DSpace/Manakin Repository

Procedimentos Pedagógicos Para O Processo Ensino Aprendizagem De Matemática No Ensino Médio: Intervenção Pela Realidade Aumentada.

Mostrar registro simples

dc.creator OLIVEIRA, Paulo Sergio de
dc.date.issued 2016-02-29
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Paulo Sergio de. Procedimentos Pedagógicos Para O Processo Ensino Aprendizagem De Matemática No Ensino Médio: Intervenção Pela Realidade Aumentada. 2016. 175 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/436
dc.description.abstract O objetivo desta pesquisa é efetuar um estudo comparativo da aprendizagem de matemática considerando a postura do aluno em relação ao ambiente tecnológico. Será analisada uma situação na qual o aluno usa aplicações profissionais (Aprender-Usando) e outra na qual o aluno participa do desenvolvimento da aplicação (Aprender-Fazendo). Para isso foi ministrado um minicurso onde o aluno conheceu uma ferramenta de autoria (Flaras) que lhe permitiu desenvolver aplicações com Realidade Aumentada – RA, no mesmo tema. Para efeitos da análise comparativa, a classe mista participante formada por alunos do Ensino Médio de escolas públicas, foi dividida em duas turmas T₁ e T₂, e trabalharam em sequências invertidas, ou seja, uma Fazendo-Usando e outra Usando-Fazendo. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com uso de questionários, testes e observações para análise comparativa. No início, foram aplicados: um questionário para verificar o perfil tecnológico do estudante e um teste para aferição do conhecimento dos alunos sobre o tema a ser abordado. No final, do minicurso foi aplicado novo teste para verificar o grau de aprendizagem específica (usando ou fazendo) e também aferir a aprendizagem global do tema. Um questionário também foi usado ao final para fazer um levantamento de informações referentes à facilidade de aprendizagem, satisfação do aluno, adequação das ferramentas utilizadas, etc. Após análise dos dados coletados, foi possível avaliar os resultados e estabelecer as recomendações voltadas para o uso da Realidade Aumentada no Ensino de Matemática. Os resultados dos estudos apontaram para a pertinência dessa prática pedagógica diferenciada permitindo sua parceria entre tecnologia e matemática, desvencilhando a aprendizagem do espaço da sala de aula, e sinalizaram também a importância e a emergência de investimentos na formação tecnológica docente. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Procedimentos Pedagógicos Para O Processo Ensino Aprendizagem De Matemática No Ensino Médio: Intervenção Pela Realidade Aumentada. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 175 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Realidade Aumentada pt_BR
dc.keywords.portuguese Flaras pt_BR
dc.keywords.portuguese Recurso Educacional pt_BR
dc.keywords.portuguese Recurso Digital pt_BR
dc.keywords.portuguese Jogos Interativos pt_BR
dc.keywords.portuguese Colearn pt_BR
dc.keywords.portuguese CSCL pt_BR
dc.keywords.portuguese Aprendizagem Colaborativa pt_BR
dc.keywords.portuguese Ensino de Matemática pt_BR
dc.keywords.english Augmented Reality pt_BR
dc.keywords.english Educational Resource pt_BR
dc.keywords.english Digital Feature pt_BR
dc.keywords.english Interactive Games pt_BR
dc.keywords.english Collaborative Learning pt_BR
dc.keywords.english Teaching of Mathematics pt_BR
dc.orientador.principal KIRNER, Cláudio
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Ensino de Ciências – Mestrado Profissional pt_BR
dc.pg.area Ensino de Ciências pt_BR
dc.date.available 2016-04-19T12:49:45Z
dc.date.accessioned 2016-04-19T12:49:45Z
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples