vibração mecânica durante a soldagem da liga AA-7075-T6 é uma técnica viável e promissora, capaz de melhorar a qualidade metalúrgica e o desempenho mecânico das juntas, ampliando as possibilidades de utilização desse material em aplicações críticas dos setores aeroespacial, aeronáutico e automotivo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IEM - Instituto de Engenharia Mecânica pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Mecânica pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECÂNICA pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples