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Proposta de uma Plataforma Robótica para o Ensino de Cinemática.

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dc.creator HONORATO, Wagner de Almeida Moreira
dc.date.issued 2016-02-25
dc.identifier.citation HONORATO, Wagner de Almeida Moreira. Proposta de uma Plataforma Robótica para o Ensino de Cinemática. 2016. 144 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/451
dc.description.abstract O ensino de Física, praticado na maioria de nossas escolas, é normalmente descrito pelas pesquisas como sendo desinteressante, extremamente idealizado, sem contextualização, muito abstrato, em que os alunos assumem uma posição passiva diante do processo de aprendizagem. Muitos trabalhos de pesquisa têm destacado a importância da experimentação no Ensino de Física como um instrumento importante, não apenas para a aprendizagem de conceitos como também para desencadear motivação nos estudantes, além de discutir a natureza da Ciência e do fazer científico, dando maior protagonismo aos alunos no processo de construção do conhecimento e, também, contribuindo para o desenvolvimento de um cidadão consciente da realidade em que vive, sendo capaz de participar dela, tomando decisões socialmente responsáveis. Atualmente, a modernidade traz uma realidade cada vez mais modificada e transformada pelo desenvolvimento científico e tecnológico, de tal forma que grande parte das interações que mantemos e muitas soluções para os problemas do cotidiano têm sido midiatizadas. Contudo, em sala de aula, o uso desses recursos não ocorre ou é pouco explorado. Não se trata de utilizar tais ferramentas apenas por conta de um modismo pedagógico ou como ferramenta apenas para dinamizar as estratégias pedagógicas, mas, fundamentalmente, de trazer para o cotidiano do ensino e do processo de aprendizagem uma realidade que está no dia a dia dos alunos. Permitir que o estudante apreenda a realidade em que vive é tarefa importante da educação, pois ao contrário estaremos relegando os estudantes a uma vivência alienada diante das inovações tecnológicas de nosso tempo. A robótica, por exemplo, é uma área da tecnologia que engloba a eletrônica, a mecânica e a computação, que vem sendo cada vez mais explorada em nossa sociedade: está presente em situações que envolvem desde explorações espaciais, até no funcionamento de um automóvel ou de uma máquina de lavar louças. O presente trabalho tem por objetivo desenvolver e aplicar uma plataforma robótica de baixo custo para o ensino de cinemática. Nossa intenção é possibilitar o desenvolvimento de atividades experimentais utilizando para isso os recursos mais modernos das Novas Tecnologias de informação e comunicação. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Proposta de uma Plataforma Robótica para o Ensino de Cinemática. pt_BR
dcterms.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 144 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Ensino de Ciências pt_BR
dc.keywords.portuguese Ensino de Física pt_BR
dc.keywords.portuguese Robótica educacional pt_BR
dc.keywords.english Science Education pt_BR
dc.keywords.english Physical education pt_BR
dc.keywords.english Educational Robotics pt_BR
dc.orientador.principal MONTEIRO, Marco Aurélio Alvarenga
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Ensino de Ciências – Mestrado Profissional pt_BR
dc.date.available 2016-05-05T17:18:33Z
dc.date.accessioned 2016-05-05T17:18:33Z
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências


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