dc.creator |
OLIVEIRA, Antonio Augusto Coli de |
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dc.date.issued |
2014-05-09 |
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dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Antonio Augusto Coli de. Metodologia de Projeto Aerodinâmico de Rotores Axiais e Otimização da Pá com base nos Efeitos de Sweep e Dihedral. 2014. 111 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/454 |
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dc.description.abstract |
Este trabalho apresenta uma metodologia para o projeto aerodinâmico de rotores de bombas axiais, com base em valores iniciais de funcionamento estabelecidos. Essa metodologia propõe uma modificação na região próxima à ponta da pá, visando minimizar os efeitos causados pelo espaçamento entre a ponta da pá e a carcaça (folga de topo) no
escoamento em rotores axiais. O escoamento em turbomáquinas axiais é bastante complexo, principalmente na região da folga de topo. Essa folga deve ser minimizada ao máximo, mas seu limite depende das tecnologias de fabricação e de montagem tanto do rotor como da carcaça. Para uma determinada folga de topo, existem algumas maneiras de minimizar os efeitos causados pela folga de topo. Uma delas é o deslocamento dos perfis da pá na região próxima à ponta da pá. Esses deslocamentos são conhecidos como sweep e dihedral. Um rotor axial de bomba foi projetado e foi fixada uma determinada folga de topo. Esse rotor convencional foi então modificado e aplicado o sweep e dihedral na região próxima à ponta da pá. Por meio de técnicas de dinâmica dos fluidos computacional (DFC), a busca pelo valor ótimo do rendimento foi feita através do otimizador CRSA (Controlled Random Search Algorithm), com plataforma Fortran, que gerencia o sistema de geração de malhas com o software de simulação numérica, FLUENT®. Com base nos valores ótimos encontrados foi realizada uma restrição do intervalo de variação do sweep e dihedral, visando obter um valor ótimo mais preciso. De posse do melhor valor ótimo encontrado, isto é, o maior rendimento, foi feito a comparação com o projeto inicial (rotor convencional), para uma faixa de vazões. Foi constatado um ganho real em toda a faixa analisada, mostrando a eficácia da aplicação do sweep e dihedral. |
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dc.language.iso |
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dc.title |
Metodologia de Projeto Aerodinâmico de Rotores Axiais e Otimização da Pá com base nos Efeitos de Sweep e Dihedral. |
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dc.type |
Dissertação |
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dc.place |
Itajubá |
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dc.pages |
111 p. |
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dc.keywords.portuguese |
Bomba Axial |
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dc.keywords.portuguese |
Rotor Axial |
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dc.keywords.portuguese |
Projeto Aerodinâmico |
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dc.keywords.portuguese |
Sweep |
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dc.keywords.portuguese |
Dihedral |
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dc.keywords.portuguese |
Otimização |
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dc.keywords.portuguese |
CRSA |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
CFD |
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dc.keywords.english |
Axial Flow Pump |
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dc.keywords.english |
Axial Flow Rotor |
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dc.keywords.english |
Aerodynamic Design |
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dc.keywords.english |
Optimization |
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dc.orientador.principal |
CAMACHO, Ramiro Gustavo Ramirez |
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dc.orientador.coorientador |
OLIVEIRA, Waldir de |
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dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
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dc.pg.programa |
Engenharia Mecânica |
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dc.pg.area |
Dinâmica dos Fluidos e Máquinas de Fluxo |
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dc.date.available |
2016-05-06T17:44:15Z |
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dc.date.accessioned |
2016-05-06T17:44:15Z |
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dc.publisher.department |
IEM - Instituto de Engenharia Mecânica |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica |
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