DSpace/Manakin Repository

Desenvolvimento de Aplicações com Hipermídia Online e Realidade Aumentada no Ensino de Genética.

Mostrar registro simples

dc.creator FONSECA, Alex Moreira
dc.date.issued 2014-05-29
dc.identifier.citation FONSECA, Alex Moreira. Desenvolvimento de Aplicações com Hipermídia Online e Realidade Aumentada no Ensino de Genética. 2014. 78 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/459
dc.description.abstract A literatura, no âmbito da biologia, mostra que o conhecimento evolui de forma mais dinâmica que nossas técnicas de ensino. É necessário discutir, em educação novas mídias e tecnologias juntamente às ideias clássicas para proporcionar ao aluno uma aprendizagem completa. O ensino de genética vem enfrentando dificuldades pela falta de laboratório específico na maior parte das escolas públicas e por ser considerado complexo pelos alunos. Este trabalho busca demonstrar as potencialidades do uso de mídias interativas on-line e realidade aumentada para o ensino de genética no ensino médio. Para isso foi desenvolvida uma aplicação de interatividade para os alunos por meio do Framework RE-MIIO (Mídia Interativa Integrada Online com Realidade Aumentada) que utiliza a tecnologia HTML (HyperText Markup Language) e pode ser acessado de qualquer lugar, e a ferramenta Flaras para construção de recursos com realidade aumenta, o ambiente consiste em uma página web com hiperlinks e elementos visuais de genética, onde cada elemento aponta para uma caixa, na qual o aluno pode interagir por meio do mouse com recursos multimídia: um texto base do assunto, um vídeo explicativo, uma representação em 3D do elemento, uma narração com comentários do professor, um jogo em Realidade aumentada, para fixar os conceitos aprendidos e uma página Web. Para interação com a realidade aumentada o aluno aponta um marcador impresso em papel para a webcam e visualiza no monitor os elementos virtuais projetados no ambiente real. O projeto foi realizado com alunos do 2º ano do Ensino Médio do Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ, com auxílio da professora de Biologia. Um projeto piloto foi realizado e contou com a participação de 15 alunos e posteriormente, o experimento final foi aplicado a 66 alunos de 4 turmas, que utilizaram a aplicação, durante as aulas de biologia e responderam a um questionário que avaliou de forma qualitativa a interação com a aplicação, a motivação para a realização das tarefas propostas e a compreensão do tema genética. Foi possível identificar que a aplicação serviu para melhorar o desempenho dos estudantes e a sua motivação. Os resultados obtidos demonstram que os alunos aprovaram a utilização do recurso na disciplina, visto que facilita a visualização dos fenômenos biológicos e a abstração dos conceitos. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Desenvolvimento de Aplicações com Hipermídia Online e Realidade Aumentada no Ensino de Genética. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 78 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Genética pt_BR
dc.keywords.portuguese Mídia Interativa Integrada Online - MIIO pt_BR
dc.keywords.portuguese Realidade Aumentada pt_BR
dc.keywords.portuguese Motivação pt_BR
dc.keywords.portuguese Hiperlinks pt_BR
dc.keywords.portuguese Tecnologia de Informação e Comunicação - TIC pt_BR
dc.keywords.english Genetics pt_BR
dc.keywords.english Interactive Media Integrated Online pt_BR
dc.keywords.english Augmented Reality pt_BR
dc.keywords.english Motivation pt_BR
dc.keywords.english Hyperlinks pt_BR
dc.keywords.english Information and Communication Technology - ICT pt_BR
dc.orientador.principal KIRNER, Cláudio
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Ensino de Ciências – Mestrado Profissional pt_BR
dc.pg.area Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Ciências pt_BR
dc.date.available 2016-05-10T12:35:11Z
dc.date.accessioned 2016-05-10T12:35:11Z
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples