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Metodologia de Projeto Aerodinâmico de Rotores Axiais e Otimização da Pá com base nos Efeitos de Sweep e Dihedral.

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dc.creator OLIVEIRA, Antonio Augusto Coli de
dc.date.issued 2014-05-09
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Antonio Augusto Coli de. Metodologia de Projeto Aerodinâmico de Rotores Axiais e Otimização da Pá com base nos Efeitos de Sweep e Dihedral. 2014. 111 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/454
dc.description.abstract Este trabalho apresenta uma metodologia para o projeto aerodinâmico de rotores de bombas axiais, com base em valores iniciais de funcionamento estabelecidos. Essa metodologia propõe uma modificação na região próxima à ponta da pá, visando minimizar os efeitos causados pelo espaçamento entre a ponta da pá e a carcaça (folga de topo) no escoamento em rotores axiais. O escoamento em turbomáquinas axiais é bastante complexo, principalmente na região da folga de topo. Essa folga deve ser minimizada ao máximo, mas seu limite depende das tecnologias de fabricação e de montagem tanto do rotor como da carcaça. Para uma determinada folga de topo, existem algumas maneiras de minimizar os efeitos causados pela folga de topo. Uma delas é o deslocamento dos perfis da pá na região próxima à ponta da pá. Esses deslocamentos são conhecidos como sweep e dihedral. Um rotor axial de bomba foi projetado e foi fixada uma determinada folga de topo. Esse rotor convencional foi então modificado e aplicado o sweep e dihedral na região próxima à ponta da pá. Por meio de técnicas de dinâmica dos fluidos computacional (DFC), a busca pelo valor ótimo do rendimento foi feita através do otimizador CRSA (Controlled Random Search Algorithm), com plataforma Fortran, que gerencia o sistema de geração de malhas com o software de simulação numérica, FLUENT®. Com base nos valores ótimos encontrados foi realizada uma restrição do intervalo de variação do sweep e dihedral, visando obter um valor ótimo mais preciso. De posse do melhor valor ótimo encontrado, isto é, o maior rendimento, foi feito a comparação com o projeto inicial (rotor convencional), para uma faixa de vazões. Foi constatado um ganho real em toda a faixa analisada, mostrando a eficácia da aplicação do sweep e dihedral. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Metodologia de Projeto Aerodinâmico de Rotores Axiais e Otimização da Pá com base nos Efeitos de Sweep e Dihedral. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 111 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Bomba Axial pt_BR
dc.keywords.portuguese Rotor Axial pt_BR
dc.keywords.portuguese Projeto Aerodinâmico pt_BR
dc.keywords.portuguese Sweep pt_BR
dc.keywords.portuguese Dihedral pt_BR
dc.keywords.portuguese Otimização pt_BR
dc.keywords.portuguese CRSA pt_BR
dc.keywords.portuguese CFD pt_BR
dc.keywords.english Axial Flow Pump pt_BR
dc.keywords.english Axial Flow Rotor pt_BR
dc.keywords.english Aerodynamic Design pt_BR
dc.keywords.english Optimization pt_BR
dc.orientador.principal CAMACHO, Ramiro Gustavo Ramirez
dc.orientador.coorientador OLIVEIRA, Waldir de
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Engenharia Mecânica pt_BR
dc.pg.area Dinâmica dos Fluidos e Máquinas de Fluxo pt_BR
dc.date.available 2016-05-06T17:44:15Z
dc.date.accessioned 2016-05-06T17:44:15Z
dc.publisher.department IEM - Instituto de Engenharia Mecânica
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica


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