dc.creator |
OLIVEIRA, Paulo Sergio de |
|
dc.date.issued |
2016-02-29 |
|
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Paulo Sergio de. Procedimentos Pedagógicos Para O Processo Ensino Aprendizagem De Matemática No Ensino Médio: Intervenção Pela Realidade Aumentada. 2016. 175 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/436 |
|
dc.description.abstract |
O objetivo desta pesquisa é efetuar um estudo comparativo da aprendizagem de matemática considerando a postura do aluno em relação ao ambiente tecnológico. Será analisada uma situação na qual o aluno usa aplicações profissionais (Aprender-Usando) e outra na qual o aluno participa do desenvolvimento da aplicação (Aprender-Fazendo). Para isso foi ministrado um minicurso onde o aluno conheceu uma ferramenta de autoria (Flaras) que lhe permitiu desenvolver aplicações com Realidade Aumentada – RA, no mesmo tema. Para efeitos da análise comparativa, a classe mista participante formada por alunos do Ensino Médio de escolas públicas, foi dividida em duas turmas T₁ e T₂, e trabalharam em sequências invertidas, ou seja, uma Fazendo-Usando e outra Usando-Fazendo. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, com uso de questionários, testes e observações para análise comparativa. No início, foram aplicados: um questionário para verificar o perfil tecnológico do estudante e um teste para aferição do conhecimento dos alunos sobre o tema a ser abordado. No final, do minicurso foi aplicado novo teste para verificar o grau de aprendizagem específica (usando ou fazendo) e também aferir a aprendizagem global do tema. Um questionário também foi usado ao final para fazer um levantamento de informações referentes à facilidade de aprendizagem, satisfação do aluno, adequação das ferramentas utilizadas, etc. Após análise dos dados coletados, foi possível avaliar os resultados e estabelecer as recomendações voltadas para o uso da Realidade Aumentada no Ensino de Matemática. Os resultados dos estudos apontaram para a pertinência dessa prática pedagógica diferenciada permitindo sua parceria entre tecnologia e matemática, desvencilhando a aprendizagem do espaço da sala de aula, e sinalizaram também a importância e a emergência de investimentos na formação tecnológica docente. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
Procedimentos Pedagógicos Para O Processo Ensino Aprendizagem De Matemática No Ensino Médio: Intervenção Pela Realidade Aumentada. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
175 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Realidade Aumentada |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Flaras |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Recurso Educacional |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Recurso Digital |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Jogos Interativos |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Colearn |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
CSCL |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Aprendizagem Colaborativa |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Ensino de Matemática |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Augmented Reality |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Educational Resource |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Digital Feature |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Interactive Games |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Collaborative Learning |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Teaching of Mathematics |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
KIRNER, Cláudio |
|
dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Ensino de Ciências – Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.pg.area |
Ensino de Ciências |
pt_BR |
dc.date.available |
2016-04-19T12:49:45Z |
|
dc.date.accessioned |
2016-04-19T12:49:45Z |
|
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
|
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
|